Carreiras estagnadas por más opções

- Advertisement -

internacional cabeçalho

Como acontece todos os anos, houve muitos jogadores que não tomaram as melhores opções de carreira para a temporada 2013/14. Um desses casos é Stevan Jovetic. O montenegrino mudou-se para um Man City com muita qualidade ofensiva e não passou de um suplente regularmente utilizado (foi a quarta opção para o ataque, atrás de Agüero, Dzeko e Negredo). É certo que esteve algum tempo lesionado, mas isso não justifica a falta de protagonismo que teve. O craque, que brilhou durante vários anos na Fiorentina, é indiscutivelmente um avançado muito acima da média e parecia ter todas as condições – técnicas e físicas – para se destacar no futebol inglês. Contudo, isso não aconteceu, e a verdade é que se não sair nenhum jogador do ataque Jovetic vai ter muitas dificuldades para se afirmar nos citizens.

Younès Belhanda foi o melhor jogador da Liga Francesa no ano em que o Montpellier se sagrou campeão (de forma mais do que inesperada). A actuar no papel de criativo, o marroquino mostrou ter uma qualidade técnica soberba e uma enorme facilidade de aparecer em zonas de finalização. O seu talento não passou despercebido aos grandes clubes europeus, mas a opção que tomou não foi propriamente a melhor. A mudança para o Dínamo de Kiev foi um passo atrás na carreira (pelo menos no plano desportivo). Para além de o retirar dos grandes palcos do futebol europeu, não lhe tem dado a possibilidade de continuar a evoluir e de se afirmar como um jogador de topo.

Younès Belhanda brilhou na Ligue 1 Fonte: mirror.co.uk
Younès Belhanda brilhou na Ligue 1
Fonte: mirror.co.uk

Nas últimas épocas, Adam Maher foi um dos melhores jogadores a actuar na Eredivisie. Deu nas vistas no AZ Alkmaar ainda muito jovem e, com todo o mérito, chegou à principal selecção holandesa. Por se esperar que o médio desse o salto para o campeonato inglês (onde havia muitos clubes interessados), foi surpreendente a decisão de continuar no seu país. Depois de uma época, parece claro que a transferência para o PSV não foi benéfica para a sua carreira. Houve, essencialmente, dois aspectos que prejudicaram a adaptação de Maher: o facto de ter ocupado terrenos demasiado recuados, mais longe das zonas onde a sua qualidade de passe e visão de jogo fazem a diferença; e, claro, o facto de o emblema de Eindhoven ter andado longe dos lugares da frente (conseguiu o 4º lugar já nas últimas jornadas). Veremos como será a próxima época, sendo certo que, tendo apenas 20 anos, o médio tem tempo de recuperar a boa forma.

Vitinho foi a grande revelação do último campeonato brasileiro. Ao serviço do Botafogo, o jovem de 20 anos impressionou pela capacidade de desequilíbrio – fortíssimo no 1×1 e muito dotado tecnicamente – e facilidade de remate. Teve uma ascensão muito rápida e, em Agosto (ou seja, a meio do Brasileirão), transferiu-se para o CSKA. Como acontece frequentemente com os brasileiros que se mudam para os campeonatos de leste, Vitinho não teve uma adaptação fácil e esteve longe de justificar os 10 milhões de euros investidos pelos moscovitas. A sua saída da Rússia é um dado praticamente adquirido nesta altura e, com tanto talento, seria uma contratação fantástica para Porto ou Sporting.

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «Um dia gostava de treinar a seleção da Ucrânia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Jorge Jesus relembra temporada no Benfica: «Essa equipa não jogava, voava»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Jorge Jesus recordou a primeira passagem pelo Benfica.

Paulo Fonseca responde ao Bola na Rede: «O Afonso Moreira pode ser um grande jogador do Lyon»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca falou aos jornalistas e respondeu ao Bola na Rede.

Roy Keane escolhe substituto de Ruben Amorim no Manchester United: «Iria fazer bons estragos»

Roy Keane apontou Diego Simeone como possível sucessor de Rúben Amorim no comando técnico do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão responde ao Bola na Rede: «Trabalhámos esse aspeto e sabemos que a Irlanda vem numa linha de quatro»

Francisco Trincão realizou a antevisão do Portugal x Irlanda. O extremo português respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francisco Trincão e Diogo Jota: «Contamos não com ele presente, mas de outra forma»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.

Francisco Trincão elogia Roberto Martínez: «Trouxe energia aos jogadores»

Francisco Trincão falou à margem da concentração de Portugal. Seleção nacional prepara duelos diante da Irlanda e da Hungria.