Uma estátua ao trabalho de Abel no SE Palmeiras

Sem dúvidas, o Caim, no primeiro momento, apreciava o seu irmão Abel, com total prestígio presente principalmente nos jogos eliminatórios da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.

A primeira versão do SE Palmeiras de Abel mostrou a polivalência tática que impressionou, não só Caim, mas também o Brasil inteiro. Através de um jogo com transições rápidas, com bolas longas em direção à Rony e usando Luiz Adriano como ponta de lança, de maneira a segurar a bola no ataque. Além disso, o toque de bola envolvente, através de Raphael Veiga e Zé Rafael, mostrava uma maturidade tática acima do nível brasileiro. Foi questão de tempo para que os títulos viessem. No entanto, não foi uma missão fácil.

É preciso ponderar que, durante o ano de 2020, a pandemia fez com que o calendário brasileiro de futebol encurtasse as suas datas, aumentando a carga de jogos com poucos dias de descanso. Isto fez com que houvesse diversos problemas físicos e de fadiga por diversos clubes no Brasil. Mesmo assim, Caim não se importava com este detalhe, ele só queria a melhor face de Abel.

Assim, o desempenho inicial de Abel já não era o mesmo dos primeiros meses de trabalho. Por vezes, o futebol de toque de bola era resolvido através da esperteza tática, ensaiado na bola parada e também resolvido com base na individualidade de alguns jogadores.

O segundo jogo das meias finais, contra o CA River Plate, ligou os primeiros sinais de alerta para a claque do verdão. Após um sonoro e impressionante resultado por 3-0 na Argentina, o que foi observado na partida de volta foi uma atuação acovardada e tenebrosa da equipa de Abel. Entretanto, o CA River Plate quase conseguiu reverter a desvantagem na própria casa do SE Palmeiras. Mesmo assim, o Palestra Itália chegava à final da Libertadores após 20 anos.

A própria final da Libertadores foi algo atípico. Considerada uma das piores finais de todos os tempos, o jogo teve ambas as equipas priorizando a defesa, resultando num jogo pouco vistoso e burocrático. Desta forma, num momento em que toda a América assistia à equipa de Abel, o desempenho que a sua equipa produziu passou longe dos elogios. No entanto, a cabeça de Breno Lopes deu a glória máxima ao técnico português no seu primeiro título na carreira. O primeiro passo para curar a inveja de Caim sobre os seus rivais foi dado.

Como visto acima,  o encurtamento do calendário futebolístico brasileiro fez com que o campeão da Libertadores tivesse apenas sete dias entre a final, no Maracanã, e o primeiro jogo da maior obsessão da Sociedade Esportiva Palmeiras

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.