Fábio Carille, o retorno da esperança corintiana

Fábio Carille está de volta ao SC Corinthians. Seis meses após sair do clube para treinar o Al-Wehda da Arábia Saudita, o treinador de 45 anos volta à equipa em que foi campeão brasileiro, na temporada passada. Quando saiu do “Timão”, o discurso do técnico era de que precisava de novos desafios na carreira. É claro que, na verdade, a parte financeira pesou na sua decisão de deixar o Corinthians e não há nenhum problema com isso. Se no contrato existe uma cláusula de rescisão, essa poderá ser acionada a qualquer momento por alguma das partes. No Brasil, geralmente são os clubes que a acionam. Ainda não estamos acostumados a ver os treinadores a pedir uma rescisão contratual.

Carille deixa o Al-Wehda na quinta posição da Primeira Liga Saudita, a oito pontos do líder Al-Hilal.

Agora, o treinador terá realmente um desafio pela frente. Na temporada em que foi campeão brasileiro, o Corinthians não tinha o melhor plantel do Brasil, mas possuía alguns jogadores interessantes, como o médio Rodriguinho, o central Balbuena, o lateral Guilherme Arana e o atacante Jô. Porém, todos estes atletas já não estão no clube e o atual elenco corintiano conseguiu, no limite, livrar-se da despromoção no Brasileirão deste ano. Muito pouco para o detentor do principal título nacional.

Fábio Carille com a taça de Campeão Brasileiro de 2017.
Fonte: corinthians.com.br

Com o plantel enfraquecido, o presidente corintiano, Andrés Sanchez, confirmou que irá procurar reforços. Fábio Carille agradecerá. Creio que a conversa da negociação entre os dois se baseou muito no planeamento do futebol do clube para 2019. Dificilmente Carille aceitaria retornar ao clube, onde tem grande prestígio e é acarinhado pelos adeptos, se não tiver material de qualidade em campo.

A contratação de Fábio Carille foi um “golo” marcado pela direção corintiana e apazigua um pouco as coisas com massa adepta. O treinador deve implementar na equipa o mesmo modelo de jogo que teve sucesso em 2017. O Corinthians tinha um padrão tático bem definido e explorava muito bem as jogadas de bola parada. A equipa não faziamuitos golos, mas também pouco sofria. Era cirúrgica e jogava de maneira pragmática. Alguns criticam esse estilo de jogo, mas o resultado foi positivo para os corintianos, é inegável. Carille fez bom uso do conhecimento e das “armas” à disposição. A próxima temporada deverá ser para “organizar a casa” e dar à equipa um modelo de jogo. É preciso que os adeptos tenham paciência, pois a situação financeira do clube é complicada e não devem chegar grandes contratações, mas, organizando o plantel e o clube, o retorno das grandes conquistas não tardará.

Foto de capa: Corinthians.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Viktor Gyokeres tem mais um interessado na Arábia Saudita

Viktor Gyokeres tem mais um clube interessado na sua contratação. O Al Qadisiyah quer o ponta de lança do Sporting.

Nenê está quase a fazer 42 anos e renova com o AVS SAD

O AVS SAD anunciou esta quinta-feira a renovação de contrato de Nenê. Avançado brasileiro perto dos 42 anos.

Guilherme Fernandes perto de assinar por recém-despromovido da La Liga

Guilherme Fernandes pode deixar o Real Betis no mercado de verão. Guarda-redes português aproxima-se do Real Valladolid.

Liverpool cria livro de condolências para Diogo Jota e adeptos choram pelo internacional português

O Liverpool criou um livro de condolências para Diogo Jota. Vários adeptos do clube inglês têm prestado homenagem ao internacional português.

PUB

Mais Artigos Populares

FIFA decreta minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e André Silva no Mundial de Clubes

A FIFA decretou um minuto de silêncio em memória de Diogo Jota e de André Silva nos quartos de final do Mundial de Clubes.

André Villas-Boas e a temporada do FC Porto: «Insatisfação e revolta»

André Villas-Boas analisou a temporada do FC Porto. Presidente dos dragões menciona ainda a saída de Martín Anselmi.

Morreu o piloto espanhol Borja Gómez

Borja Gómez morreu nesta quinta-feira. O piloto espanhol foi vítima de um acidente nos treinos livres do Campeonato Europeu de Stock 600.