Revista do Mundial 2018 – Polónia

O Treinador

Fonte: PZPN

Adam Nawalka, de 60 anos, está à frente dos destinos da seleção da Polónia desde finais de 2013 (tendo disputado o primeiro jogo apenas em janeiro de 2014), depois de ter deixado o comando técnico do Górnik Zabrze. Sucedeu a Waldemar Fornalik que havia falhado o acesso ao Mundial de 2014.

Como treinador, orientou ainda mais três clubes: Jagiellonia Bialystok, Wisla Kraków e Katowice. Como jogador, só conheceu as cores do Wisla Kraków, numa carreira que terminou muito cedo por lesão, e marcou presença no Mundial de 1978, ao serviço da ‘sua’ Polónia.

Reconhecido por ter uma personalidade forte e uma capacidade de trabalho fora do normal, Nawalka é amante do futebol italiano e duro na disciplina tática. Contudo, não é louco ao ponto de castrar a criatividade ofensiva do seu 4x2x3x1. Quase cinco anos de trabalho neste projeto fazem esta armada polaca cada vez mais robusta.

Nawalka entrou com o objetivo de se qualificar para o Euro 2016. Cumpriu, e chegou aos ‘quartos’. Agora, apurou-se para a Rússia de forma destacada. É sem dúvida uma equipa que pode bater o pé a qualquer uma!

Rúben Tavares
Rúben Tavareshttp://www.bolanarede.pt
O futebol foi a primeira paixão da infância, no seu estado mais selvagem e pueril. Paixão desnuda. Hoje não deixou de ser paixão, mas é mais madura, aliada a outras paixões de outras idades: a literatura, as ciências sociais, as ciências humanas.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.