FC Bayern x FC Schalke 04: 5 dados estatísticos sobre este clássico

- Advertisement -

3.

Estilo de Jogo – Hans-Dieter Flick e David Wagner partilham uma grande semelhança na compreensão tática do jogo e, portanto, na altura de recuperação da bola, exigem aos seus jogadores tarefas semelhantes. Pressão alta e inteligente, de forma a cortar as linhas de passe alternativas aos adversários.

O FC Bayern de Flick dá preferência às alas para fazer esta pressão no momento de construção. Quer o extremo quer o lateral pressionam a saída de bola do seu lado respetivo, obrigando a defesa a reorganizar-se a três elementos aquando deste momento do jogo. Quando a saída de bola está a ser feita pelo meio, não sobem os laterais, mas continuam a descer os extremos, para apoiar os médios na destruição do jogo adversário.

Em Gelsenkirchen, a filosofia de pressão alta é a mesma, ainda que de forma algo diferente. Wagner serve-se dos seus avançados para fazer esta pressão, especialmente contra equipas que gostam de construir a partir do guarda-redes, como é o caso do FC Bayern, que tem a sorte de contar com Manuel Neuer. Os extremos têm também obrigação de ajudar o ponta-de-lança a executar a pressão alta que gosta de ver a sua equipa a praticar.

Ofensivamente, fala-se do ataque que marcou 100 golos em 34 jornadas na época que acabou há dois meses. Todos os jogadores dos bávaros são uma ameaça para qualquer defesa. A polivalência dos jogadores do FC Bayern permite que os laterais Alphonso Davies e Joshua Kimmich aparecerem no último terço para encontrar um bom cruzamento e servir Lewandowski, o melhor ponta-de-lança do mundo. Mas não trabalham só para eles, e também são dotados da qualidade técnica necessária para penetrar a última linha adversária e marcar um golo. O último terço que é onde normalmente habitam os extremos, sejam eles Gnabry, Coman e, agora, Sané. Todos capazes de desempenhar as mesmas funções ofensivas que os laterais, mas com ainda mais qualidade. Num meio-campo tipicamente construído por Thiago e Goretzka, dois jogadores rápidos, fortes, inteligentes e habilidosos para entender o timing das suas subidas, remates, pressões e passes letais para as costas da defesa. Isto sem descurar ao contributo e inteligência com que Müller lê o jogo, desempenhado sempre a exclusiva posição de raumdeuter. O ataque é indubitavelmente a mais perigosa das armas ao dispor do FC Bayern.

Por outro lado, é no ataque que reside a maior fraqueza do Schalke 04. Na época anterior, David Wagner pedia aos seus laterais que procurassem a profundidade para servir os dois pontas-de-lança com que tipicamente gosta de jogar. Contudo, o melhor lateral da sua equipa era Jonjoe Kenny que nem chegou a concluir a época anterior, porque teve de regressar ao seu clube de origem, o Everton FC. A dupla de avançados que termina a época pelo Schalke são Ahmed Kutucu e Rabbi Matondo, que juntos somaram apenas cinco golos em toda a época na Bundesliga.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala em vergonha sobre a exibição do Real Madrid frente ao Benfica e atira: «Se ao intervalo estivéssemos a perder por 5-1,...

Kylian Mbappé analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Quando salta um médio como o Sudakov a pressionar, os alas têm de fechar dentro»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Real Madrid em conferência de imprensa. Treinador respondeu à questão do Bola na Rede.

Samuel Dahl e os momentos vividos pelo Benfica antes do quarto golo: «Percebi que precisávamos de um golo»

Samuel Dahl analisou na zona mista o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

FC Porto chega a acordo com o Nice para empréstimo com opção de compra de Terem Moffi

Esta quarta-feira, o FC Porto chegou a acordo com o Nice para o empréstimo de Terem Moffi. O negócio inclui uma cláusula de opção de compra de 8 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.