Invicto há vinte jogos, Palmeiras pode ser campeão brasileiro na próxima rodada

- Advertisement -

A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras, comandado por Luiz Felipe Scolari, está a cinco pontos do segundo colocado e está muito perto do seu décimo título nacional. Nos 35 jogos do Campeonato, foram 20 vitórias, 11 empates e apenas quatro derrotas. Já são vinte partidas de invencibilidade, maior sequência invicta na era dos pontos corridos no país.

Apesar do empate (1-1) com o lanterna do Campeonato (Paraná) na última jornada, o “verdão” manteve a distância de cinco pontos para o segundo classificado, que, com a derrota do Internacional para o Botafogo por 1-0, é o Flamengo.

Nos três últimos jogos, o Palmeiras enfrentará o América Mineiro, Vasco e Vitória, curiosamente, três equipas que lutam contra o rebaixamento na competição. O Flamengo, por sua vez, ainda sonha com o título do Brasileirão. Para isso, necessita de ganhar todos os seus jogos e que o Palmeiras perca, pelo menos, dois dos três que faltam.

Na próxima jornada, um empate ou derrota do Flamengo, somado a uma vitória do Palmeiras, dá o título do Campeonato Brasileiro ao “verdão” com duas rodadas de antecedência.

 

Classificados para a Libertadores da América

Já estão quase definidos os clubes brasileiros que irão disputar a Copa Libertadores da América 2019: o Cruzeiro, que garantiu vaga pela Copa do Brasil; Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grémio e São Paulo. Ainda há, no entanto, uma vaga em aberto no Campeonato Brasileiro, disputada por Atlético Mineiro, Atlético Paranaense e Botafogo.

Disputa de bola entre o atacante Leandro Pereira e o central Geromel
Fonte Grêmio FBPA

Com 53 pontos na competição, o Atlético Mineiro é o que está mais próximo da sétima vaga. Já as demais equipas que ainda têm chances, terão de ganhar seus próximos três jogos e torcer para mais de um deslize da equipa mineira.

Vale lembrar que o quinto e o sexto colocado do Brasileirão são classificados para a pré-libertadores, ou seja, não entram diretamente na fase de grupos da competição continental.

 

Luta contra a Despromoção

Na parte de baixo da tabela, a disputa está ainda mais acirrada. Somente o Paraná Clube está matematicamente rebaixado para Série B. Vitória, Chapecoense, América Mineiro, Ceará, Sport e Vasco estão na luta para escapar à descida de divisão. Três desses, além do Paraná, disputarão a “segundona” no próximo ano.

Corinthians e Fluminense também têm chances de ser despromovidos, apesar de, matematicamente, as possibilidades serem remotas. Já o Vitória, Chapecoense e América Mineiro, que estão na zona de despromoção, além de ganhar as suas partidas, precisam de torcer pela derrota dos rivais para sair da zona de perigo da tabela.

A luta contra a despromoção irá, provavelmente, até o fim do Campeonato e na penúltima jornada haverá um confronto direto entre Chapecoense e Sport. Quem perder esse confronto, será, possivelmente, um dos despromovidos.

Mesmo com o campeão quase definido, o Campeonato Brasileiro ainda guarda fortes emoções para as últimas três jornadas. As vagas de classificação para a Libertadores e de despromoção para a Série B ainda estão em aberto e muita coisa pode acontecer. Para muitos clubes, a partir de agora, cada jogo será uma final.

 

Foto de capa: SE Palmeiras

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Desejado por José Mourinho: Real Madrid toma decisão de recontratar médio

O Real Madrid quer recontratar Nico Paz. Merengues tomaram a decisão de ativar cláusula de recompra, que é de 9 milhões de euros.

Tim Sparv oficializado como novo treinador do Mafra: «O projeto entusiasma-me»

O finlandês Tim Sparv é o novo treinador principal do CD Mafra. O técnico sucede a Orest Shala no comando da equipa.

Sporting não conta com Giorgi Kochorashvili e pode ser transferido para equipa treinada por português

Giorgi Kochorashvili não entra nas contas do Sporting para a próxima temporada. O Levante, onde o georgiano já jogou, quer recontratar o médio.

Marco 09 oficializa Milton Mendes como novo treinador

O treinador Milton Mendes assumiu o comando técnico do AD Marco 09. A equipa anunciou o novo técnico nas suas redes sociais.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto continua no mercado e quer mais um ponta de lança além de André Silva

O mercado de pontas de lança do FC Porto não está fechado. Além de André Silva, dragões querem mais um jogador para a posição.

André Clóvis presente: Eis o completo 11 do Ano da Segunda Liga

Já é conhecido o 11 do Ano da Segunda Liga 2025/26. André Clóvis (Académico de Viseu) foi o último nome a ser divulgado.

Solly March deixa o Brighton em final de contrato: «Foi uma honra vestir esta camisola»

Brighton oficializou a saída de Solly March que estava em final de contrato. O jogador também já se despediu do clube nas suas redes sociais.