«O Sporting CP esteve interessado e tinha vontade de jogar em Portugal» – Entrevista BnR com Raffael

– As ligações a Portugal e o desejo de ter jogado na Liga Portuguesa –

«Houve um tempo que se falou muito em Portugal que o Sporting CP estava interessado em contratar-me e essa notícia acabou por chegar até mim».

BnR: O seu irmão, Ronny, chegou a representar o Sporting CP por três anos e o UD Leiria por um ano. Chegou a acompanhar o campeonato português enquanto o seu irmão estava a jogar no país?

Raffael: Sim! Inclusive, quando ele estava a representar o Sporting CP, fui várias vezes visitá-lo quando ele estava em Lisboa. Os jogos acompanhava sempre. Naquela época [nas três épocas que Ronny representou o Sporting CP o clube chegou sempre à Fase de Grupos da Champions], era uma equipa muito forte e até estavam a jogar a Liga dos Campeões e conseguia acompanhar todos os jogos.

Raffael teve oportunidade de jogar com o seu irmão, mas também de o defrontar. Ronny passou pelo futebol português para representar o Sporting CP e a UD Leiria
Fonte: Hertha BSC

BnR: Atualmente ainda é um espetador da Liga Portuguesa ou só vê os jogos quando há a possibilidade de enfrentar algum adversário português nas competições europeias?

Raffael: Agora não sou muito espetador do campeonato até porque o tempo não deixa, pois, tenho quatro filhas (*risos*) e é muito complicado. Mas sempre que é possível tento sempre ver alguma coisa. Às vezes, quando são jogos mais importantes como é o caso de um FC Porto – SL Benfica ou SL Benfica – Sporting CP, e tenha possibilidade, tento sempre ver sim!

BnR: Alguma vez teve o desejo de jogar no campeonato português? Se sim, em qual clube?

Raffael: Sim, tive! Não sei se é verdade, mas houve um tempo que se falou muito em Portugal que o Sporting CP estava interessado em contratar-me e essa notícia acabou por chegar até mim. Mas nunca fui procurado por ninguém e, naquela época, tinha vontade de jogar em Portugal, até porque era um campeonato que os brasileiros têm vontade de jogar. Os jogadores brasileiros têm sempre vontade de jogar em Portugal, em Itália, em Espanha, não é? E houve esse boato, mas nunca me chegou nenhuma proposta ou ninguém me perguntou se eu queria representar o clube. O boato surgiu quando estava no primeiros anos no Hertha BSC [entre 2007 e 2009]. Mas acompanhei as notícias pela imprensa portuguesa e também soube a notícia por algumas pessoas que trabalhavam no Sporting CP na altura.

BnR: O campeonato português sempre recebeu bem os jogadores brasileiros (Luisão, Helton, Hulk, Lima, Liedson) e maioria dos jogadores teve muito sucesso. Se tivesse recebido alguma vez uma proposta de um clube português teria aceitado jogar em Portugal? Ou se agora recebesse uma aceitaria?

Raffael: Sim! Como disse estou aberto a propostas (*risos*). Como já falei, estou bem fisicamente e posso ainda jogar dois a três anos de forma tranquila. Até agora a minha situação no Borussia VfL Monchengladbach não está certa e posso ouvir outras possibilidades que possam surgir, mesmo sendo de Portugal. 

BnR: Gostava de ter jogado com algum jogador que esteve no campeonato português?

Raffael: Gosto muito do Quaresma, pois é um excelente jogador! Já tinha jogado também com o Miguel Veloso que, para mim, é um jogador fora de série. Há muitos jogadores com quem gostaria de ter tido possibilidade de jogar, mas como disse o que queria mais mesmo era o Quaresma. 

Quaresma foi formado no Sporting CP, mas foi no FC Porto que acabou por se destacar mais na Liga Portuguesa entre 2004 e 2008 e depois numa segunda passagem entre 2013 e 2015
Fonte: UEFA

BnR: Recentemente, o futebol Brasileiro recebeu Jorge Jesus no CR Flamengo e acabou por conquistar o Brasileirão e a Libertadores. Acha que o treinador português pode conseguir ter novo ano de grande sucesso no Brasil, tendo em conta que é muito diferente dos campeonatos europeus?

Raffael: Sim, acredito que pode ter sucesso novamente! A prova é que quando o [Jorge] Jesus chegou ao Brasil o CR Flamengo não estava numa boa fase e a verdade é que ele conseguiu meter o clube como o melhor clube da América do Sul. Agora o Brasil está a receber outros treinadores, até chegou outro português [Prof. Jesualdo Ferreira para o Santos FC] e acredito que é um aspeto positivo. Quando vêm treinadores de fora do Brasil é bom porque isso acrescenta ao Futebol brasileiro muita coisa e o Jorge Jesus conseguiu fazer isso mesmo.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Georgios Liavas reforça núcleo grego do Rio Ave

O Rio Ave apresentou mais um jogador grego. Georgios Liavas chega do Panetolikos e já está às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Deportivo da Corunha trava saída do alvo do Sporting Yeremay Hernández: «Não negociamos»

O Deportivo da Corunha não quer perder Yeremay Hernández neste mercado. Extremo é alvo do Sporting nesta janela.

Francesco Farioli tem desafio turbulento para manter pela frente a boa fase do FC Porto

O FC Porto tem entusiasmado com Francesco Farioli. Próximo teste do Dragão levou a tombo nos últimos dois anos e a despedimento em 2025.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo define mais 2 alvos a atacar no mercado de transferências

O Nottingham Forest quer fechar mais reforços para o plantel de Nuno Espírito Santo. Soungoutou Magassa e Kostas Tsimikas na lista de alvos.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim faz pedido de contratação à direção do Manchester United

Ruben Amorim pediu a contratação de Gianluigi Donnarumma junto do PSG. Treinador quer um novo guarda-redes no Manchester United.

Villarreal x Barcelona pode ser jogado em Miami após aprovação da Federação Espanhola de Futebol

O Villarreal x Barcelona pode ser disputado em Miami. Pedido da La Liga já seguiu para a UEFA e para a FIFA.

AVS SAD confirma venda de John Mercado ao Sparta de Praga e garante verba histórica

O AVS SAD oficializou a saída de John Mercado. O avançado equatoriano de 23 anos assinou pelo Sparta de Praga a título definitivo.