Espanha 1-1 Rússia (3-4 G.P.): Pacto de não agressão acabou nos penáltis

Há cerca de três quartos de século, a Rússia fez um pacto de não agressão com a Alemanha Nazi; hoje parecia tê-lo feito com a Espanha. E este acordo foi celebrado com a chegada do prolongamento. Por um lado, foi uma maneira de os treinadores de ambas as equipas porem em prática a nova norma introduzida pela FIFA, que permite uma substituição extra nos 30 minutos de jogo adicionais. Aleksandr Erokhin tornou-se no primeiro quarto substituto da história do Mundial, quando entrou para o lugar de Daler Kuzyayev.

E foi o quarto substituto da Espanha, Rodrigo Moreno (ex-Benfica), que esteve mais próximo do golo neste prolongamento, após obrigar Akinfeev a uma defesa apertada, a 10 minutos do fim. Antes dos penáltis – que pareciam inevitáveis desde os 75 minutos de jogo – ainda houve tempo para um lance polémico na grande área russa, com o VAR a decidir que não houvera qualquer falta sobre Ramos ou Gerard Piqué, que reclamavam uma grande penalidade.

Sergio Ramos foi incansável no apoio à equipa
Fonte: Selección Española de Fútbol

A chuva aumentava e as tensões também: estávamos perante a primeira decisão por grandes penalidades deste Mundial. Agora, a Espanha já não podia manter a posse de bola e a Rússia já não se podia fechar lá atrás a ver La Roja jogar. O pacto de não agressão teria que acabar.

Nos penáltis, foi assim: Iniesta marcou; Smolov marcou; Piqué marcou; Ignascevich marcou; Koke falhou; Golovin marcou; Ramos marcou; Cheryshev marcou; Iago Aspas falhou. Por esta ordem.  E a ordem que foi dada aos espanhóis foi a de saída. Duas defesas de Akinfeev chegaram para eliminar a outra metade da Península Ibérica.

Tal como acontecera nos tempos de Hitler, acabou por ser a Rússia a sair por cima após o fim de um pacto de não agressão. Os anfitriões chegam a uns históricos quartos de final do Mundial, enquanto os espanhóis sairão, certamente, desiludidos, depois de tanta promessa inicial.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting pergunta por extremo que joga na Bélgica

O Sporting demonstra interesse em Nilson Angulo. Leões perguntaram ao Anderlecht pelo extremo do Equador.

Pepê assume que não vem de uma «boa época» e diz: «Renovar é algo que me motiva mais»

Pepê renovou contrato com o FC Porto. Extremo brasileiro deu uma entrevista, onde falou sobre vários temas da sua realidade.

Valencia soma os primeiros 3 pontos na La Liga 25/26: Eis os resultados do dia

O Valencia venceu esta sexta-feira o Getafe por 3-0 na terceira jornada da La Liga. Primeiro triunfo para os valencianos.

Moreirense travado após 3 vitórias em 3 jogos na Primeira Liga

O Gil Vicente venceu esta sexta-feira o Moreirense por 2-0 na quarta jornada da Primeira Liga. Vasco Botelho da Costa travado.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica pergunta por extremo da Noruega: Jovem interessado

O Benfica continua no mercado à procura de opções ofensivas. Tobias Gulliksen (Djurgarden) está na lista das águias.

Arsenal garante defesa por 52 milhões de euros e abre caminho para Jakub Kiwior rumar ao FC Porto

O Arsenal garantiu a contratação de Piero Hincapié. O defesa equatoriano vai deixar o Bayer Leverkusen por 52 milhões de euros.

Nápoles garante regresso por empréstimo e acerta Rasmus Hojlund: falta o aval do avançado do Manchester United

O Nápoles está a reforçar o plantel no fecho do mercado de transferências. Elif Elmas está garantido e Rasmus Hojlund está cada vez mais perto