O que trouxe a 1ª volta do Girabola?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

 

Agora que a 1.ª volta do Girabola’17 já se jogou, é a altura de se fazer um breve balanço aos principais acontecimentos ocorridos nas 15 jornadas do campeonato angolano. À primeira vista, é possível observar que a edição deste ano tem-se primado pelo equilíbrio, não só jogos, mas também na classificação, visto que entre os primeiros lugares da tabela classificativa não existe grandes diferenças pontuais.

Apesar desse aspeto positivo e fulcral para o contínuo crescimento da competitividade do Girabola, o certo é que a “Lei do mais forte” (ou melhor, a ”Lei dos mais fortes”) continua a imperar: os quatro favoritos à conquista do título de campeão (Kabuscorp, Petro de Luanda, 1.º de Agosto e Recreativo do Libolo) ocupam os lugares cimeiros da classificação, o que demonstra perfeitamente que a tendência destes clubes estarem sempre no topo da liga irá perdurar por muito tempo. O Petro de Luanda terminou em 1.º com 34 pontos amealhados no final da quinze jornadas, mas apenas com 1 e 2 pontos de vantagem para 1.º de Agosto e Kabuscorp, 2.º e 3.º classificados respetivamente. O outro candidato, o Libolo, termina esta primeira metade do Girabola no 6.º lugar, mas ainda com margem para recuperar a distância, visto que tem dois jogos em atraso.

Kabuscorp levou de vencido o 1º de Agosto (2-0) Fonte: Girabola
Kabuscorp levou de vencido o 1º de Agosto (2-0)
Fonte: Girabola

Um outro ponto importante de salientar é também as duas equipas que fizeram uma 1.ª volta acima das expetativas do público angolano: o Sagrada Esperança e o Progresso do Sambizanga. Habituadas a lutar por um lugar a meio da tabela, as duas equipas surpreenderam ao longo das quinze jornadas, e, inclusive, terminaram à frente do antigo campeão Libolo. É certo que, quando se aproximar a fase de todas as decisões, não se espera que ambos se mantenham nos atuais lugares da classificação, mas os dirigentes e adeptos do Progresso e do Sagrada deverão ficar bastante orgulhosos com a performance dos seus clubes, independentemente do que venha a acontecer na 2.ª volta.

No que diz respeito à última parte da tabela, o equilíbrio mantém-se como nota dominante, já que os clubes estão separados por poucos pontos, o que poderá evidenciar que a luta pela permanência será entretida. O ASA e o Santa Rita de Cássia ocupam os lugares de despromoção. A equipa do Santa Rita, que está a fazer a sua primeira época na principal divisão do futebol angolano, encontra-se no 16.º lugar com apenas 7 pontos conquistados no 15 jogos disputados, fruto de uma vitória, quatro empates e dez derrotas. A equipa do Uíge, apesar da situação delicada que viveu na 1.ª volta (mudança de treinador), ainda vai tempo de retificar o seu trajeto até ao momento, visto que está somente a 5 pontos do Progresso da Lunda Sul, o primeiro emblema acima da linha de água.

Em jeito de conclusão desta análise, o Girabola’17 tem sido uma edição repleta de muita incerteza e jogos emocionantes, o que é bastante benéfico para a evolução do futebol angolano, que, caso o campeonato se mantenha competitivo até ao seu final, irá com certeza atingir um patamar de excelência. Cá estaremos à espera que se inicie a 2.ª volta!

    Foto de Capa: Girabola

Guilherme Costa
Guilherme Costahttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme é licenciado em Gestão. É um amante de qualquer modalidade desportiva, embora seja o futebol que o faz vibrar mais intensamente. Gosta bastante de rir e de fazer rir as pessoas que o rodeiam, daí acompanhar com bastante regularidade tudo o que envolve o humor.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o adversário de peso de Cabo Verde nos 16 avos de final do Mundial 2026

Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial 2026. Seleção orientada por Bubista tem encontro marcado com a Argentina.

Já é oficial: Portugal está nos 16 avos de final do Mundial 2026

Portugal está, matematicamente, nos 16 avos de final do Mundial 2026. Mero formalismo está agora alcançado.

História continua a ser feita: Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial 2026 e Espanha elimina Uruguai da competição

Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial 2026. A Espanha também segue em frente no Grupo H, ao contrário de Uruguai e Arábia Saudita.

AM Bola na Rede #6 – As contas da terceira jornada do Mundial

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No sexto episódio, as primeiras contas da fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Julen Lopetegui revoltado com eliminação do Catar do Mundial 2026: «É extremamente difícil para mim e para os meus jogadores aceitar este resultado»

Julen Lopetegui chateadado com eleminaçaõ do Mundial. O Catar perdeu com a Bósnia e Herzegovina e disse adeus ao torneio.

Steve Clarke insatisfeito com Mundial 2026 da Escócia: «Temos de ser melhores se quisermos competir a este nível»

Steve Clarke gera polémica aos jogo com Brasil. O selecionador da Escócia mostrou-se tenso nas entrevistas rápidas.

Lionel Messi celebra 39 anos e agradece carinho dos adeptos: «Vocês superam-se a cada ano e emocionam-me ainda mais»

Messi celebrou os seus 39 anos e agradeceu nas redes sociais, mostrando-se emocionado com o carinho recebido.