- Advertisement -

Abel Ferreira bateu, neste domingo, o Grémio por 2-0 na segunda mão da Copa do Brasil, depois de ter vencido 0-1 fora na primeira mão. É o 2.º título para o treinador português em apenas quatro meses no comando técnico do SE Palmeiras.

Chegado em novembro, para suceder a Vanderlei Luxemburgo, o histórico brasileiro militava no 8.º lugar do Brasileirão a oito pontos do primeiro lugar e Abel Ferreira tinha em mãos uma tarefa muito difícil: renascer o psicológico de um plantel com muita qualidade individual. Rapidamente mostrou impacto nas exibições da equipa começando com quatro vitórias em quatro jogos.

Mais tarde, apesar de alguns deslizes, a nota artística ia chegando e vários jogadores começavam a destacar-se. No Brasileirão venceu oito jogos em 20 disputados, terminando a época em 7.º lugar, com mais quatro pontos que o 8.º, Santos FC. Na Libertadores, foi um surpreendente vencedor, depois de eliminar o Delfín SC, Club Libertad e o favorito River Plate numa meia-final frenética e emotiva que acabou 3-2 no agregado para o conjunto de Abel (0-3 fora, 0-2 em casa).

Na Copa do Brasil eliminou o Ceará, o Américo Mineiro, culminando com o Grémio de Renato Gaúcho na final a duas mãos. Após vencer a Libertadores, participou no Mundial de Clubes, tendo terminado inesperadamente em 4.º lugar na competição, depois de derrota frente ao Tigres por 0-1 e frente ao Al Ahly nas grandes penalidades por 3-2. Apesar das desilusões no Brasileirão e no Mundial de Clubes, o saldo de resultados e conquistas é bem positivo para Abel Ferreira.

Em apenas quatro meses, permitiu ao Palmeiras reconquistar a sua 2ª Taça dos Libertadores vinte e dois anos depois, venceu a 3.ª Copa do Brasil do clube nove anos depois, valorizou e transformou vários jogadores do plantel e alguns vindos da formação, nomeadamente Weverton, Gustavo Gomez, Gabriel Menino, Danilo, Raphael Veiga, Gabriel Verón, Rony, entre outros. Importante relembrar que, desde a sua chegada ao Brasil, Abel teve pela sua frente cerca de nove jogos por mês, uma média de jogos surreal que explica bem a pobre prestação na segunda metade do Brasileirão.

Acaba a época com 37 jogos, 18 vitórias, 10 empates e 9 derrotas, 56 golos marcados, 27 golos sofridos e 17 clean sheets e uma grande ligação emocional aos seus jogadores. Uma aposta claramente ganha por parte da direção do “Verdão” que, certamente, dará muitas mais alegrias aos seus adeptos. Mais um treinador português a vencer no estrangeiro e a demonstrar o talento que este pequeno país possui. És grande, Abel!

Foto de Capa: SE Palmeiras

Jaime Silva
Jaime Silvahttp://www.bolanarede.pt
O Jamie é apaixonado por desporto, principalmente por futebol (bem praticado). Tem uma paixão pela escrita, acima de tudo nesta vertente.                                                                                                                                                 O Jaime escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em canal aberto, grátis e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 desta sexta-feira?

O Mundial 2026 prossegue a toda a velocidade. Conhece onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira.

Fantasy do Mundial 2026: junta-te à Liga do Bola na Rede e vem jogar connosco!

Jogas a Fantasy do Mundial 2026 ou gostavas de jogar? Junta-te a nós na Liga do Bola na Rede e vem viver a competição connosco.

Grupo A do Mundial 2026: Como jogam o México, a África do Sul, a Coreia do Sul e a Chéquia?

O Grupo A do Mundial 2026 contempla México, África do Sul, Coreia do Sul e Chéquia. Conhece melhor as seleções.

História feita: jogo inaugural do Mundial 2026 regista feito inédito e volta a igualar registo que não era visto desde a Batalha de Nuremberga...

No jogo inaugural do Mundial 2026, foram mostrados três cartões vermelhos. Eis dois registos curiosos relativamente a este dado.

PUB

Mais Artigos Populares

Chuva trava Nuno Borges a um passo da vitória em ‘s-Hertogenbosch

A chuva interrompeu a vitória de Nuno Borges frente a Marin Cilić na ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch. O encontro será concluído sexta-feira.

José Fonte é homenageado pela FPF: «Fui dispensado e quase ninguém acreditava em mim»

José Fonte foi homenageado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, poucos dias depois de anunciar o fim da carreira.

Eis o primeiro Homem do Jogo do Mundial 2026

Julián Quiñones foi eleito o homem do jogo no México x África do Sul. Avançado marcou o primerio golo do Mundial 2026.