De volta ao futebol brasileiro, Felipão busca resgatar sua imagem vitoriosa

    O consagrado treinador Luiz Felipe Scolari – o Felipão – acertou seu retorno ao futebol brasileiro para treinar a Sociedade Esportiva Palmeiras, que demitiu Roger Machado na noite da última quarta (25). Será a terceira passagem de Felipão na equipe de São Paulo. Com total respaldo da diretoria e com o apoio da maioria dos palmeirenses, Felipão terá como missão principal dar regularidade ao caro elenco alviverde, que mostrou carecer de um comandante experiente, vitorioso e com pulso firme.

    O trágico revés no Campeonato Estadual e os últimos resultados do time no Campeonato Brasileiro fizeram a torcida e a diretoria palmeirense perderem a paciência com o jovem e promissor treinador Roger Machado, que mostrou não estar preparado para assumir uma equipe com alto investimento. A postura dos principais jogadores do time mostrou que Roger já havia perdido o respeito dos atletas e também da torcida. Faltou atitude, experiência, comando, ousadia. Faltou a Roger tudo aquilo que há de sobra em Felipão.

    No Palmeiras a história é vitoriosa, na primeira passagem – 1997 a 2000 – foram 242 jogos, com 122 vitórias, 61 empates e 60 derrotas, o equivalente a 58,8% de aproveitamento. Nesse período foi campeão da Copa do Brasil, Copa Mercosul, Torneio Rio-São Paulo e da Libertadores da América de 1999. Na segunda passagem – 2010 a 2012 -, quando o Palmeiras sofria com uma grande crise financeira, Felipão conseguiu fazer do time Campeão da Copa do Brasil, interrompendo um jejum de 12 anos da equipe sem títulos nacionais. Nessa passagem o treinador teve um aproveitamento de 52,5% em 165 jogos, com 70 vitórias, 50 empates e 45 derrotas.

    Felipão durante o treino do Palmeiras no Allianz Parque
    Fonte: SE Palmeiras

    Mas claro, ainda há quem veja Scolari com mágoa e desconfiança, atribuindo somente a ele o humilhante 7 x 1 sofrido pelo Brasil contra a Alemanha na semifinal da Copa de 2014. Ora, se ele é o único culpado por essa derrota também é ele o único responsável pela conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002. Vale lembrar que Felipão foi um dos poucos treinadores brasileiros a treinar um grande time da Europa – Chelsea em 2018 – e um dos principais responsáveis pelo melhor desempenho em copas do mundo pela seleção de Portugal, chegando às semifinais na copa da Alemanha em 2006. E mesmo após todos os sucessos e o fiasco da Copa de 2014, Felipão, aos 69 anos de idade, se reiventou e conseguiu nos últimos dois anos títulos importantíssimos pelo Guangzhou Evergrande da China – Título Chinês e Título da Liga dos Campeões da AFC de 2015 -, mostrando aos críticos que ainda pode ser o Felipão de sempre.

    Luiz Felipe Scolari chega novamente ao Palmeiras com status de ídolo, em uma equipe qualificada, que com sua ajuda terá capacidade de ganhar todos os campeonatos que está disputando. O Palmeiras é talvez um dos poucos clubes que podem resgatar aos brasileiros a imagem do Felipão vencedor.

     

    Foto de Capa: YouTube

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Miguel Rosa oficializado como novo médio do Vitória FC

    Miguel Rosa foi apresentado como novo reforço do Vitória FC. Médio de 35 anos soma passagens na Primeira Liga.

    Ivan Perisic revela clube que poderia ter assinado: «Não chegámos a acordo»

    Ivan Perisic é oficialmente jogador do PSV Eindhoven. O extremo croata de 35 anos revelou que o Ajax também estava interessado.

    Xavi Simons pode rumar à Premier League e há 3 gigantes interessados

    O Manchester City está interessado numa possível contratação de Xavi Simons. Manchester United e Liverpool na conversa.

    Dejan Lovren tem novo clube e vai jogar no PAOK

    Dejan Lovren já foi oficializado como reforço do PAOK. O defesa central croata deixou o Lyon, onde estava há quase dois anos.

    Samuel Portugal lesionado e junta-se ao boletim clínico do FC Porto

    Samuel Portugal está lesionado com uma contusão na mão esquerda e integra assim o boletim clínico do FC Porto. Confirmado pelos dragões.
    Renato M. Mendes
    Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
    Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.