Brasil 2-0 Argentina: de amigável teve pouco

internacional cabeçalho

Diego Tardelli foi o herói improvável de um clássico fiel à rivalidade entre os dois países. O avançado do Atlético Mineiro marcou os dois golos da vitória brasileira sobre a Argentina no Estádio Nacional de Pequim, que foi o palco de um encontro particular disputado com grande intensidade e que de amigável teve pouco.

As duas selecções estão em momentos diferentes. A Argentina, apesar de Tata Martino ter substituído Sabella, procura dar continuidade à equipa que foi finalista no último Mundial, enquanto o Brasil, com Dunga no comando técnico, atravessa um período de renovação, depois do fracasso na competição que organizou. Os 11 escolhidos pelos dois treinadores confirmaram estas ideias. Em relação ao Mundial, só Lamela e Roberto Pereyra ganharam lugar na alviceleste; o cenário é bem diferente na canarinha, que teve Jefferson, Danilo, Miranda, Filipe Luís, Elias e Diego Tardelli como caras novas.

O Brasil apresentou-se bastante conservador neste encontro, dando a iniciativa de jogo à Argentina. A equipa de Dunga viu-se obrigada a recorrer inúmeras vezes à falta para travar a dinâmica do ataque argentino, que criou boas oportunidades para marcar mas que não teve pontaria para o fazer. Durante este período, Di María e Agüero estiveram em evidência, bem como Roberto Pereyra. O médio da Juve mostrou que tem qualidade para a selecção e que pode ser o médio de transição que tem faltado a esta equipa. Já depois da meia hora, e contra a corrente do jogo, o Brasil marcou na primeira vez que entrou na área argentina. Diego Tardelli, aproveitando um desentendimento entre Zabaleta e Fede Fernández, bateu Romero e fez o 1-0. O golo deu confiança à canarinha, que conseguiu finalmente soltar-se e ter ascendente sobre o adversário. Neymar, na sequência de uma grande jogada de entendimento com Willian (o melhor do Brasil na primeira parte) e Tardelli, teve uma grande arrancada e desperdiçou isolado a possibilidade de aumentar a vantagem. Ainda antes do intervalo, o árbitro decidiu entrar no jogo e assinalou penalty num corte limpo de Danilo sobre Di María. Messi, na conversão, permitiu a defesa de Jefferson, que evitou que a má decisão do árbitro tivesse influência no resultado.

1
Desta vez, nem de penalty Messi conseguiu facturar
Fonte: globoesporte.globo.com

Na segunda parte o encontro foi mais dividido. A Argentina, a perder, tentou ir em busca do empate, mas nunca conseguiu mostrar a mesma qualidade que exibiu durante os primeiros 30 minutos (Gaitán não saiu do banco e as entradas de Pastore e Higuain não surtiram efeito). Com a equipa mais partida, consequência do facto de Roberto Pereyra (substituído por Enzo aos 76’) ter baixado de rendimento, a alviceleste surgiu em “modo Mundial” e viveu mais das iniciativas individuais dos seus craques. O Brasil manteve a consistência defensiva e, tendo mais espaço para jogar, foi a equipa mais perigosa em campo, com Neymar (em grande na segunda parte) e Willian a explorarem as fragilidades da defesa argentina. O 2-0 surgiu na sequência de um canto, com Tardelli a aparecer à boca da baliza a encostar. A partir daqui, o encontro perdeu qualidade e os jogadores envolveram-se em várias picardias. A Argentina só criou perigo através de livres de Messi, ao contrário do Brasil, que teve boas ocasiões para marcar novamente. Apesar de ter tido a felicidade do seu lado, com um golo “oferecido” e um penalty desperdiçado pelo adversário, a equipa de Dunga acabou por justificar o triunfo no Superclássico.

 

A Figura

Diego Tardelli – Não deve perder a titularidade nos próximos tempos. Para além dos dois golos que marcou, nos quais mostrou excelente sentido de oportunidade, o avançado provou que a sua mobilidade e qualidade técnica se encaixam bastante bem no ataque brasileiro (é totalmente diferente ter Tardelli ou um jogador mais estático, como Fred).

 

O Fora-de-Jogo

Demichelis e Federico Fernández – A zona central da defesa continua a ser o principal problema da equipa argentina. Por motivos diferentes, Demichelis e Federico Fernández não têm qualidade suficiente para jogar nos vice-campeões mundiais. Voltaram a demonstrar as suas limitações, tanto a nível individual como como dupla. A falta que fez Garay.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hóquei: Óquei de Barcelos elimina Benfica e é o primeiro finalista

O Óquei de Barcelos venceu este sábado o Benfica por 6-4 e está na final do playoff da Liga de Hóquei. Águias ficam pelo caminho.

Azar continua à porta: Neymar diagnosticado com COVID-19

Neymar Júnior foi diagnosticado com COVID-19. Santos confirmou a situação através de um comunicado oficial.

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

PUB

Mais Artigos Populares

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

Grécia goleia Eslováquia com show de Vangelis Pavlidis

A Grécia venceu a Eslováquia por 4-1 num jogo particular. Vangelis Pavlidis marcou golo e ainda fez assistência.

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.