Força da Tática: A reconstrução da parede amarela foi adjudicada ao Monsieur Favre

Transição Ofensiva

Com bola, o controlo também está presente. Controlo no sentido de um ataque mais pensado e estruturado, muito diferente das transições rápidas e agressivas que víamos com Klopp. O que faz todo o sentido, está completamente de acordo com o comportamento da equipa sem bola, que já abordei.

A abordagem de Favre nos momentos de transição ofensiva, dá não só maior segurança à equipa em posse, mas acima de tudo tempo aos seus jogadores para ocuparem as posições ideais para o momento de organização ofensiva.

Organização Ofensiva e a Reus-dependência que se avizinha

Favre começou a época com a colocação de Reus sobre um corredor (esquerdo), com o meio campo a três composto por Delaney – Witsel – Dahoud, mas depois do empate frente ao Hannover 1896, o treinador suíço realizou uma alteração que conduziu o Dortmund para outro nível em termos ofensivos.

Essa alteração foi a colocação de Marco Reus nas costas de Philipp, entregando o meio campo a Witsel e Delaney. Esta mudança abriu uma vaga no corredor, que culminou com o aparecimento de Jadon Sancho e Larsen.

Fonte: BT Sport

O posicionamento de Reus, no espaço entre linhas, vêm solucionar o problema da ocupação dos espaços dentro da estrutura adversária, que a equipa estava a sentir em organização ofensiva e que limitava a sua capacidade de avançar no terreno.

A natural tendência de Pulisic vir para dentro em posse, é compensada pela subida do lateral pelo corredor, que continua a garantir à equipa a largura na fase ofensiva. É essa subida do lateral que permite, como vemos em baixo, a Pulisic quando lhe é devolvida a bola, fazer uso da capacidade individual para ultrapassar os adversários.

Se Hakimi (lateral direito) não tivesse garantindo a largura, o jogador adversário, que inicialmente sai na contenção ao americano, tinha ficado na posição inicial e era mais difícil Pulisic ter realizado o desequilíbrio.


Fonte: BT Sport

Nota também para o timing perfeito do movimento de penetração de Larsen, para fazer o golo.

Esperar o momento certo

Recorrendo à qualidade que os seus defesas centrais, particularmente Akanji, apresentam com bola, o Borussia procura circular a mesma até que apareça o momento certo para agredir o adversário. A qualidade com que o faz acaba por dominar grande parte dos adversários, desgastando-os não só fisicamente como mentalmente, levando à abertura de espaços para passes de penetração.


Fonte: BT Sport

 

Foto de capa: Borussia Dortmund

João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid coloca ponto final nas conversas e toma decisão quanto ao futuro de jogador apreciado por Xabi Alonso

Arda Guler vai continuar no Real Madrid. O médio turco é encarado por Xabi Alonso como fundamental para o clube.

Lendas do Liverpool e do Manchester United concordam: «É inevitável que Ruben Amorim seja despedido antes do Natal»

Jamie Carragher e Paul Scholes falaram do futuro de Ruben Amorim. Os dois antigos jogadores concordam com o despedimento do treinador.

49ers vencem os Rams no prolongamento apesar das lesões e Patriots surpreendem os Bills: eis os resultados da semana 5 da NFL

Na quinta semana da NFL, os 49ers superaram os Rams, com muito do ataque fora por lesão, e os Patriots acabaram a série dos Bills.

PSG disposto a pagar 230 milhões de euros por jogador e a bater todos os recordes de transferência

O PSG quer fechar a contratação de Lamine Yamal. Os parisienses estão na disposição de chegar aos 230 milhões de euros pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

João Simões ficou de fora dos convocados no último jogo do Sporting: eis as últimas informações

João Simões não foi convocado por Rui Borges para o Sporting x Braga. Decisão técnica na base da ausência do jogador.

Estrela da Amadora rescinde com 2 jogadores

O Estrela da Amadora confirmou a rescisão de dois jogadores. Rúben Lima e Till Cissokho deixam o clube da Reboleira e ficam livres no mercado.

Alexandre Sola renova com o Estrela da Amadora até 2028

O Estrela da Amadora oficializou a renovação de contrato com Alexandre Sola. Médio já leva dois jogos pela equipa principal nesta temporada.