📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Lokomotive Leipzig: uma chama que nunca se apaga

- Advertisement -

Do sonho europeu às catacumbas da 5ª divisão da Alemanha em pouco mais de um quarto de século

O FC Lokomotive Leipzig já conheceu muitos momentos complicados na sua já longa história, mas neste ano em que completa 50 de existência (o clube foi fundado com o nome de VfB Leipzig em 1893, mas apenas começou a denominar-se FC Lokomotive Leipzig em 1996) a formação actualmente comandada por um homem que esteve presente na final de Atenas em 1987, Heiko Scholz, tem todos os motivos para festejar, uma vez que, graças a uma excelente campanha, conseguiu o primeiro lugar da NOFV-Oberliga Süd (5ª divisão da Alemanha) e conquistou, por isso, um lugar na Regionalliga Nordost na próxima época, algo que já não sucedia de há alguns anos a esta parte.

Após os bons resultados desportivos alcançados nas décadas de 1970 e 1980, onde conquistou quatro taças da RDA, foi finalista vencido da Taça dos Vencedores das Taças, semi-finalista da Taça UEFA e terminou em segundo lugar da DDR-Oberliga em duas ocasiões, batendo-se olhos nos olhos com o SG Dynamo Dresden, o BFC Dynamo e o FC Carl Zeiss Jena, o FC Lokomotive Leipzig não sobreviveu às mudanças geopolíticas que se viveram no seu país no final da década de 1980 e acabou por voltar assumir a denominação com a qual o clube havia sido criado no final do século XIX, VfB Leipzig, para assim permanecer até 2004, altura em que declarou bancarrota e em que acabou por ser dissolvido.

A equipa do FC Lokomotive Leipzig festeja o seu título de campeão da  NOFV-Oberliga Süd Fonte: Facebook Oficial do FC Lokomotive Leipzig
A equipa do FC Lokomotive Leipzig festeja o seu título de campeão da NOFV-Oberliga Süd
Fonte: Facebook Oficial do FC Lokomotive Leipzig

Os milhares de adeptos que religiosamente seguiram o clube durante décadas, muito particularmente a partir de 1966, não se conformaram com o desaparecimento da lendária equipa da RDA, até que um grupo de adeptos, precisamente em 2004, decidiu voltar a forjar o FC Lokomotive Leipzig. O clube foi obrigado a começar na 3. Kreisklasse (algo equivalente aos distritais na realidade futebolística portuguesa), mas nem isso serviu para abalar o entusiasmo dos milhares de adeptos dos Loksche. Mesmo sofrendo as agruras dos escalões inferiores, o FC Lokomotive contou em diversas ocasiões com mais de 10000 adeptos nas bancadas do velhinho Bruno-Plache-Stadion, que desde 2009 não pode albergar mais de 7000 pessoas por motivos de segurança.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Claude Puel volta ao ativo e rende Franck Haise no comando técnico do Nice

Claude Puel é o novo treinador do Nice. O experiente técnico de 64 anos foi o escolhido para suceder a Franck Haise no comando da equipa da Ligue 1.

Rafa Silva está «infeliz» no Besiktas e motivo pode estar relacionado com Kokçu: «Eu sei por que está infeliz»

Tayfur Bingol, ex-jogador do Besiktas, diz saber o porquê de Rafa Silva estar descontente no respetivo clube turco.

FC Porto chega a acordo com São Paulo para manter jogador

João Moreira vai continuar no FC Porto. Dragões chegaram a acordo com o São Paulo para um novo empréstimo.

Goleador do Moreirense pode deixar a equipa no mercado de janeiro

Guilherme Schettine pode vir a deixar o Moreirense no mercado de janeiro. O avançado brasileiro é pretendido por equipas da Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitinha escolhe as suas duas referências no Futebol e aponta os objetivos de Portugal no Mundial 2026: «Somos um dos candidatos»

Vitinha deu uma grande entrevista ao jornal Marca a falar sobre a sua última época e carreira e os objetivos para a fase final do Campeonato do Mundo de 2026.

Santa Clara fecha saída de jogador e está de olho na contratação de avançado do Farense

O Santa Clara está de olho na contratação de André Candeias. O avançado português de 22 anos está a cumprir a última época de contrato com o Farense. Já Matheus Pereira foi transferido para o Toronto FC.

Novidades sobre Rúben Neves: Al Hilal não desiste e vai oferecer renovação ao médio português

Afinal, o Al Hilal ainda não desistiu de Rúben Neves. O clube da Arábia Saudita acredita na renovação e quer contar com o médio português por mais duas temporadas.