Copa América Centenário: O que esperar?

EUA e Peru

                A caracterização destas duas seleções será feito em paralelo pois não considero que irão trazer algo de muito novo ou surpreendente a esta competição. No entanto, são merecedoras de destaque quando comparadas com outras seleções devido à tradição histórica do passado recente na Copa América – no caso do Peru – e da conjuntura desta competição que terá como público maioritário os representantes dos Estados Unidos da América.

Klinsmann e os seus jogadores querem brilhar nesta Copa América nos EUA Fonte: US Soccer
Klinsmann e os seus jogadores querem brilhar nesta Copa América nos EUA
Fonte: US Soccer

Assim, começando pelos EUA. Esta participação será a estreia da nação em 100 anos de história da CA. O selecionador alemão Jurgen Klinsmann está no comando há pouco mais que 5 anos. Desde 2011 que o futebol dos EUA vem reconhecidamente melhorando em termos de competitividade. A conquista maior do seu mandato foi a Gold Cup em 2013 e o feito, o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial de 2014.

Os EUA encontram-se atualmente numa fase de reestruturação da equipa, embora conte com jogadores experientes e referências como Tim Howard (37), Jermaine Jones (34), Clint Dempsey (33) e Michael Bradley (28). Entre os muitos jogadores que têm sido utilizados e de acordo com a escolha dos 23 finais, chamaram 10 jogadores que atuam na Europa, maioritariamente na Alemanha. Esta competição centenária servirá como teste de desempenho para o futuro que os EUA pretendem apresentar no Mundial da Russia de 2018. Assim, jogadores “alemães” compatriotas do técnico como Fabian Johnson (B. Mönchengladbach), John Brooks (Hertha Berlin), Timmy Chandler (Eintracht), o jovem Bobby Wood (Hamburgo) e ainda a promessa Christian Pulisic (B. Dortmund) poderão ser as novas referências destes EUA renovado. Ainda mais, se juntarmos os “ingleses” Brad Guzan (Aston Villa), Geoff Cameron (Stoke) e o jovem DeAndre Yedlin (Sunderland). O melhor marcador do apuramento para o Mundial Altidore (Toronto) está fora!

Curioso para ver até onde chegarão neste Centenário. O 1.º desafio é logo a doer: Colômbia!

Paulo Sousa
Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.