emdiretodacopa

Chegado a Salvador da Bahia, cidade bem maior do que eu pensava e com um trânsito de cortar a respiração em hora de ponta, fui quase directo fazer um pequeno reconhecimento ao Arena Fonte Nova, estádio que acolhe hoje um Suiça-França que pode ditar já mais uma equipa apurada para os oitavos-de-final da Copa. É um palco fantástico, plantado no meio da cidade (fica próximo do famoso centro histórico de Pelourinho), e que é rodeado por favelas e casas tradicionais que lhe dão um aspecto urbano absolutamente irresistível. Por dentro, como se pode perceber na televisão e como puderam confirmar os portugueses que lá foram ver o jogo com a Alemanha, é imponente e tem as bancadas quase caídas sobre o relvado.

Ao mesmo tempo, jogava-se o Uruguai-Inglaterra e Suárez voltava a mostrar porque é que é um dos mais badalados craques da actualidade. Dois grandes golos frente a uma Inglaterra que está praticamente fora da competição e uma performance que pede à equipa que o acompanhe nesta luta renhida pelo acesso à fase seguinte. Nessa, já se encontra o Chile, talvez a grande sensação da prova até ao momento e a selecção de quem tenho visto mais adeptos espalhados pela rua (à excepção dos dias de jogo). De facto, e também à custa de ter derrotado uma Espanha que já todos pareciam fartos de ver ganhar, este Chile está na moda por cá e entre as equipas outsider só mesmo a Colômbia lhe faz frente como 2ª selecção preferida dos brasileiros. E ontem até houve golo do nosso Quintero!

Termino com a referência a uma notícia que acabo de ver: os tumultos em São Paulo, às portas do estádio local. Este tipo de acontecimentos pode dar uma ideia errada sobre a forma como o Mundial está a ser vivido pelos brasileiros. Ao contrário daquilo que vemos neste tipo de imagens, que acontecem sempre na mesma cidade (é um assunto estritamente político, motivado por uma facção extremista de São Paulo que se aproveita da Copa para atingir outros fins), o Brasil está de braços abertos para a competição. Totalmente. Nunca se esqueçam disso quando recordarem esta edição da maior prova do Mundo.

Deixo-vos ainda com uma imagem do Arena Fonte Nova (no cabeçalho), visto de cá de baixo do relvado. É lindo, não é?

Obrigado e um abraço,
João Cunha

João Cunha
João Cunha
Está no Brasil a acompanhar o Mundial'2014 e escreve o diário "Em Direto da Copa" para o Bola na Rede.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.