Brasileirão: o campeonato mais difícil de vencer

brasileirao

O título que acabamos, por ora, de ler, não é uma ideia egocêntrica do autor do mesmo. Nem sequer é pisar sobre um chão tantas vezes massacrado em artigos anteriores. Como referimos noutros textos (e não muito longínquos), podemos agora afirmar, com base em números, que o campeonato brasileiro será provavelmente o mais difícil de ganhar. Ou por outras palavras, mais fortes e inexoráveis: é a Liga mais competitiva do mundo. Vejamos.

Foi feita uma comparação com bastante minúcia e dados estatísticos entre os números do Campeonato Brasileiro e os de duas grandes ligas da Europa – a inglesa e a espanhola. Os nossos amigos matemáticos mostram que na competição do Brasil é, de facto, mais difícil de se encontrar um campeão. De acordo com o levantamento do jornalista Carlos Eduardo Mansur, do jornal “O Globo”, a pontuação média dos campeões nos últimos cinco anos no Brasileirão foi de 72,4 pontos, contra 86 da Premier League e 97 da Liga Espanhola de Futebol. Recordemos que cinco anos é um período considerável, se verificarmos que a UEFA utiliza essa mesma décalage para classificar em potes as equipas apuradas para a Liga dos Campeões e Liga Europa.

Nas palavras de Mansur, “apesar de ser o mesmo desporto, é um outro ambiente de competição. Isso não significa que nenhum treinador tenha que ser despedido. Mas algum grande do Brasil vai ficar em 12º e, consequentemente, em perigo de cair para a zona de descida. É um ambiente de pressão maior. Temos de ver isso como um património. Se pudéssemos vender bem esse produto, venderíamos com base nesse equilíbrio.” Pegando nesta última frase – já vamos à primeira parte da resposta –, esse deve ser o grande marketing em que o Brasil deve investir. Porque, como sempre dissemos aqui, um duelo entre um 16º classificado e o 7º colocado terá sempre, se não maior espetáculo, pelo menos maior incerteza no resultado do que os congéneres europeus.

Torcedores do Cruzeiro festejaram o penta
Torcedores do Cruzeiro festejaram o penta
Fonte: Facebook do Cruzeiro

O estudo destaca ainda que a pontuação média do 17º posto também mostra a maior competitividade presente no Brasil, onde se alcança 43 pontos. Em comparação, o 17º colocado espanhol costuma amealhar, em média, 40 pontos, contra 37, na Inglaterra. A distância entre o 3º e o 18º classificados também revela dados interessantes: 27,2 pontos, em média, no Brasil, contra 39,8 na Inglaterra e 34,2 na Espanha. Ou seja, a pontuação que separa o classificado direto para uma competição continental e a equipe despromovida é menor em solo brasileiro. A lógica segue na comparação entre o 4º e o 17º: 19, no Brasileirão, 34,4, na Premier League, e 24 em La Liga.

Estas estatísticas permitem-nos inferir que aquilo que sempre discutimos aqui – ou melhor, monologámos – tem um fundo de verdade. Querem mais um dado? Prometo que é o último. Nos últimos vinte anos, houve onze campeões brasileiros. Sabem quantos houve em Inglaterra, Espanha e Itália? Apenas cinco em cada um deles. Sei que estes dados podem não convencer os mais céticos. Isto também não significa que o Brasileirão seja o melhor campeonato de futebol do mundo. Mas é um alento para quem o segue e uma chama que cativa os que ainda não acreditam nele.

Foto de capa: Facebook do Cruzeiro

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.