O que trouxe a 1ª volta do Girabola?

Cabeçalho Futebol Internacional

 

Agora que a 1.ª volta do Girabola’17 já se jogou, é a altura de se fazer um breve balanço aos principais acontecimentos ocorridos nas 15 jornadas do campeonato angolano. À primeira vista, é possível observar que a edição deste ano tem-se primado pelo equilíbrio, não só jogos, mas também na classificação, visto que entre os primeiros lugares da tabela classificativa não existe grandes diferenças pontuais.

Apesar desse aspeto positivo e fulcral para o contínuo crescimento da competitividade do Girabola, o certo é que a “Lei do mais forte” (ou melhor, a ”Lei dos mais fortes”) continua a imperar: os quatro favoritos à conquista do título de campeão (Kabuscorp, Petro de Luanda, 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo) ocupam os lugares cimeiros da classificação, o que demonstra perfeitamente que a tendência destes clubes estarem sempre no topo da liga irá perdurar por muito tempo. O Petro de Luanda terminou em 1.º com 34 pontos amealhados no final da quinze jornadas, mas apenas com 1 e 2 pontos de vantagem para 1.º de Agosto e Kabuscorp, 2.º e 3.º classificados respetivamente. O outro candidato, o Libolo, termina esta primeira metade do Girabola no 6.º lugar, mas ainda com margem para recuperar a distância, visto que tem dois jogos em atraso.

Kabuscorp levou de vencido o 1º de Agosto (2-0) Fonte: Girabola
Kabuscorp levou de vencido o 1º de Agosto (2-0)
Fonte: Girabola

Um outro ponto importante de salientar é também as duas equipas que fizeram uma 1.ª volta acima das expetativas do público angolano: o Sagrada Esperança e o Progresso do Sambizanga. Habituadas a lutar por um lugar a meio da tabela, as duas equipas surpreenderam ao longo das quinze jornadas, e, inclusive, terminaram à frente do antigo campeão Libolo. É certo que, quando se aproximar a fase de todas as decisões, não se espera que ambos se mantenham nos atuais lugares da classificação, mas os dirigentes e adeptos do Progresso e do Sagrada deverão ficar bastante orgulhosos com a performance dos seus clubes, independentemente do que venha a acontecer na 2.ª volta.

No que diz respeito à última parte da tabela, o equilíbrio mantém-se como nota dominante, já que os clubes estão separados por poucos pontos, o que poderá evidenciar que a luta pela permanência será entretida. O ASA e o Santa Rita de Cássia ocupam os lugares de despromoção. A equipa do Santa Rita, que está a fazer a sua primeira época na principal divisão do futebol angolano, encontra-se no 16.º lugar com apenas 7 pontos conquistados no 15 jogos disputados, fruto de uma vitória, quatro empates e dez derrotas. A equipa do Uíge, apesar da situação delicada que viveu na 1.ª volta (mudança de treinador), ainda vai tempo de retificar o seu trajeto até ao momento, visto que está somente a 5 pontos do Progresso da Lunda Sul, o primeiro emblema acima da linha de água.

Em jeito de conclusão desta análise, o Girabola’17 tem sido uma edição repleta de muita incerteza e jogos emocionantes, o que é bastante benéfico para a evolução do futebol angolano, que, caso o campeonato se mantenha competitivo até ao seu final, irá com certeza atingir um patamar de excelência. Cá estaremos à espera que se inicie a 2.ª volta!

    Foto de Capa: Girabola

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «O Enzo e o Ríos fizeram um excelente jogo a controlar o Froholdt que hoje que não...

José Mourinho marcou presença na sala de imprensa do Estádio do Dragão, após o empate entre o FC Porto e o Benfica.

Benfica emite comunicado após o Clássico e vai apresentar queixa à Liga Portugal

O Benfica vai apresentar queixa junto da Liga Portugal. Em causa a entrada de vários apoiantes do clube da Luz já perto do intervalo do Clássico.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Andámos meio perdidos a tentar perceber qual era o timing e como fechá-los»

Rui Borges analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Queremos que o Zalazar seja capaz de expressar-se e oferecer a sua melhor versão»

Carlos Vicens analisou o empate entre o Sporting e o Braga na 7.ª jornada da Primeira Liga. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus e AC Milan empatam a zero com Rafael Leão de novo a começar no banco: eis os resultados do dia da Serie A

Na sexta jornada da Serie A, a Juventus recebeu o AC Milan num empate 0-0 e Rafael Leão voltou a não ser titular.

Francesco Farioli após FC Porto x Benfica: «Pessoalmente estou muito feliz»

Francesco Farioli fez o rescaldo do FC Porto x Benfica, jogo da oitava jornada da Primeira Liga. Dragões e águias empataram 0-0.

Bednarek comenta FC Porto x Benfica: «Eles vieram para sobreviver, só queriam defender»

Jan Bednarek fez o rescaldo do FC Porto x Benfica, jogo da oitava jornada da Primeira Liga. Dragões e águias empataram 0-0.