FC Bayern x FC Schalke 04: 5 dados estatísticos sobre este clássico

- Advertisement -

3.

Estilo de Jogo – Hans-Dieter Flick e David Wagner partilham uma grande semelhança na compreensão tática do jogo e, portanto, na altura de recuperação da bola, exigem aos seus jogadores tarefas semelhantes. Pressão alta e inteligente, de forma a cortar as linhas de passe alternativas aos adversários.

O FC Bayern de Flick dá preferência às alas para fazer esta pressão no momento de construção. Quer o extremo quer o lateral pressionam a saída de bola do seu lado respetivo, obrigando a defesa a reorganizar-se a três elementos aquando deste momento do jogo. Quando a saída de bola está a ser feita pelo meio, não sobem os laterais, mas continuam a descer os extremos, para apoiar os médios na destruição do jogo adversário.

Em Gelsenkirchen, a filosofia de pressão alta é a mesma, ainda que de forma algo diferente. Wagner serve-se dos seus avançados para fazer esta pressão, especialmente contra equipas que gostam de construir a partir do guarda-redes, como é o caso do FC Bayern, que tem a sorte de contar com Manuel Neuer. Os extremos têm também obrigação de ajudar o ponta-de-lança a executar a pressão alta que gosta de ver a sua equipa a praticar.

Ofensivamente, fala-se do ataque que marcou 100 golos em 34 jornadas na época que acabou há dois meses. Todos os jogadores dos bávaros são uma ameaça para qualquer defesa. A polivalência dos jogadores do FC Bayern permite que os laterais Alphonso Davies e Joshua Kimmich aparecerem no último terço para encontrar um bom cruzamento e servir Lewandowski, o melhor ponta-de-lança do mundo. Mas não trabalham só para eles, e também são dotados da qualidade técnica necessária para penetrar a última linha adversária e marcar um golo. O último terço que é onde normalmente habitam os extremos, sejam eles Gnabry, Coman e, agora, Sané. Todos capazes de desempenhar as mesmas funções ofensivas que os laterais, mas com ainda mais qualidade. Num meio-campo tipicamente construído por Thiago e Goretzka, dois jogadores rápidos, fortes, inteligentes e habilidosos para entender o timing das suas subidas, remates, pressões e passes letais para as costas da defesa. Isto sem descurar ao contributo e inteligência com que Müller lê o jogo, desempenhado sempre a exclusiva posição de raumdeuter. O ataque é indubitavelmente a mais perigosa das armas ao dispor do FC Bayern.

Por outro lado, é no ataque que reside a maior fraqueza do Schalke 04. Na época anterior, David Wagner pedia aos seus laterais que procurassem a profundidade para servir os dois pontas-de-lança com que tipicamente gosta de jogar. Contudo, o melhor lateral da sua equipa era Jonjoe Kenny que nem chegou a concluir a época anterior, porque teve de regressar ao seu clube de origem, o Everton FC. A dupla de avançados que termina a época pelo Schalke são Ahmed Kutucu e Rabbi Matondo, que juntos somaram apenas cinco golos em toda a época na Bundesliga.

Diogo Dá Mesquita
Diogo Dá Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Jornalismo pela Universidade Católica. Também tirou o curso de árbitro na Associação de Futebol de Lisboa. Tinha 8 anos quando começou a perceber a emoção que o desporto movia. No espaço de quinze dias, observou a família a chorar de alegria o golo do Miguel Garcia em Alkmaar, a tristeza da derrota em Alvalade contra o CSKA o ensurdecedor apoio dos adeptos do Liverpool enquanto perdiam a final da Liga dos Campeões por 3-0. Hoje, e cada vez mais apaixonado por futebol, continua a desenhar o seu percurso para tentar devolver a esta indústria tudo o que dela já recebeu.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.