Cabeçalho Liga Brasileira

Paulo Bento é o novo técnico do Cruzeiro e – dizem os cruzeirenses – já colocou a equipa a jogar melhor numa semana, do que o anterior treinador em vários meses. Exageros ou eufemismos para uma e outra parte, o certo é que os próprios jogadores, adeptos e jornalistas se mostram impressionados com o trabalho desenvolvido pelo ex-selecionador nacional e ex-treinador do Sporting. Já aqui escrevi nesta casa duas coisas: a primeira foi a de que o futebol brasileiro é o melhor do mundo; a segunda foi a de que o futebol brasileiro deixou de ser o melhor do mundo. A primeira foi escrita antes do Mundial 2014; a segunda, depois desse trágico mundial.

Efetivamente, o futebol brasileiro (infelizmente) deixou de ser o melhor. Antes tinha os melhores técnicos, os métodos mais avançados e as táticas mais ousadas e irreverentes. Introduziu uma coisa maravilhosa que foi aquilo que as modalidades de pavilhão sempre tiveram: ciência. Isto é, o treinador brasileiro era o melhor, porque estudava, porque estava na faculdade, porque sabia mais que os outros. Não era um futeboleiro qualquer que tinha dado apenas uns toques na bola e tinha experiência de balneário.

O futebol brasileiro parou no tempo, porque se acomodou. Não inovou. Como a Inglaterra, por exemplo, que soube perceber o marasmo em que se encontrava e começou a contratar estrangeiros. Sem comparar o poderio de um e de outro futebol – muito maior o do futebol brasileiro, entenda-se – os ingleses (na humilde opinião deste autor) apenas inventaram o jogo. O resto é folclore. Os estádios cheios, as transmissões televisivas, etc, advêm de um poder de compra grande. Apenas isso. Sim, porque não tenhamos dúvidas, tirem os estrangeiros da Premier League e aquele campeonato, apenas com ingleses, acaba de tanto fazer doer os olhos. Os ingleses são bons a ver os outros jogar.

Mas voltando ao Brasil, os dias de glória acabaram. Chegou o ocaso… penso que o Brasil só voltará a ser campeão do mundo se mudar radicalmente os seus métodos – longo prazo -, ou tiver nas suas fileiras um treinador estrangeiro – solução mais imediata. Mas conhecendo bem a sociedade brasileira, acho que esse dia demorará a chegar.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa explica contratação de José Mourinho: «Foi um privilégio enorme perceber de imediato que o mister Mourinho tinha vontade de treinar o Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

José Mourinho em conferência de imprensa: «Estou aqui para servir e fazer o Benfica ganhar»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

José Mourinho: «Vou viver para o Benfica e para a minha missão»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Técnico regressa às águias 25 anos depois de ter orientado o clube.

Rui Costa: «É uma honra, privilégio e orgulho ter José Mourinho como treinador do Benfica»

José Mourinho foi apresentado como novo treinador do Benfica. Rui Costa também falou na apresentação do técnico, de regresso à Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oficializa José Mourinho como novo treinador

O Benfica já oficializou José Mourinho como novo treinador. Técnico chega às águias para uma segunda passagem pelo clube encarnado.

Eis a hora a que José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica

José Mourinho vai ser apresentado como novo treinador do Benfica esta tarde. Conferência de imprensa agendada para as 15h.

Pedro Gonçalves define objetivos do Sporting na Champions League e garante: «Sentimos que podemos ganhar a qualquer equipa»

Pedro Gonçalves concedeu uma entrevista ao jornal Sporting. Internacional português tem estado em destaque no arranque da época e mostrou-se feliz no Sporting.