📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Abel Ferreira bateu, neste domingo, o Grémio por 2-0 na segunda mão da Copa do Brasil, depois de ter vencido 0-1 fora na primeira mão. É o 2.º título para o treinador português em apenas quatro meses no comando técnico do SE Palmeiras.

Chegado em novembro, para suceder a Vanderlei Luxemburgo, o histórico brasileiro militava no 8.º lugar do Brasileirão a oito pontos do primeiro lugar e Abel Ferreira tinha em mãos uma tarefa muito difícil: renascer o psicológico de um plantel com muita qualidade individual. Rapidamente mostrou impacto nas exibições da equipa começando com quatro vitórias em quatro jogos.

Mais tarde, apesar de alguns deslizes, a nota artística ia chegando e vários jogadores começavam a destacar-se. No Brasileirão venceu oito jogos em 20 disputados, terminando a época em 7.º lugar, com mais quatro pontos que o 8.º, Santos FC. Na Libertadores, foi um surpreendente vencedor, depois de eliminar o Delfín SC, Club Libertad e o favorito River Plate numa meia-final frenética e emotiva que acabou 3-2 no agregado para o conjunto de Abel (0-3 fora, 0-2 em casa).

Na Copa do Brasil eliminou o Ceará, o Américo Mineiro, culminando com o Grémio de Renato Gaúcho na final a duas mãos. Após vencer a Libertadores, participou no Mundial de Clubes, tendo terminado inesperadamente em 4.º lugar na competição, depois de derrota frente ao Tigres por 0-1 e frente ao Al Ahly nas grandes penalidades por 3-2. Apesar das desilusões no Brasileirão e no Mundial de Clubes, o saldo de resultados e conquistas é bem positivo para Abel Ferreira.

Em apenas quatro meses, permitiu ao Palmeiras reconquistar a sua 2ª Taça dos Libertadores vinte e dois anos depois, venceu a 3.ª Copa do Brasil do clube nove anos depois, valorizou e transformou vários jogadores do plantel e alguns vindos da formação, nomeadamente Weverton, Gustavo Gomez, Gabriel Menino, Danilo, Raphael Veiga, Gabriel Verón, Rony, entre outros. Importante relembrar que, desde a sua chegada ao Brasil, Abel teve pela sua frente cerca de nove jogos por mês, uma média de jogos surreal que explica bem a pobre prestação na segunda metade do Brasileirão.

Acaba a época com 37 jogos, 18 vitórias, 10 empates e 9 derrotas, 56 golos marcados, 27 golos sofridos e 17 clean sheets e uma grande ligação emocional aos seus jogadores. Uma aposta claramente ganha por parte da direção do “Verdão” que, certamente, dará muitas mais alegrias aos seus adeptos. Mais um treinador português a vencer no estrangeiro e a demonstrar o talento que este pequeno país possui. És grande, Abel!

Foto de Capa: SE Palmeiras

Jaime Silva
Jaime Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Jamie é apaixonado por desporto, principalmente por futebol (bem praticado). Tem uma paixão pela escrita, acima de tudo nesta vertente.                                                                                                                                                 O Jaime escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.