Uma estátua ao trabalho de Abel no SE Palmeiras

Sem dúvidas, o Caim, no primeiro momento, apreciava o seu irmão Abel, com total prestígio presente principalmente nos jogos eliminatórios da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.

A primeira versão do SE Palmeiras de Abel mostrou a polivalência tática que impressionou, não só Caim, mas também o Brasil inteiro. Através de um jogo com transições rápidas, com bolas longas em direção à Rony e usando Luiz Adriano como ponta de lança, de maneira a segurar a bola no ataque. Além disso, o toque de bola envolvente, através de Raphael Veiga e Zé Rafael, mostrava uma maturidade tática acima do nível brasileiro. Foi questão de tempo para que os títulos viessem. No entanto, não foi uma missão fácil.

É preciso ponderar que, durante o ano de 2020, a pandemia fez com que o calendário brasileiro de futebol encurtasse as suas datas, aumentando a carga de jogos com poucos dias de descanso. Isto fez com que houvesse diversos problemas físicos e de fadiga por diversos clubes no Brasil. Mesmo assim, Caim não se importava com este detalhe, ele só queria a melhor face de Abel.

Assim, o desempenho inicial de Abel já não era o mesmo dos primeiros meses de trabalho. Por vezes, o futebol de toque de bola era resolvido através da esperteza tática, ensaiado na bola parada e também resolvido com base na individualidade de alguns jogadores.

O segundo jogo das meias finais, contra o CA River Plate, ligou os primeiros sinais de alerta para a claque do verdão. Após um sonoro e impressionante resultado por 3-0 na Argentina, o que foi observado na partida de volta foi uma atuação acovardada e tenebrosa da equipa de Abel. Entretanto, o CA River Plate quase conseguiu reverter a desvantagem na própria casa do SE Palmeiras. Mesmo assim, o Palestra Itália chegava à final da Libertadores após 20 anos.

A própria final da Libertadores foi algo atípico. Considerada uma das piores finais de todos os tempos, o jogo teve ambas as equipas priorizando a defesa, resultando num jogo pouco vistoso e burocrático. Desta forma, num momento em que toda a América assistia à equipa de Abel, o desempenho que a sua equipa produziu passou longe dos elogios. No entanto, a cabeça de Breno Lopes deu a glória máxima ao técnico português no seu primeiro título na carreira. O primeiro passo para curar a inveja de Caim sobre os seus rivais foi dado.

Como visto acima,  o encurtamento do calendário futebolístico brasileiro fez com que o campeão da Libertadores tivesse apenas sete dias entre a final, no Maracanã, e o primeiro jogo da maior obsessão da Sociedade Esportiva Palmeiras

Kayalu Castro da Silva
Kayalu Castro da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Adepto incondicional de futebol, Kayalu apaixonou-se pelo desporto no momento em que sentiu pela primeira vez a vibração e paixão das claques. É este sentimento que ele projeta passar ao informar e apresentar tudo que o desporto mais popular do mundo traz. Além disso, os motores da Fórmula 1 e a competitividade do vólei enchem o resto da paixão deste brasileiro.

Subscreve!

Artigos Populares

Donnarumma está de saída do PSG e já tem princípio de acordo com gigante da Premier League

Gianluigi Donnarumma pode mesmo rumar à Premier League. Manchester City já tem princípio de acordo com o guarda-redes do PSG.

Pepê aplaude chegada de Farioli no FC Porto: «A equipa está toda de parabéns»

Pepê marcou dois golos nas duas primeiras jornadas da Primeira Liga. Extremo do FC Porto fala sobre início de temporada com Farioli.

Club Brugge de Carlos Forbs bate Rangers: Eis os resultados do dia da Champions League

O Pafos, o Qarabag e o Club Brugge ganharam esta noite na primeira mão do playoff de acesso à fase de Champions League. Eis os resultados.

Luta pela Champions em duelo português | Fenerbahçe x Benfica

Já o Benfica, com Bruno Lage ao comando, poderá surpreender apostando na transição rápida e eficácia no último terço

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Filipe Vieira fala sobre Bernardo Silva: «Não é gestor. Isto é muito ingrato»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira revela: «Disseram três vezes para meter Rui Costa na rua e disse não, que tratava dele»

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.

Luís Filipe Vieira questionado sobre impossibilidade de assumir a presidência da Benfica SAD: «Não me preocupo com nada do que me está a dizer....

Luís Filipe Vieira concedeu durante esta terça-feira uma entrevista, onde abordou o presente e o futuro do Benfica.