Borussia VfL Monchegladbach 1-1 FC Bayern Munchen: Sommer, o grandioso salvador

- Advertisement -

A CRÓNICA: UM EXCITANTE INÍCIO DE CAMPEONATO

Hoje regressou a Liga Alemã, uma liga que já nos habituou a esperar um futebol de muita qualidade. Borussia VfL Monchengladbach e FC Bayern Munchen abriram a nova época por terras germânicas.

O início de jogo foi bastante agradável para o espetáculo. Rapidez, energia e muitos remates. Aliás, depois de algumas ameaças vindas do lado esquerdo, o Borussia VfL Monchegladbach surpreendeu o campeão em título e adiantou-se no marcador com um golo saído dos pés de Alassane Plea. Adormecido o todo-poderoso FC Bayern Munchen?

Era hora de mostrar a força bávara e reagir. Como é natural, responderam rapidamente com oportunidades perigosíssimas, incluindo duas bolas falhadas na cara do golo por Lewandowski. Estranho ser ele, não? O empate só não tinha chegado ainda graças a um homem: Yann Sommer. Esteve fenomenal! O problema é que não é fácil parar Lewandowski por muito tempo. Como dizem, “à terceira é de vez” e o polaco empatou a partida com um remate delicioso, às portas do intervalo (42´).

No segundo tempo, o guardião suíço reforçou o estatuto de homem do jogo com mais intervenções espetaculares. Numa batalha de Sommer contra o mundo, o guarda-redes não perdeu.

O futebol de sentido único passou a dois sentidos, com o Borussia VfL Monchegladbach a despertar e a ameaçar seriamente o 2-1. Depois de uma defesa esforçada de Manuel Neuer, seguiram-se diversos momentos na área bávara. Confusão, falhas e quedas. Muito azar para os da casa.

A partida terminou empatada a uma bola, mas a Liga Alemã começou da melhor forma, com um grande jogo de futebol!

 

A FIGURA

Yan Sommer – Já disse na crónica e volto a dizer: o homem do jogo. Sem dúvida alguma. Ainda com cheiro de Campeonato da Europa, regressou numa forma irrepreensível, manteve a baliza do Borussia VfL Monchengladbach inviolada durante a maior parte do jogo e impediu a vitória do FC Bayern Munchen. Palmas para Sommer, bem merece todo o reconhecimento e créditos nesta noite.

 

O FORA DE JOGO

Thomas Muller – Não foi das melhores noites para o experiente alemão. Zero dribles, zero passes-chave, zero remates e zero cruzamentos com sucesso. Esteve desaparecido em grande parte do jogo e pouco contribuiu no ataque bávaro. Acontece aos melhores e Thomas Muller é certamente dos melhores.

 

ANÁLISE TÁTICA – BORUSSIA VfL MONCHENGLADBACH

Alinhados em 4-2-3-1, os comandados de Adi Hutter entraram muitíssimo bem. Em virtude da sua agressividade e pressão alta, foram muito perigosos e acabaram por chegar ao golo. Porém, depois disso, o Borussia VfL Monchengladbach foi encostado às cordas pelo FC Bayern Munchen. A linha defensiva desceu e estavam cada vez mais perto de Sommer. Na segunda parte, foram um pouco mais atrevidos, com mais momentos de perigo. Muitas das vezes, esperavam o erro do adversário e arquitetavam contra-ataques rápidos com poucos toques.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Sommer (9)

Scally (7)

Elevedi (7)

Ginter (7)

Lainer (6)

Neuhaus (7)

Kramer (6)

Wolf (6)

Stindl (7)

Herrmann (7)

Plea (7)

SUBS UTILIZADOS

Bennetts (6)

Hofmann (6)

Thuram (7)

Bénes (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – FC BAYERN MUNCHEN

Para abrir a Liga Alemã, Julian Naggelsman organizou a equipa em 4-2-3-1, no qual se deparou com algumas dificuldades nos momentos iniciais (inclusive no golo sofrido). No entanto, acabou por se estabilizar e controlar o jogo, protagonizando inúmeras situações de perigo. No meio campo, Joshua Kimmich assumiu-se como o pêndulo da equipa, enquanto que Leon Goretzka desfrutou de uma maior liberdade posicional e foi importante na condução de bola. É fundamental ainda falar nos laterais, Davies e Stanisic, que foram projetados nas alas, sendo determinantes no processo ofensivo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Neuer (7)

Davies (7)

Sule (7)

Upamencano (6)

Stanisic (6)

Goretzka (7)

Kimmich (8)

Gnabry (5)

Muller (4)

Sané (6)

Lewandowski (8)

SUBS UTILIZADOS

Sarr (6)

Coman (6)

Musiala (6)

Choupo-Moting (6)

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Diogo Lagos Reis
Diogo Lagos Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto lhe corre nas veias. Foi jogador de futsal, futebol e mais tarde tornou-se um dos poucos atletas de Futebol Freestyle, alcançando oficialmente o Top 8 de Portugal. Depois de ter estudado na Universidade Católica e tirado mestrado em Barcelona, o Diogo está a seguir uma carreira na área do jornalismo desportivo, sendo o futebol a sua verdadeira paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: já se trabalha no mercado e há 3 posições que devem ser reforçadas

O Sporting já se encontra a trabalhar no mercado e procura três reforços para poderem integrar o plantel na próxima época.

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan durante dois meses

Ruben Loftus-Cheek vai desfalcar o AC Milan por dois meses, devido a uma fratura na mandíbula. O médio de 30 anos lesionou-se na derrota dos rossoneri frente ao Parma.

Tiago Margarido: «Defrontar José Mourinho era um dos meus objetivos»

Tiago Margarido fez um balanço da sua carreira como treinador e do trabalho à frente do CD Nacional. O técnico revelou que um dos objetivos da sua carreira era defrontar o seu ídolo, José Mourinho.

Será desta? Antoine Griezmann de saída do Atlético Madrid e a caminho da MLS

Antoine Griezmann está de saída do Atlético Madrid. O avançado internacional francês está em vias de ser reforço dos Orlando City.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Dias e o Benfica x Sporting: «É um golpe duro, porque acho que fomos melhores»

Nuno Dias reagiu ao encontro entre o Benfica e o Sporting, que se realizou esta segunda-feira no Pavilhão da Luz. Águias ganharam por 4-3.

Jagoba Arrasate despedido do comando técnico do Mallorca

Jagoba Arrasate já não é treinador do Mallorca. O técnico deixou o emblema da La Liga após três derrotas consecutivas.

Segunda Liga: FC Porto B vence Paços de Ferreira com golo no primeiro minuto

O FC Porto B venceu em casa o Paços de Ferreira por 1-0 na jornada 23 da Segunda Liga. Gonçalo Sousa marcou o único golo.