A ‘Maldição Peseiro’ e o grito de revolta de Haller

- Advertisement -

Quis o destino que a final de uma das mais imprevisíveis competições de futebol dos últimos tempos fosse também ela um autêntico guião de Hollywood. Longe de ter sido sempre bem jogado, o último duelo do Campeonato Africano das Nações não se conteve no seu caráter dramático. Les Éléphants até começaram a perder, mas acabaram por dar a volta ao resultado graças aos golos de Frank Kessié e Sébastien Haller. Troost-Ekong apontou o golo da Nigéria. Esta é a terceira vez que a Costa do Marfim vence a CAN. A última havia sido em 2015.

Mas permitam-me recuar um pouco atrás no tempo, até porque o tal guião de Hollywood começou a ser escrito antes sequer de Costa do Marfim e Guiné-Bissau terem disputado, no dia 13 de janeiro, o primeiro jogo da prova.

A meados de novembro do ano passado, Nse Essien, membro do comité executivo da federação da Nigéria, a respeito do mau início da seleção nigeriana na caminhada rumo ao Mundial 2026, veio a público esclarecer que caso houvesse dinheiro para indemnizar José Peseiro, a sua demissão seria quase certa. Volvidos quase quatro meses, o técnico português conseguiu mesmo levar as Super Águias à final da mais importante prova de seleções do continente africano, depois de um início atribulado. Mudou o sistema tático, agarrou os jogadores e eliminou Camarões, Angola e África do Sul.

Do outro lado, a Costa do Marfim, anfitriã da competição, até começou a CAN com o pé direito, mas seguiram-se duas derrotas nos dois jogos seguintes, deixando a seleção do sportinguista Diomande muito perto da eliminação. A descrença era tal que Jean-Louis Gasset acabou mesmo por ser despedido na sequência da humilhante derrota por 4-0 frente à Guiné Equatorial. Com o alto patrocínio de Moçambique (empate com o Gana na última jornada da fase de grupos), a Costa do Marfim seguiu em frente na competição como um dos terceiros melhores classificados. Na sequência do inesperado golpe de teatro, Emerson Faé, de forma interina, assumiu o comando técnico da sua seleção… e acabou campeão de África.

Quanto ao jogo, muita luta de parte a parte é o perfeito resumo de um jogo pouco vistoso do ponto de vista técnico. As bolas paradas fizeram a diferença, com um golo para cada lado na sequência de pontapés de canto, mas a Nigéria esteve sempre mais longe da baliza adversária (acaba o jogo com um golo no único remate direcionado à baliza de Yahia Fofana). Por isso, a vitória da Costa do Marfim não sofre qualquer contestação. Embalados pelo brutal apoio nas bancadas, os marfinenses foram mais fortes e reservaram, com toda a justiça, o direito a festejar.

José Peseiro perdeu a final com um golo de Haller já nos últimos 10 minutos
Fonte: CAF

Se Emerson Faé tem muitas razões para sorrir, o mesmo já não se pode dizer de José Peseiro, que pela segunda vez na sua carreira volta a perder uma grande final. A primeira experiência futebolística com contornos traumáticos aconteceu em 2005, ao serviço do Sporting, quando os leões perderam a final da Taça UEFA, em Alvalade, contra o CSKA Moscovo. Coincidência ou não, em ambos os casos, a equipa orientada pelo treinador português acabou derrotada depois de ter ido para o intervalo em vantagem. Aquele que poderia ter sido um verdadeiro conto de fadas para o técnico de 63 anos transformou-se num novo pesadelo. Agora, será interessante perceber que futuro terão os dois treinadores, sendo quase certa a saída do treinador português.

Peseiro segue com duas Taças da Liga, uma Taça de Portugal, uma II Divisão B e uma Liga Egípcia no currículo.

Sébastian Haller Costa do Marfim
Fonte: CAF

Em julho de 2022, Haller foi diagnosticado com um tumor nos testículos e foi obrigado a parar de competir. Seis meses depois – já curado – voltou aos relvados. Um ano e meio depois, o mesmo Sébastien Haller, sob olhar atento da ex-estrela do futebol marfinense Drogba, marcou o golo que deu a CAN à sua seleção. Um momento especial para o avançado do Borussia Dortmund, que não escondeu a emoção no final da partida.

Não foi o melhor jogador da prova, nem mesmo da sua seleção, mas foi ele a grande figura desta final. Mais do que um golo, Haller protagonizou um verdadeiro grito de revolta.

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.