brasileirao

Depois da ressaca do hexacampeonato ganho pelo Corinthians, eis que, curiosamente, mais duas equipas Paulistas se encontravam para um duelo da final da Copa do Brasil – uma espécie de Taça de Portugal, a prova rainha do futebol brasileiro. As únicas diferenças para a nossa bem conhecida Taça é que na Copa brasileira o vencedor apura-se diretamente param a Libertadores – a prova de clubes mais importante da América do Sul. Além disso, o troféu não é tão antigo como o nosso: a primeira edição data de 1989. Recente, portanto.

Os maiores vencedores são o Grémio e o Cruzeiro, com quatro Copas cada um. Segue-se o Flamengo, Coritnhians e agora também Palmeiras, com três cada um, a fechar o pódio. A última diferença em relação à nossa competição é que a final é jogada a duas mãos. Na semana passada o Santos venceu por 1-0, em casa, na Vila Belmiro.

O Verdão entrava no seu estádio, o novo Allianz Parque, portanto, mais pressionado, visto que qualquer resultado que não o empate daria o título ao alvinegro santista. Porém, Dudu bisou já na segunda parte, sendo o último dos golos marcado a cinco minutos do fim. Quando todos pensavam que este ia ser o resultado final e que o Palmeiras levaria a Copa para casa ao fim dos 90 minutos, Ricardo Oliveira – que com 35 anos continua numa forma invejável – tratou de adiar essa decisão para os penáltis.

A festa palmeirense  Fonte: esporte.uol.com.br
A festa palmeirense
Fonte: esporte.uol.com.br

O Porco (mascote do Palmeiras) foi mais feliz na marcação das grandes penalidades e venceu o Peixe (mascote do Santos) por 4-3. Foi uma vitória suada da nação palmeirense, que depois de um ano suado na segunda divisão, em 2013, acaba por fazer um campeonato estável e ainda vence a Copa do Brasil. Esta é uma das maiores torcidas do Brasil. Quanto ao Santos, convém lembrar que desde a saída de Neymar para Barcelona, não logra vencer sequer um título – nem mesmo um Estadual Paulista.

Foi um ano de domínio das equipas de São Paulo, sem dúvida, como há muito não se via. Hoje o Palmeiras pode comemorar: afinal, venceu a sua terceira Copa do Brasil, juntando-se em número de títulos com o já referido Flamengo e com os eternos rivais do Corinthians.

Foto de Capa: blogdojuca.uol.com.br

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Uli Hoeness responde a críticos de contratação do Bayern Munique: «Ele nunca fará isso»

O Bayern Munique tem sido criticado pelos moldes da contratação de Nicolas Jackson, avançado que chegou emprestado pelo Chelsea.

Surpresa: Luís Filipe Vieira está a assistir no estádio a um jogo da Taça de Portugal

Luís Filipe Vieira encontra-se a assistir à partida entre o Sacavenense e o Rabo de Peixe, relativa à Taça de Portugal.

Jesi Rossman aproveita má abordagem de Lena Pauels e Torreense carimba reviravolta contra o Benfica na Supertaça Feminina

Está feita a cambalhota no marcador. Torrense marcou o 2-1 diante do Benfica num lance em que Jesi Rossman aproveitou má abordagem de Lena Pauels.

Pep Guardiola revela quem foi o melhor jogador do Manchester City e admite o seu maior erro: «Devia terficado mais tempo connosco»

Pep Guardiola admitiu que Ilkay Gundogan foi o melhor jogador que orientou no Manchester City e confessou que deveria ter aproveitado melhor Jesús Navas.

PUB

Mais Artigos Populares

Gerda Konst empata Benfica x Torreense da Supertaça Feminina

Tudo empatado no António Coimbra da Mota. O Torreense marcou o golo da igualdade diante do Benfica por Gerda Konst.

Sporting conta com o ‘rival’ de Lamine Yamal nas suas fileiras: como se está a sair em 2025/26?

Paulo Iago era considerado o grande rival de Lamine Yamal no futebol de formação espanhol. O jogador atua no Sporting.

Nem 1 minuto demorou para Diana Silva se estrear a marcar pelo Benfica na Supertaça Feminina

Diana Silva abriu o marcador na Supertaça Feminina muito cedo. 30 segundos e a avançada colocou o nome na lista de marcadoras.