Bayern Munique 1-0 Inter Milão: A organização + Douglas Costa

- Advertisement -

internacional cabeçalho

O Bayern de Munique e o Inter de Milão enfrentaram-se hoje, na China, num estádio de 80 mil cadeiras e onde poucas estavam vazias. Os alemães venceram por 1-0 mas o resultado é mentiroso. Podia muito bem ter sido por mais de 1. Perante o entusiasmo (e o dinheiro) asiático, ambas as equipas se apresentaram com onzes não muitos distantes daqueles que poderão vir a ser os principais. Do lado alemão, Douglas Costa era o único reforço a aparecer de início; já no Inter, Mancini colocou Murillo, Montoya e Kondogbia no onze.

Como era de esperar, até pelo tempo superior que Guardiola tem ao serviço do seu clube quando comparado com Mancini – que voltou ao clube de Milão apenas nesta temporada -, o Bayern mostrou-se autoritário no que ao controlo da posse diz respeito. Ainda assim, foi o Inter o primeiro a criar perigo: Hernanes aproveitou a má recepção de Xabi Alonso que, ainda no seu meio-campo, perdeu a bola e possibilitou ao médio brasileiro a possibilidade de rematar. Foi, aliás, o mais perigoso momento do conjunto italiano. A partir daí, a equipa de Munique assumiu o jogo e mostrou uma organização, em 3x5x2, já bem assente fruto dos dois anos de trabalho com o técnico catalão. Boateng, pela direita, Benatia, no meio e Alaba, pela esquerda, constituíam a linha recuada de três – nota para a preferência de Guardiola por três jogadores muito fortes e rápidos, de forma a que consigam controlar a profundidade dada -, Xabi Alonso, Thiago e Lahm eram os três médios interiores, com as faixas entregues a Bernat (esquerda) e Douglas Costa (direita). Na frente, Muller e Lewandowski, que desperdiçaram várias oportunidades para inaugurar o marcador.

Por sua vez, o Inter mostrou-se demasiado inconclusivo. Com dificuldades em sair desde trás, usou e abusou da bola longa mas muito raramente conseguiu solicitar com qualidade Palácio e Icardi, os dois da frente. Em 4x4x2, resta a dúvida sobre se este será o modelo que Mancini pretende implementar ou se foi o Bayern que forçou os italianos a optar pelo jogo directo e menos fluído. Kovacic, a principal estrela da equipa, passou completamente ao lado do encontro tal era a pouca influência que o meio-campo exercia e a pouca procura dos espaços entre linhas. Hernanes, ainda assim, foi o melhor do Inter. Kondogbia mostrou aqui e ali alguma qualidade, mas esteve longe de ser capaz de contrariar o domínio bávaro.

Douglas Costa, o único reforço bávaro a começar de início
Douglas Costa, o único reforço bávaro a começar de início

Em termos individuais, e perante a ausência de Robben e Ribery, Douglas Costa foi o principal motivo de destaque. A partir da direita, criou inúmeros desequilíbrios (nem sempre bem definidos no último passe, é certo) e serviu várias vezes colegas que na finalização não conseguiram concretizar. Seja como for, está claro que Guardiola tem mais um elemento capaz de desequilibrar para além de Robben e Ribery, que se têm mostrado intermitentes no que ao estado físico diz respeito. Sobre os reforços do Inter, uma palavra para o central Murillo que teve de sair no final da primeira parte por um problema físico mas que, até aí, foi autoritário e ganhou boa parte dos lances que disputou.

No segundo tempo ambas as equipas mexeram significativamente. O Bayern lançou muitos jovens, mas também Gotze. O Inter mexeu de forma menos repentina e até colocou um português: Pedro Delgado, médio, entrou aos 69′ para o lugar de Hernanes. O jogo perdeu, de parte a parte, alguma qualidade  mas o sentido não se inverteu: o Bayern continuou dono e senhor do encontro. Entre os meninos, menção para Benko, extremo de apenas 17 anos, muito audaz e com qualidade óbvia na condução. Dificilmente será relevante nesta época do Bayern, mas por certo que será um nome a não esquecer daqui em diante.

O golo que viria a determinar o vencedor do jogo acabou por chegar já aos 80′, através de Gotze – de quem se diz poder sair, perante a pouca importância na equipa -, que contornou o guardião Carrizo e finalizou com a baliza deserta. Ambas as equipas continuarão em solo chinês. Do lado de Guardiola, a preparação parece ir conforme o esperado e a bom ritmo, já com qualidade e organização latentes tanto neste encontro como na vitória por 4-1 ao Valência; já Mancini terá muito trabalho pela frente, até para definir o seu modelo de jogo. De qualquer forma, o conjunto italiano terá como meta competir em Itália e as competições europeias não serão uma prioridade para este ano.

Fontes das fotografias: Facebook oficial do Bayern de Munique

João Almeida Rosa
João Almeida Rosa
Adepto das palavras e apreciador de bom Futebol, o João deixou os relvados, sintéticos e pelados do país com uma certeza: o futebol joga-se com os pés mas ganham os mais inteligentes.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Friburgo entusiasmado com o jogo frente ao Braga: «Trata-se de um clube onde é tradição e se dá grande valor a conhecer a sua...

O Friburgo enfrenta o Braga a partir das 20 horas, num encontro da segunda-mão das meias-finais da Europa League.

Nicolás Otamendi tem 4 opções para o futuro, entre as quais as renovação com o Benfica

Nicolás Otamendi vai decidir o futuro e tem quatro opções em cima da mesa. Defesa está em final de contrato com o Benfica.

Emiliano Viviano tentou levar Oskar Pietuszewski para a Serie A: «Em Itália ninguém acreditou nele e acabou por ir para Portugal por uma pechincha»

Emiliano Viviano confidenciou que acompanha a carreira de Oskar Pietuszewski. Antigo guarda-redes tentou levar o polaco para Itália.

Sporting vai gastar 2 milhões de euros por defesa e Rui Borges vai promovê-lo à equipa principal

Bruno Ramos vai ser comprado em definitivo pelo Sporting. Defesa vai integrar plantel principal dos leões na próxima temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente do Trabzonspor confirma interesse em Sidny Cabral: «Tinha a aprovação da equipa de olheiros, mas acabou por se transferir para o Benfica»

O Trabzonspor voltou a ser associado à contratação de Sidny Cabral. Presidente do clube confirmou que os turcos estão atentos.

Benfica tem no Mundial 2026 a grande esperança para o futuro de Franjo Ivanovic

O Benfica quer contratar um novo ponta de lança, mas para isso tem de vender alguém. Franjo Ivanocic é a opção preferencial para a transferência.

Victor Froholdt tem 3 interessados na Premier League e FC Porto vai viver verão de alerta

Victor Froholdt tem três interessados na Premier League. Médio do FC Porto tem atraído atração internacional, nomeadamente em Inglaterra.