Grandes estrelas em constelações pequeninas

internacional cabeçalho

Já não é novidade, nos dias de hoje, vermos os nossos jogadores de eleição rumar a destinos mais remotos no que toca ao desporto rei. Quase todos em final de carreira, optam pelo cifrão e o estatuto de lenda, pela despedida emocionada e as ovações das claques.

Os clubes americanos LA Galaxy e New York City FC são os campeões destas transferências de valores transcendentais. Este último conta com nomes como Andrea Pirlo, Frank Lampard e David Villa. Já por Los Angeles, as estrelas são o veterano irlandês Robbie Keane e o recém-chegado Steven Gerrard. Mas, então, o que faz estes futebolistas de sucesso enveredar por clubes quase desconhecidos?

Na minha opinião, o dinheiro não é a única razão. O denominador comum de todos estes atletas é que estão, todos eles, em final de carreira. Na barreira dos late thirties, procuram um término suave, sem grandes alaridos; fazem as últimas épocas em países cujo futebol é ainda pouco noticiado, pouco relevante, e não sentem a pressão de corresponder à carreira que carregam nas costas. As homenagens, os agradecimentos, as lágrimas na última conferência de imprensa são assim pautadas por um mútuo sentimento de nostalgia; sem a eventualidade de que essas últimas épocas, já marcadas pelo peso da idade, tenham afectado de alguma maneira a imagem do jogador.

O derradeiro exemplo é Alessandro Del Piero. O histórico atleta, recordista da azurra bem como da Juventus, rumou ao Sydney FC em 2012, depois de 19 anos ao serviço do emblema bianconero. Já depois disso, representou o Delhi Dynamos FC, da Liga Indiana. Entretanto, Del Piero terminou a carreira. Raramente foi falado na comunicação social, o fim da sua carreira quase passou em branco, e assim um histórico foi praticamente eclipsado. Mas, como já referi, talvez tenha sido essa a sua principal intenção.

Beckham foi gozar o fim de carreira em LA Fonte: Facebook de David Beckham
Beckham foi gozar o fim de carreira em LA
Fonte: Facebook de David Beckham

Esta época, pelo mesmo motivo, Xavi fez capas de jornais. O mágico do meio-campo blaugrana rumou ao Al Sadd, do Qatar, depois de 18 anos no Barcelona. Profetizo que o fim da sua longa e fabulosa carreira não se adie por mais que uma ou duas épocas. Mas, como sempre, existem excepções à regra. E é aqui que entra David Beckham. O internacional inglês foi para os LA Galaxy em 2007, depois da era galáctica em Madrid. Ainda assim, foi emprestado por duas vezes ao Milan e, já depois do fim do contrato com os americanos, esteve uma época no PSG. É verdade que a forma não era a mesma, o nível de futebol havia decrescido e os 90 minutos já eram uma eternidade, mas Beckham terminou a carreira homenageado em Paris, em Madrid, em Manchester, e em todos os clubes que tão bem representou.

Parece, então, que esta é uma tendência cada vez mais vulgar no futebol internacional. O último caso é Didier Drogba, que, segundo a imprensa, estará também a caminho do american dream. Mas recordemos: também Eusébio, na longínqua década de 70, fechou o seu ciclo maravilhoso nos New Jersey Americans. Em 40 anos, o futebol não mudou assim tanto.

Foto de Capa: Facebook de Alessandro Del Piero

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Polónia radiante com dupla entre Bednarek e Kiwior no FC Porto: «Tudo lhes corre bem»

Jan Urban abordou a dupla de centrais do FC Porto e da Polónia. O selecionador polaco mostrou-se feliz com a situação.

André Villas-Boas com recado a Rui Costa e Frederico Varandas: «Ansiosos para ver a quem será atribuído o prémio de Calimero do Ano»

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes. Presidente falou antes da cerimónia.

Cristiano Ronaldo fala do fim da carreira e da seleção: «O nosso objetivo é ir ao Mundial e ganhar»

Cristiano Ronaldo venceu Globo Prestígio na Gala Portugal Football Globes. Avançado português abordou Seleção Nacional.

Tem visto a saída travada por Ruben Amorim, mas quer deixar o Manchester United em janeiro com vista à presença no Mundial 2026

Joshua Zirkzee quer deixar o Manchester United em janeiro. Avançado estabeleceu o Mundial 2026 como grande meta para este ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.