Última horaEM DIRETO: Francesco Farioli e Pablo Rosario lançam o duelo da Champions League entre FC Porto e PSV
Publicidade

Fábio Carille, o retorno da esperança corintiana

César Mayrinck · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Fábio Carille está de volta ao SC Corinthians. Seis meses após sair do clube para treinar o Al-Wehda da Arábia Saudita, o treinador de 45 anos volta à equipa em que foi campeão brasileiro, na temporada passada. Quando saiu do “Timão”, o discurso do técnico era de que precisava de novos desafios na carreira. É claro que, na verdade, a parte financeira pesou na sua decisão de deixar o Corinthians e não há nenhum problema com isso. Se no contrato existe uma cláusula de rescisão, essa poderá ser acionada a qualquer momento por alguma das partes. No Brasil, geralmente são os clubes que a acionam. Ainda não estamos acostumados a ver os treinadores a pedir uma rescisão contratual.

Carille deixa o Al-Wehda na quinta posição da Primeira Liga Saudita, a oito pontos do líder Al-Hilal.

Agora, o treinador terá realmente um desafio pela frente. Na temporada em que foi campeão brasileiro, o Corinthians não tinha o melhor plantel do Brasil, mas possuía alguns jogadores interessantes, como o médio Rodriguinho, o central Balbuena, o lateral Guilherme Arana e o atacante Jô. Porém, todos estes atletas já não estão no clube e o atual elenco corintiano conseguiu, no limite, livrar-se da despromoção no Brasileirão deste ano. Muito pouco para o detentor do principal título nacional.

Fábio Carille com a taça de Campeão Brasileiro de 2017.
Fonte: corinthians.com.br

Com o plantel enfraquecido, o presidente corintiano, Andrés Sanchez, confirmou que irá procurar reforços. Fábio Carille agradecerá. Creio que a conversa da negociação entre os dois se baseou muito no planeamento do futebol do clube para 2019. Dificilmente Carille aceitaria retornar ao clube, onde tem grande prestígio e é acarinhado pelos adeptos, se não tiver material de qualidade em campo.

A contratação de Fábio Carille foi um “golo” marcado pela direção corintiana e apazigua um pouco as coisas com massa adepta. O treinador deve implementar na equipa o mesmo modelo de jogo que teve sucesso em 2017. O Corinthians tinha um padrão tático bem definido e explorava muito bem as jogadas de bola parada. A equipa não faziamuitos golos, mas também pouco sofria. Era cirúrgica e jogava de maneira pragmática. Alguns criticam esse estilo de jogo, mas o resultado foi positivo para os corintianos, é inegável. Carille fez bom uso do conhecimento e das “armas” à disposição. A próxima temporada deverá ser para “organizar a casa” e dar à equipa um modelo de jogo. É preciso que os adeptos tenham paciência, pois a situação financeira do clube é complicada e não devem chegar grandes contratações, mas, organizando o plantel e o clube, o retorno das grandes conquistas não tardará.

Foto de capa: Corinthians.com.br

César Mayrinck

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Luuk de Jong | O que poderia ter sido no Dragão sem lesões

A passagem de Luuk de Jong pelo FC Porto deixa uma sensação de que poderia ter sido muito mais marcante se as lesões não tivessem surgido pelo caminho. Apesar das dificuldades físicas que enfrentou, o avançado neerlandês demonstrou qualidades que justificavam a confiança depositada nele e que faziam acreditar num contributo importante para a equipa azul e branca. Luuk de Jong é um ponta de lança com características muito próprias. A sua capacidade de jogar de costas para a baliza, a força no jogo aéreo, o sentido de posicionamento e a eficácia na finalização fazem dele um avançado capaz de resolver jogos e oferecer soluções diferentes no ataque. Num clube como o FC Porto, habituado a lutar por títulos e a competir ao mais alto nível, estas qualidades poderiam ter sido fundamentais, sobretudo nos momentos em que a equipa precisava de alguém capaz de transformar cruzamentos e oportunidades em golos.

Miguel Costa · 2 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.