📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga Angolana: Libolo consolida reinado no Girabola

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Girabola’2015 apenas se decidiu na última jornada, com o Recreativo do Libolo a sagrar-se bicampeão angolano, sob a orientação do português João Paulo Costa. O treinador, de 43 anos, assumiu os comandos do clube em Julho, a meio da prova, guiando o emblema do Cuanza Sul ao seu quarto título nas anteriores cinco temporadas.

Num campeonato marcado pelo equilíbrio, o Libolo até acabou por facilitar, visto que permitiu a aproximação do 1.º de Agosto na recta final, aumentando a emoção desta edição do Girabola. Assente numa defesa sólida – com apenas 20 golos sofridos o Libolo cotou-se como a melhor defesa da liga – os bicampeões angolanos revelaram-se quase sempre um conjunto organizado. Com o guarda-redes Ricardo Batista (ex-Vitória de Setúbal) e com Diawara e Fredy, antigos jogadores do Belenenses, nas habituais escolhas iniciais, a equipa do Calulo bateu a concorrência dos clubes mais poderosos de Luanda e do Kabuscorp.

O 1.º de Agosto, segundo classificado e melhor ataque da prova com 51 golos, realizou uma segunda metade de campeonato de excelente nível, culminada com vitórias nas seis derradeiras rondas. Os militares acabaram com os mesmos pontos do Libolo, mas o confronto directo negativo ditou a vice-liderança. Mateus, ex-jogador do Gil Vicente, Boavista e Nacional da Madeira, Gelson e Ary Papel foram as figuras numa formação que deixou boas indicações para o futuro, procurando um título que lhe foge desde 2006.

João Paulo Costa conduziu o Libolo ao bicampeonato Fonte: Sapo Desporto
João Paulo Costa conduziu o Libolo ao bicampeonato
Fonte: Sapo Desporto

Já o Benfica de Luanda , que durante grande parte do Girabola foi o maior rival do Libolo, apagou-se na fase decisiva do campeonato, quedando-se pelo terceiro lugar, sendo assim uma das decepções. Também o Kabuscorp ficou aquém das expectativas, não indo além da quarta posição, salientando-se o instinto matador do veterano Meyong, melhor marcador do campeonato português em 2005-2006, e que voltou a provar toda a sua qualidade ao apontar 13 golos, insuficientes para bater Yano, avançado do Progresso, que com o mesmo número de tentos mas com menos jogos realizados se sagrou o artilheiro do Girabola.

Petro de Luanda e ASA, dois dos mais titulados clubes do futebol angolano, afundaram-se na oitava e nona posição, respectivamente, numa liga que condenou à descida de divisão o Domant, Sporting de Cabinda e Bravos do Maquis, que serão substituídos no próximo ano pelos promovidos Porcelana, 1.º de Maio e 4 de Abril.

Veremos então o que sucederá em 2016, numa altura em que o Libolo é claramente o alvo a abater, sendo que o seu presidente, Rui Campos, já prometeu esforços na tentativa de efectuar uma boa campanha na Liga dos Campeões Africanos. Fica também a curiosidade para saber se mais uma vez assistiremos à contratação de vários futebolistas a actuar em Portugal, algo que tem acontecido nas épocas transactas. Uma coisa é certa: a qualidade de jogo, segundo a opinião de vários especialistas, tem subido em Angola, o que tem contribuído para uma valorização do Girabola, um campeonato que cada vez vem justificando mais atenção.

Foto de Capa: Rede de Angola

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ronald Araújo viaja até Israel à procura de paz interior e pausa competitiva e desfalca Barcelona

Ronald Araújo, defesa do Barcelona, afasta-se temporariamente dos relvados para recuperar mentalmente, após o impacto provocado pela expulsão na Champions League.

Agente de Benjamin Sesko revela conversa com o jogador e elogia Ruben Amorim: «Ele tem a sua própria visão e sabe como levar o...

Elvis Basanovic, agente de Benjamin Sesko, garante que o avançado não tem dúvidas sobre a escolha pelo Manchester United e destaca o perfil humano e profissional de Ruben Amorim.

Artur Jorge elogia o trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «É um treinador que eu aprecio»

Artur Jorge relembra a sua curta experiência na Taça Intercontinental, aponta o descanso como o principal trunfo do Flamengo e destaca a competência de Filipe Luís no comando do campeão do Brasileirão e da Libertadores.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Sporting contra o Bayern Munique na Champions League

O Sporting perdeu com o Bayern Munique na Champions League. Leões não somaram qualquer ponto a Portugal no Ranking UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o FC Porto x Malmo da 6ª jornada da Europa League?

O FC Porto recebe o Malmo na sexta jornada da fase de liga da Europa League. Jogo realiza-se no Estádio do Dragão.

262 dias depois: Alphonso Davies regressa aos relvados no Bayern Munique x Sporting

Alphonso Davies está de regresso aos relvados. Lateral canadiano sofreu uma rotura de ligamentos em março e voltou no Bayern Munique x Sporting.

Onde ver o Nice x Braga da Europa League que pode aproximar arsenalistas do apuramento direto?

O Nice recebe o Braga na sexta jornada da Europa League. Arsenalistas procuram regressar às vitórias na competição.