📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Itália 0-1 Costa Rica: Um hino ao futebol

- Advertisement -

logo mundial bnr

Clique aqui para ver os golos.
Clique aqui para ver as estatísticas.

O RESCALDO

Um jogo, três nações. Costa Rica e Itália defrontavam-se na tarde desta sexta-feira na Arena Pernambuco, no Recife, mas eram três as nações a discutir o resultado. Atrás do ecrã, a Inglaterra torcia pelo triunfo da equipa que na ronda inaugural lhe havia custado os primeiros três pontos.

Era o grupo da morte: das quatro selecções, três constam na lista de vencedoras do Campeonato do Mundo de Futebol. A squadra azurra (campeã em quatro ocasiões) tinha pela frente a modesta Costa Rica, a fazer a sua quarta aparição na prova, e a surpresa na jornada inaugural alertara os italianos, mas nem por isso o conjunto Cesare Prandelli chegou preparado ao jogo.

Baseada numa estratégia de passes longos entre Pirlo, o construtor, e Balotelli, o goleador, a Itália sofria consigo própria: o médio da Juventus pouco ou nenhum espaço livre tinha, pelo que as ocasiões não surgiam. Foi apenas à meia hora de jogo que nasceu o primeiro lance de perigo iminente, precisamente pelos dois suspeitos habituais, e minutos depois repetiu-se. A partir daí, tocou-se um hino ao futebol.

A partitura eloquente começou a ser construída pela Costa Rica, de nome e táctica, que não perdia tempo para chegar à frente. Foi assim que Bryan Ruiz chegou ao golo, foi assim que o resultado se manteve. E se mudasse seria para aumentar, dado que a selecção da Américas Central beneficiava, ao contrário dos italianos, de todo o seu plantel para encantar os mais de 40.000 espectadores presentes.

Bryan Ruiz, o herói costa-riquenho Fonte: Getty Images
Bryan Ruiz, o herói costa-riquenho
Fonte: Getty Images

O maestro, é certo, estava do outro lado, mas ‘preso’ numa autêntica teia entrosada pelos oponentes. Na Costa Rica não houve um só solo merecedor de destaque: foi sim a orquestra toda quem compôs na perfeição a melodia da vitória, o hino ao futebol. Hoje, La Sele fez história.

Feitas as contas, a Inglaterra junta-se à Espanha nos ‘grandes’ do futebol mundial a dizerem adeus ao Campeonato do Mundo ao fim de apenas duas jornadas, enquanto a Costa Rica passa aos oitavos-de-final e deixa as restantes decisões do grupo para o agora ainda mais entusiasmante Itália vs Uruguai.

A Figura:

Costa-Rica –  Não há outra opção. O colectivo foi a palavra-chave para o sucesso e tão precoce apuramento da Costa Rica para os oitavos-de-final, sobrevivendo assim àquele que era indiscutivelmente considerado o Grupo da morte para, ao cabo de apenas dois jogos, avançar para a fase seguinte. É este o segredo do sucesso numa prova internacional e Jorge Luís Pinto soube transmiti-lo aos seus jogadores.

O Fora-de-jogo:

Dependência italiana de Pirlo e Balotelli – Aos pares não se passa um jogo. Costa Rica e Itália são equipas bem distintas e foi naquilo em que a Costa Rica acertou a 100% que a Itália falhou redondamente: não houve colectivo. A squadra azurra baseou-se em demasia na criatividade (bloqueada) de Pirlo e na potência (omitida) de Balotelli para chegar ao triunfo. Esbarrou numa autêntica teia dinâmica formada por 4,3 milhões de corações.

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

Fredrik Aursnes lamenta derrota do Benfica com o Bayer Leverkusen: «Faltou algo mais ali»

Fredrik Aursnes lamentou o desaire do Benfica em casa frente ao Bayer Leverkusen por 1-0, no quarto jogo da fase de liga da Champions League.

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

PUB

Mais Artigos Populares

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto

Leonardo Lelo reage aos elogios de Roberto Martínez: «É sempre um motivo de orgulho»

Leonardo Lelo fez a antevisão do jogo com o Genk para a Europa League. O defesa falou ainda sobre as palavras de Roberto Martínez.

Adidas revela novos equipamentos para o Mundial de 2026

A Adidas apresentou os novos equipamentos de 22 seleções nacionais que patrocina. Estas camisolas serão utilizadas no Mundial 2026 para as seleções que garantirem a qualificação.