Girabola’19: O que trouxe a primeira volta do campeonato?

- Advertisement -

Numa altura em que a primeira volta do Girabola’19 já se jogou, é a altura de se fazer uma análise aos principais acontecimentos ocorridos nas 15 jornadas do campeonato angolano.

À primeira vista, é possível observar que a edição deste ano tem sido marcada pelo equilíbrio e incerteza, não só nos jogos, mas também na classificação, visto que entre os primeiros lugares da tabela classificativa não existem grandes diferenças pontuais.

Três dos quatro crónicos candidatos ao título – 1.º de Agosto, Petro de Luanda e Kabuscorp – ocupam neste momento os postos cimeiros (mesmo com alguns jogos em atraso), o que acaba por não ser uma novidade, uma vez que estes clubes apostam forte para alcançar o título, época após época.

Talvez o maior espanto seja o Recreativo do Libolo que se encontra longe dos restantes candidatos: está no décimo lugar, com apenas 17 pontos conquistados, fruto de apenas quatro vitórias e cinco empates.

Devido aos maus resultados, a direção do Calulo decidiu terminar o vínculo contratual com o técnico Sérgio Boris, e com a chegada de um novo treinador, os adeptos da turma libolense esperam agora que a sua equipa melhore as exibições e comece a subir lugares na tabela.

A maior surpresa da primeira volta tem o nome de Desportivo da Huíla. A equipa daquela província angolana tem como principal objetivo alcançar os 30 pontos e, consequentemente, a manutenção, mas, a julgar pelas boas exibições durante as 15 rondas já disputadas, esse mesmo objetivo está perto de ser alcançado, visto que tem 28 pontos conquistados.

Atualmente na vice-liderança (embora o terceiro classificado, Petro, tenha três jogos em atraso), os comandados de Mário Soares até poderão almejar alcançar um feito histórico como a conquista do título inédito, se conseguirem manter o bom nível exibicional na segunda metade da época.

O Desportivo da Huíla tem sido a “Equipa Sensação” do Girabola’19, até ao momento
Fonte: Girabola ZAP

No que diz respeito à última parte da tabela, a luta pela permanência promete ser intensa até ao fim. Com uma diferença pontual pouco significativa, existem atualmente cinco equipas que terão de lutar bastante entre si para garantir a manutenção no principal campeonato do futebol angolano, sendo elas o Kuando Kubango, Saurimo FC, Sporting de Cabinda, ASA e Académica do Lobito.

Qualquer uma das equipas pode terminar a época a festejar a permanência, como ser relegada para a segunda divisão, sendo que tudo dependerá de quem estiver mais capaz e melhor preparado para a batalha de garantir o número máximo de pontos possível para fugir à cauda da classificação.

Em jeito de conclusão desta análise, o Girabola’19 tem sido recheado de excelentes jogos, o que é bastante positivo para a evolução do Futebol angolano, que, caso o campeonato se mantenha competitivo até ao seu final, irá com certeza ser interessante de se acompanhar. Cá estaremos à espera que se inicie a segunda volta!

Foto de Capa: 1.º de Agosto

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Esquecido? Cristiano Ronaldo fora de onze ideal histórico da Champions League

Cristiano Ronaldo ficou fora dos eleitos do onze inicial histórico da Champions League, elaborado por Vincent Duluc.

AC Milan de Ruben Amorim prepara novo ataque a jogador de José Mourinho

O AC Milan de Ruben Amorim prepara-se para apresentar uma nova proposta por Endrick, avançado do Real Madrid.

Sporting já treinou e Rui Borges contou com grande novidade

O Sporting já realizou o treino desta terça-feira. João Simões voltou a trabalhar com o restante do plantel, estando recuperado de uma operação.

James Tavernier deixa o Rangers e ruma ao Maccabi Tel Aviv

Depois de onze temporadas, James Tavernier deixou o Rangers para se juntar ao Maccabi Tel Aviv. O lateral direito assinou um contrato válido por uma época.

PUB

Mais Artigos Populares

Ibrahima Diaby reforça o Al Ahli da Arábia Saudita

O Al Ahli e o Cercle Brugge chegaram a acordo por Ibrahima Diaby. O médio de 19 anos juntou-se ao clube da Arábia Saudita a troco de 12 milhões de euros.

Grémio perde com o Vitória e Luís Castro reage: «Não merecíamos a derrota»

O Grémio, de Luís Castro, perdeu por 1-0 frente ao Vitória num jogo a contar para a 26.ª jornada do Brasileirão. O técnico lamentou o desaire.

Antigo internacional alemão rendido: «Se o PSG defrontasse a campeã mundial Espanha, apostaria no PSG»

Em entrevista ao Die Welt, Dietmar Hamann demonstrou-se confiante para que o PSG revalide o título da Champions League.