Invicto há vinte jogos, Palmeiras pode ser campeão brasileiro na próxima rodada

- Advertisement -

A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, comandado por Luiz Felipe Scolari, está a cinco pontos do segundo colocado e está muito perto do seu décimo título nacional. Nos 35 jogos do Campeonato, foram 20 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. Já são vinte partidas de invencibilidade, maior sequência invicta na era dos pontos corridos no país.

Apesar do empate (1-1) com o lanterna do Campeonato (Paraná) na última jornada, o “verdão” manteve a distância de cinco pontos para o segundo classificado, que, com a derrota do Internacional para o Botafogo por 1-0, é o Flamengo.

Nos três últimos jogos, o Palmeiras enfrentará o América Mineiro, Vasco e Vitória, curiosamente, três equipas que lutam contra o rebaixamento na competição. O Flamengo, por sua vez, ainda sonha com o título do Brasileirão. Para isso, necessita de ganhar todos os seus jogos e que o Palmeiras perca, pelo menos, dois dos três que faltam.

Na próxima jornada, um empate ou derrota do Flamengo, somado a uma vitória do Palmeiras, dá o título do Campeonato Brasileiro ao “verdão” com duas rodadas de antecedência.

 

Classificados para a Libertadores da América

Já estão quase definidos os clubes brasileiros que irão disputar a Copa Libertadores da América 2019: o Cruzeiro, que garantiu vaga pela Copa do Brasil; Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grémio e São Paulo. Ainda há, no entanto, uma vaga em aberto no Campeonato Brasileiro, disputada por Atlético Mineiro, Atlético Paranaense e Botafogo.

Disputa de bola entre o atacante Leandro Pereira e o central Geromel
Fonte Grêmio FBPA

Com 53 pontos na competição, o Atlético Mineiro é o que está mais próximo da sétima vaga. Já as demais equipas que ainda têm chances, terão de ganhar seus próximos três jogos e torcer para mais de um deslize da equipa mineira.

Vale lembrar que o quinto e o sexto colocado do Brasileirão são classificados para a pré-libertadores, ou seja, não entram diretamente na fase de grupos da competição continental.

 

Luta contra a Despromoção

Na parte de baixo da tabela, a disputa está ainda mais acirrada. Somente o Paraná Clube está matematicamente rebaixado para Série B. Vitória, Chapecoense, América Mineiro, Ceará, Sport e Vasco estão na luta para escapar à descida de divisão. Três desses, além do Paraná, disputarão a “segundona” no próximo ano.

Corinthians e Fluminense também têm chances de ser despromovidos, apesar de, matematicamente, as possibilidades serem remotas. Já o Vitória, Chapecoense e América Mineiro, que estão na zona de despromoção, além de ganhar as suas partidas, precisam de torcer pela derrota dos rivais para sair da zona de perigo da tabela.

A luta contra a despromoção irá, provavelmente, até o fim do Campeonato e na penúltima jornada haverá um confronto direto entre Chapecoense e Sport. Quem perder esse confronto, será, possivelmente, um dos despromovidos.

Mesmo com o campeão quase definido, o Campeonato Brasileiro ainda guarda fortes emoções para as últimas três jornadas. As vagas de classificação para a Libertadores e de despromoção para a Série B ainda estão em aberto e muita coisa pode acontecer. Para muitos clubes, a partir de agora, cada jogo será uma final.

 

Foto de capa: SE Palmeiras

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta aponta o dedo à arbitragem após a goleada sofrida contra o Atlético Madrid: «É por isso que temos de lutar contra tudo...

Joan Laporta já reagiu à derrota do Barcelona contra o Atlético Madrid na Taça do Rei. Arbitragem e campo em más condições na mira dos presidentes culés.

Willian acredita num Benfica campeão e elogia José Mourinho: «Só tenho coisas boas a dizer dele. Foi o melhor treinador que tive»

Willian analisou o passado com José Mourinho, ao serviço do Chelsea. O extremo brasileiro deixou muitos elogios ao treinador português.

Fernando Santos partilha sonho para o Mundial: «Que Portugal possa ser campeão do mundo»

O antigo selecionador Fernando Santos revelou que acredita que Portugal pode vencer o Mundial 2026, apesar de enfrentar seleções de grande qualidade.

3 treinadores portugueses apontados ao Atlético Mineiro nas últimas horas

O Atlético Mineiro continua a procurar um novo treinador para render Jorge Sampaoli. Três portugueses foram apontados ao cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

PSG chega aos 100 milhões de euros para dar mais concorrência a João Neves e Vitinha no meio-campo

O PSG quer reforçar o meio-campo com mais um elemento. Carlos Baleba, médio do Brighton, está na lista do emblema parisiense.

Amora antecipa final do Mundial 2026 e vitória de Portugal com golo de Cristiano Ronaldo na final

O Amora assinalou o Dia Mundial da Rádio. Pedro Teixeira, Joaquim Marques e Gustavo Barros relataram jogos, inclusive a final do Mundial 2026.

Eis os onzes oficiais do Santa Clara x Benfica da Primeira Liga

O Santa Clara recebe o Benfica na 22.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.