Liga Brasileira: Mexidas

brasileirao

Nem de propósito, ainda hoje ao almoço comi um “mexidão” de ovo, com salsichas e cebola. Ótimo para desenrascar. Não pensem que sou preguiçoso (só às vezes). Consigo fazer pratos bem mais elaborados. Mas as mexidas a que me refiro no título têm que ver com as chamadas chicotadas psicológicas no futebol brasileiro. Apenas seis (!) técnicos permaneceram na mesma posição desde o início do campeonato, que conta já com 19 jornadas. Portanto, exatamente metade. É um número muito grande de despedimentos, idas de um lado para o outro, enfim. Todos os condimentos para que estes ovos mexidos tenham consistência. Algo que no futebol português também não é propriamente novo, nem inverosímil.

Bom, vamos começar pelos treinadores sobreviventes. Tite, do Corinthians, que conta já com um currículo invejável e que é o técnico com mais anos seguidos de um clube no Brasileirão, atualmente. Desde 2011, Tite venceu um Brasileirão, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Fala-se muito dele para comandar a seleção principal do Brasil. Veremos, num futuro próximo.

Depois, vem Levir Culpi, do Atlético Mineiro. Vem fazendo um bom trabalho à frente do Galo. Esteve na liderança (no momento encontra-se na segunda posição) e tem o melhor ataque do campeonato, com 33 golos. Promete lutar pelo título. Logo a seguir, vêm Eduardo Baptista e Milton Mendes, de Sport Recife e Atlético Paranaense, respetivamente. Ambos estão a fazer um Brasileirão bastante decente, com aquilo que possuem. Depois ainda temos o caso do técnico da Chapecoense, Vinícius Eutrópio, que está a comandar a equipa do sul do país a uma prova discreta, mas eficiente. O clube encontra-se na nona posição. Na primeira metade da tabela, portanto. Por último, mas não menos importante, vem o treinador do Avaí. Este sim, caso mais singular, visto que os catarinenses – Estado de Santa Catarina – não estão a fazer uma prova tranquila: neste momento, encontram-se na décima sexta posição. A um ponto somente da linha de água. Porém, o clube confia nele e veremos se a união trará frutos no fim do Brasileirão 2015.

Os seis treinadores remanescentes(da esquerda para a direita): Levir Culpi, Tite, Eduardo Baptista, Milton Mendes, Vinicius Eutrópio e Gilson Kleina Fonte:  Infoesporte
Os seis treinadores remanescentes (da esquerda para a direita): Levir Culpi, Tite, Eduardo Baptista, Milton Mendes, Vinicius Eutrópio e Gilson Kleina
Fonte: Infoesporte

Portanto, à exceção destas equipas, todas as outras efetuaram mudanças de treinador. O Vasco da Gama e o Joinville, por exemplo, já vão no terceiro técnico. Algo que aconteceu no ano passado, por exemplo, com o Penafiel. Os dois últimos classificados da prova não conseguiram encontrar um caminho regular de êxitos e andam de mãos dadas na fuga – mais parece uma ida – à despromoção. O Flamengo, que tem feito alguns bons resultados, anunciou agora um novo técnico: o experientíssimo Osvaldo de Oliveira, que já foi campeão em clubes como Corinthians e Vasco e que teve passagens positivas por Santos, Botafogo e Palmeiras, por exemplo. O próprio bicampeão Cruzeiro também trocou o treinador mais vencedor dos últimos anos no Brasil: Marcelo de Oliveira não resistiu ao início tenebroso de campeonato da Raposa de Belo Horizonte e viu-se substituído no cargo pelo sempre polémico Vanderlei Luxemburgo. Só houve uma mexida, dentro destas, que não resultou em chicotada psicológica – foi a saída do nosso bem conhecido Argel Fucks do Figueirense diretamente para o Internacional de Porto Alegre.

Mexidas com razão, outras nem tanto, técnicos que nem chegam a fazer uma dezena de jogos. Parece mesmo de mente latina – e incluo, como sempre, não só Américas, mas também Portugal, Espanha, Itália e Grécia – a ideia dos resultados imediatos. Costuma dizer-se que quem está mal muda-se. Infelizmente é mais fácil trocar de treinador do que de cargos na direção. O que faz com que estes “mexidos” estejam muitas vezes fora do prazo de validade.

Foto de Capa: itatiaia.com.br

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.