Lokomotive Leipzig: uma chama que nunca se apaga

- Advertisement -

Do sonho europeu às catacumbas da 5ª divisão da Alemanha em pouco mais de um quarto de século

O FC Lokomotive Leipzig já conheceu muitos momentos complicados na sua já longa história, mas neste ano em que completa 50 de existência (o clube foi fundado com o nome de VfB Leipzig em 1893, mas apenas começou a denominar-se FC Lokomotive Leipzig em 1996) a formação actualmente comandada por um homem que esteve presente na final de Atenas em 1987, Heiko Scholz, tem todos os motivos para festejar, uma vez que, graças a uma excelente campanha, conseguiu o primeiro lugar da NOFV-Oberliga Süd (5ª divisão da Alemanha) e conquistou, por isso, um lugar na Regionalliga Nordost na próxima época, algo que já não sucedia de há alguns anos a esta parte.

Após os bons resultados desportivos alcançados nas décadas de 1970 e 1980, onde conquistou quatro taças da RDA, foi finalista vencido da Taça dos Vencedores das Taças, semi-finalista da Taça UEFA e terminou em segundo lugar da DDR-Oberliga em duas ocasiões, batendo-se olhos nos olhos com o SG Dynamo Dresden, o BFC Dynamo e o FC Carl Zeiss Jena, o FC Lokomotive Leipzig não sobreviveu às mudanças geopolíticas que se viveram no seu país no final da década de 1980 e acabou por voltar assumir a denominação com a qual o clube havia sido criado no final do século XIX, VfB Leipzig, para assim permanecer até 2004, altura em que declarou bancarrota e em que acabou por ser dissolvido.

A equipa do FC Lokomotive Leipzig festeja o seu título de campeão da  NOFV-Oberliga Süd Fonte: Facebook Oficial do FC Lokomotive Leipzig
A equipa do FC Lokomotive Leipzig festeja o seu título de campeão da NOFV-Oberliga Süd
Fonte: Facebook Oficial do FC Lokomotive Leipzig

Os milhares de adeptos que religiosamente seguiram o clube durante décadas, muito particularmente a partir de 1966, não se conformaram com o desaparecimento da lendária equipa da RDA, até que um grupo de adeptos, precisamente em 2004, decidiu voltar a forjar o FC Lokomotive Leipzig. O clube foi obrigado a começar na 3. Kreisklasse (algo equivalente aos distritais na realidade futebolística portuguesa), mas nem isso serviu para abalar o entusiasmo dos milhares de adeptos dos Loksche. Mesmo sofrendo as agruras dos escalões inferiores, o FC Lokomotive contou em diversas ocasiões com mais de 10000 adeptos nas bancadas do velhinho Bruno-Plache-Stadion, que desde 2009 não pode albergar mais de 7000 pessoas por motivos de segurança.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Santa Clara reage em comunicado: «Não existe qualquer fusão. O Santa Clara é e será sempre dos Açores»

O Santa Clara afastou cenários de fusão ou de mudança de local. Comunicado surge depois das notícias que deram conta de interessados neste cenário.

Kylian Mbappé pede explicações ao árbitro e não recebe resposta: «Palhaços, os árbitros»

Kylian Mbappé e o quarto árbitro do Valência x Real Madrid envolveram-se numa altercação verbal. Avançado pediu explicações que não lhe foram dadas.

Hugo Oliveira analisa mercado do Famalicão e elogia Gustavo Sá: «Acabará por dar um passo na carreira»

Hugo Oliveira comentou saída de Yasser Zabiri e continuidade de Gustavo Sá no Famalicão. Declarações na antevisão do duelo contra o AVS SAD.

Luis Enrique não esquece derrota contra o Sporting depois da goleada ao Marselha: «Em Lisboa fizemos um jogo muito bom»

Luis Enrique analisou a vitória do PSG sobre o Marselha por 5-0. Técnico confessou que não esqueceu derrota contra o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

SAD do Santa Clara ameaça abandonar Açores: há históricos interessados

A SAD do Santa Clara pode abandonar o emblema dos Açores e vários históricos estão interessados numa eventual fusão.

Arne Slot lamenta mais um golo sofrido nos descontos e atira-se à arbitragem: «Mais uma vez, o árbitro decidiu contra nós. Têm de fazer...

Arne Slot analisou a derrota do Liverpool contra o Manchester City. Técnico falou em ascendente dos reds e falou da arbitragem.

FC Porto x Sporting: despedida marcada para defesa dos leões

Matheus Reis deverá realizar o seu último jogo de leão ao peito frente ao FC Porto. O defesa vai rumar ao CSKA Moscovo.