📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uruguai 4-0 Equador: “Celeste” confirma candidatura à conquista da prova

- Advertisement -

O Uruguai não poderia imaginar melhor arranque nesta Copa América 2019. Frente a um Equador medíocre, a turma de Óscar Tabárez começou a construir a vitória logo aos seis minutos de jogo, com um golo de Nicolás Lodeiro. O triunfo ficou praticamente consumado pouco antes do intervalo, quando Cavani e Suárez “molharam a sopa”.

Os 20 minutos iniciais foram marcados por bastantes confrontos físicos, choques e resilias, à imagem do futebol sul-americano. De tal forma que, Quintero foi expulso aos 24’, por cotovelada a Lodeiro, em lance que teve a intervenção acertada do VAR.

Este Equador, visivelmente fragilizado após a expulsão, começou a ter dificuldades em travar o ímpeto ofensivo deste Uruguai. Com um setor intermédio arrumado de forma a criar dinâmicas de 4-4-2 losango, a “Celeste” confirmou a velha máxima de que “é no meio campo que se ganham os jogos”. Bentacur e Vecino a dar segurança e qualidade de passe, na companhia de dois autênticos “vagabundos”, Nandéz e Lodeiro, médios criativos e de ligação aos avançados.

Cavani aos ’33, começou a desenhar uma vitória que fazia adivinhar outros contornos do que os previstos à partida, com um pontapé acrobático na sequência de um canto. Suárez não quis ficar atrás e atirou a contar aos ’44, após assistência de Martín Cáceres, novamente num pontapé de canto.

Fonte: AUF – Selección Uruguaya de Fútbol

Já no segundo tempo, o Uruguai entrou com a ideia de descansar com a posse da bola, a gerir a vantagem e ao mesmo tempo, com alguma dificuldade em fazer a redondinha chegar aos seus “matadores”. Muito por culpa do Equador, que melhorou significativamente a nível defensivo, ao encurtar e fechar espaços. Para fechar o marcador, Mina fez um autogolo aos ’78.

Confesso que não esperava uma goleada neste encontro, mas tendo em conta as circunstâncias (expulsão e ausência de Felipe Caicedo na convocatória, por lesão), entende-se. Foi notória a diferença abismal entre estas duas seleções. Um Equador de poucos recursos técnicos e táticos, a defrontar um Uruguai consistente, experiente, que joga simples e prático, a potenciar os seus dianteiros de classe mundial: Edinson Cavani e Luís Suárez (que diga-se, participam imenso na fase de construção de jogo, a fazerem trabalho de pivô, recuando no terreno, jogando de costas para a baliza)

É caso para dizer que a “Celeste” respira saúde e bom futebol, por estes dias. Neste momento, descansa no 1º lugar do grupo C, irá defrontar o Japão no próximo teste decisivo.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Uruguai: Muslera, Cáceres, Giménez, Godín, Laxalt, Nandéz (Pereiro, 64’), Vecino (Valverde, 81’), Bentacur, Lodeiro (Torreira, 75’), Cavani e Suárez.

Equador: Domínguez, Quinteros, Mina, Achillier, Caicedo, Orejuela, Intriago, Mena (Velasco, 29’), Antonio Valencia, Preciado (Ibarra, 46’) e Enner Valencia.

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Esteghlal de Ricardo Sá Pinto vence e lidera o campeonato com menos um jogo

O Esteghlal de Ricardo Sá Pinto soma e segue no campeonato do Irão. A equipa do técnico português venceu e está na liderança.

Rafa Silva continua a ser alvo de comentários no Besiktas: «Ele não quer jogar, o problema não é nosso»

Rafa Silva voltou a ser alvo de comentários por parte de Sergen Yalçin. O técnico do Besiktas voltou a abordar a ausência do avançado português.

Avançado canadiano entra na lista do West Ham do Nuno Espírito Santo para suceder a Niclas Fullkrug

O West Ham fez uma sondagem para contratar Promise David. O avançado do Union Saint Gilloise pode custar cerca de 20 milhões de euros.

Liverpool volta à carga por defesa inglês e oferece 28 milhões de euros para fechar o negócio já em janeiro

O Liverpoll ofereceu 28 milhões de euros pelo defesa do Crystal Palace. O clube inglês sofreu 20 golos em 12 jornadas e procura reforços no setor defensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Hansi Flick guiou Barcelona à vitória frente ao Alavés mas estava descontente no final do jogo: já há explicação

Hansi Flick não estava totalmente feliz depois do triunfo do Barcelona frente ao Deportivo Alavés, para a La Liga.

Arsenal e Chelsea estão atentos a jovem avançado da Juventus

Kenan Yildiz, jovem turco da Juventus, desperta interesse do Arsenal e do Chelsea. O jogador têm sido bastante influente nas ultimas temporadas.

Sebastián Coates volta a ser campeão e conquista a Liga Uruguaia com o Nacional de Montevideo

Coates fechou a temporada em grande ao sagrar-se campeão pelo Nacional de Montevideo, coroando um regresso perfeito ao clube onde se formou.