O que trouxe a 1ª volta do Girabola?

Cabeçalho Futebol Internacional

 

Agora que a 1.ª volta do Girabola’17 já se jogou, é a altura de se fazer um breve balanço aos principais acontecimentos ocorridos nas 15 jornadas do campeonato angolano. À primeira vista, é possível observar que a edição deste ano tem-se primado pelo equilíbrio, não só jogos, mas também na classificação, visto que entre os primeiros lugares da tabela classificativa não existe grandes diferenças pontuais.

Apesar desse aspeto positivo e fulcral para o contínuo crescimento da competitividade do Girabola, o certo é que a “Lei do mais forte” (ou melhor, a ”Lei dos mais fortes”) continua a imperar: os quatro favoritos à conquista do título de campeão (Kabuscorp, Petro de Luanda, 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo) ocupam os lugares cimeiros da classificação, o que demonstra perfeitamente que a tendência destes clubes estarem sempre no topo da liga irá perdurar por muito tempo. O Petro de Luanda terminou em 1.º com 34 pontos amealhados no final da quinze jornadas, mas apenas com 1 e 2 pontos de vantagem para 1.º de Agosto e Kabuscorp, 2.º e 3.º classificados respetivamente. O outro candidato, o Libolo, termina esta primeira metade do Girabola no 6.º lugar, mas ainda com margem para recuperar a distância, visto que tem dois jogos em atraso.

Kabuscorp levou de vencido o 1º de Agosto (2-0) Fonte: Girabola
Kabuscorp levou de vencido o 1º de Agosto (2-0)
Fonte: Girabola

Um outro ponto importante de salientar é também as duas equipas que fizeram uma 1.ª volta acima das expetativas do público angolano: o Sagrada Esperança e o Progresso do Sambizanga. Habituadas a lutar por um lugar a meio da tabela, as duas equipas surpreenderam ao longo das quinze jornadas, e, inclusive, terminaram à frente do antigo campeão Libolo. É certo que, quando se aproximar a fase de todas as decisões, não se espera que ambos se mantenham nos atuais lugares da classificação, mas os dirigentes e adeptos do Progresso e do Sagrada deverão ficar bastante orgulhosos com a performance dos seus clubes, independentemente do que venha a acontecer na 2.ª volta.

No que diz respeito à última parte da tabela, o equilíbrio mantém-se como nota dominante, já que os clubes estão separados por poucos pontos, o que poderá evidenciar que a luta pela permanência será entretida. O ASA e o Santa Rita de Cássia ocupam os lugares de despromoção. A equipa do Santa Rita, que está a fazer a sua primeira época na principal divisão do futebol angolano, encontra-se no 16.º lugar com apenas 7 pontos conquistados no 15 jogos disputados, fruto de uma vitória, quatro empates e dez derrotas. A equipa do Uíge, apesar da situação delicada que viveu na 1.ª volta (mudança de treinador), ainda vai tempo de retificar o seu trajeto até ao momento, visto que está somente a 5 pontos do Progresso da Lunda Sul, o primeiro emblema acima da linha de água.

Em jeito de conclusão desta análise, o Girabola’17 tem sido uma edição repleta de muita incerteza e jogos emocionantes, o que é bastante benéfico para a evolução do futebol angolano, que, caso o campeonato se mantenha competitivo até ao seu final, irá com certeza atingir um patamar de excelência. Cá estaremos à espera que se inicie a 2.ª volta!

    Foto de Capa: Girabola

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora continua a reforçar plantel e encaminha a chegada de mais um jogador

O Estrela da Amadora está próximo de completar a transferência de Ryan Sousa. Lateral esquerdo a caminho de Portugal.

Marcus Rashford marca na goleada do Barcelona frente ao Daegu da Coreia do Sul

O Barcelona goleou o Daegu da Coreia do Sul em jogo de pré-temporada. Gavi, Robert Lewandowski, Toni Fernandez e Marcus Rashford apontaram os golos.

Chelsea continua a limpar a casa e vende médio ao Everton por quase 29 milhões de euros

Kiernan Dewsbury-Hall está a caminho do Everton. Médio vai deixar o Chelsea apenas um ano após chegar ao clube.

Alioune Ndoye confirmado como reforço do Vitória SC

Alioune Ndoye foi oficializado como novo jogador do Vitória SC. Avançado reforça opções de Luís Pinto para o ataque.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara já conhece o caminho no possível playoff da Conference League

O Santa Clara já tem definido o caminho final até à fase de liga da Conference League. Açorianos conheceram caminho do playoff.

Eis o sorteio completo dos playoffs da Conference League

Já se realizou o sorteio dos playoffs da Conference League. Conhece o desenho da chave que contém o Santa Clara.

Custou 70 milhões de euros ao Chelsea e aproveitou suspensão por doping para ser personal trainer dos colegas

Mykhailo Mudryk tem o futuro indefinido após ser suspenso por doping. Extremo tem feito de personal trainer no Chelsea.