Brasil 0-0 México: O nulo das oportunidades

cabeçalho mundial'2014

Clique aqui para ver o resumo.
Clique aqui para as estatísticas.

O RESCALDO

Depois dos dois primeiros jogos do Mundial, que colocaram em causa a arbitragem da competição, eis que se voltou a apitar para que a bola rolasse no grupo A. Os vencedores da primeira jornada encontraram-se, sem grandes surpresas na abordagem do jogo. À excepção da saída de Hulk e da entrada de Ramires, os sistemas de ambas as formações foram os expectáveis.

Na primeira parte, o nulo justificou-se. Apesar de terem existido oportunidades de parte a parte, não houve verdadeiramente um desequilíbrio que forçasse o marcador a ser outro a meio do jogo. Óscar, numa fase inicial, e Neymar, também de uma forma ocasional, indiciaram querer pegar no jogo, mas a explosão do jogo não se deu e os golos não apareceram. É de assinalar a oposição de Ochoa ao remate de Neymar quando se jogava o minuto 26. A defesa do mexicano ao remate do número 10 é uma das melhores deste Mundial. O Brasil conseguiu uma melhor gestão com bola, em tempo e qualidade; o México apostou mais na longa distância. Destaque ainda para a organização defensiva da turma mexicana e para a capacidade de anular as transições e investidas canarinhas.

 

Ochoa foi a grande figura do encontro Fonte: Fifa
Ochoa foi a grande figura do encontro
Fonte: Getty Images

Ao intervalo, Scolari mexeu na equipa. Apostando na velocidade, retirou Ramires e lançou o jovem Bernard. Mantendo uma coesão táctica assinalável, o México mostrou-se ainda assim ousado e investiu no sentido da baliza brasileira. Um Brasil sem grande personalidade permitiu uma ascensão mexicana, que continuava a apostar na longa distância. Guardado, Vázquez, Dos Santos e Herrera apontaram a mira à baliza de Júlio César, que aguentou o nulo. Numa fase em que o México apresentava mais perigo, Scolari refrescou o ataque e substituiu Fred por Jô, e a verdade é que este foi um ponto de inflexão do jogo. Não propriamente em termos de sistema (foi a chamada “troca por troca”), mas eu termos anímicos. O Brasil começou a acreditar mais, a jogar com mais confiança, a conseguir conquistar mais espaço no contra-ataque e a tendência do jogo alterou-se. O treinador mexicano, Miguel Herrera, respondeu lançando Chicharito e retirando Peralta do jogo. Ambos os treinadores ainda voltaram a mexer: no Brasil, entrou Willian por Óscar; no México, Fábian compensou Herrera e Dos Santos cedeu lugar a Jiménez.

No entanto, o clímax do jogo estava guardado para os minutos finais. Com o jogo mais aberto e sem a concentração de toda a partida, ambas as selecções esgotaram os últimos cartuchos. Valeram Ochoa e Júlio César, numa verdadeira apoteose futebolística. O empate sem golos esconde as oportunidades e a vontade das duas formações de se isolarem no grupo A. O México tem possibilidade de chegar aos oitavos-de-final pelo futebol e pela vontade que apresenta, no entanto, considerando a ameaça que é a Croácia (à data, com menos um jogo), podemos afirmar que o Brasil tem esse caminho mais facilitado. As contas estão longe de estar fechadas no grupo do anfitrião da festa do futebol.

A Figura:

Ochoa – o guarda-redes mexicano fez milagres neste jogo. É essencialmente dele a responsabilidade de o México ter saído da partida com um ponto.

O Fora-de-Jogo:

Ramires – não conseguiu aproveitar a titularidade e saiu ao intervalo. Teve pouco tempo e não conseguiu influenciar como seria de esperar.

Alberto Conceição
Alberto Conceiçãohttp://www.bolanarede.pt/
O Alberto adora viajar, escrever e comer. Gosta imenso de desporto, de música e da sétima arte. No entanto, não tem dúvidas de que o Benfica é o seu grande amor. Adepto fervoroso e quase cego do glorioso, o Alberto não dorme, não come e não fala até que o árbitro dê o apito final. O amor é isto.                                                                                                                                                 O Alberto não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Flávio Gonçalves renova como Sporting até 2030

Flávio Gonçalves continua ligado ao Sporting para os próximos cinco anos. Jogador integra equipa B dos leões.

Palmeira rejeita proposta de 25 milhões de euros do Benfica por Richard Ríos

O Palmeiras recusou a proposta apresentada pelo Benfica por Richard Ríos. Águias colocaram 25 milhões de euros em cima da mesa.

AS Roma está noutra frente além de Richard Ríos: avança com 22 milhões de euros por médio marroquino

A AS Roma vai fazer uma proposta por Neil El Aynaoui. O clube italiano está interessado no médio marroquino do Lens.

Mark Travers deixa o Bournemouth em definitivo e assina pelo Everton

O Everton oficializou a contratação de Mark Travers. Guarda-redes deixa o Bournemouth em definitivo e muda-se para Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Granit Xhaka tem acordo para rumar à Arábia Saudita mas há interesse de última hora de um clube da Premier League

O futuro de Granit Xhaka está a dar que falar nas últimas horas. O médio suíço tinha acordo verbal com o Neom, mas o Sunderland está também de olho na sua contratação.

Weverson Costa despede-se do Arouca: «Que lugar incrível»

Weverson Costa confirmou a saída do Arouca. Lateral esquerdo brasileiro terminou contrato e está de malas feitas.

Manchester United encaixa 24 milhões de euros com 4 negócios e Benfica está envolvido

O Manchester United ganha 24 milhões de euros com quatro negócios. Jadon Sancho, Álvaro Carreras, Elanga e Oyedele.