O impacto de Jorge Jesus no futebol brasileiro

- Advertisement -

Ao fim de 30 jornadas, o Clube de Regatas do Flamengo surge na liderança do Campeonato Brasileiro Série A, com 71 pontos conquistados (mais oito do que o segundo classificado, a Sociedade Esportiva Palmeiras). A formação carioca segue invicta há 17 encontros e, à medida que se aproxima o término da prova (faltam ser disputadas oito partidas), aumenta a probabilidade de ser o emblema rubro-negro a conquistá-la, algo que já não acontece há dez anos.

Ora, o sucesso granjeado pelo Fla é, em grande medida, resultado do trabalho desenvolvido por Jorge Jesus (e sua equipa técnica)  que, dentro de campo, se tem vindo a insurgir contra muitas das vozes críticas que se fizeram ouvir à sua chegada.

Este Jesus não faz milagres, mas ajuda…e muito!

Dos números, que falam por si, à aposta na formação:

Para se compreender o mérito de Jorge Jesus nesta campanha do Fla, é preciso estabelecer-se um paralelismo entre o período anterior e o ulterior à sua chegada. Atente-se, por isso, nalguns dados do desempenho do clube. O emblema do Rio de Janeiro possui o melhor ataque do Brasileirão, totalizando 64 golos marcados (mais 12 que o Grêmio, a segunda equipa mais concretizadora da prova) e é, por outro lado, a terceira melhor defesa, com um total de 25 golos consentidos. Ora, até à décima jornada (altura em que Jesus assumiu o comando técnico da equipa) o Mengão marcava, em média, (1,5) golos por jogo. Porém, a partir daí, o Flamengo passou a registar uma média de (2,45) golos por encontro, na Série A; também a nível defensivo se registaram melhorias, com a vinda do técnico de 65 anos. Assim, há que destacar o facto de o conjunto carioca passar a sofrer menos golos – uma média de (0,8) por partida, inferior à registada durante as primeiras nove partidas (0, 9).

Neste sentido, um dos fatores que ajuda a explicar estas melhorias prende-se com a capacidade que JJ teve de potenciar a valia individual abundante no plantel. Atente-se, por exemplo, ao caso de Arrascaeta, que é hoje um dos jogadores mais influentes no ataque do Fla: autor de 11 golos e nove assistências em 17 encontros do Brasileirão, o seu rendimento melhorou significativamente, desde que o português, natural da Amadora, comanda a equipa – totaliza 11 golos e sete assistências, em 13 jogos, sob orientação de Jesus.

Giorgian de Arrascaeta está a justificar o investimento avultado que implicou a sua contratação e é hoje uma das figuras do Flamengo
Fonte: Marcelo Cortes/CR Flamengo

Num outro prisma, e se a valorização de jovens é muitas vezes apontada como sendo o «calcanhar de Aquiles» do técnico sexagenário, o que dizer da aposta reiterada no «miúdo» Reinier Jesus (tem sido utilizado em, praticamente, todos os jogos da Série A), jovem de 17 anos de quem o português não prescindiu nesta fase da época – o médio não foi dispensado para representar a seleção brasileira de sub-17, que se encontra a disputar o Mundial. Relativamente a esta matéria, e à margem da conferência de imprensa realizada após o encontro da 24ª. jornada ante o Atlético Mineiro, Jorge Jesus asseverou estar preparado para lançar, de forma gradual, alguns talentos oriundos da formação do Fla:

“(…) Tem-se falado muito no Reinier, mas acredito que o Vinícius, a quem dei alguns minutos hoje, dentro de pouco tempo será um primeiro volante de grande categoria (…) temos acompanhado as categorias de base, desde que chegámos. O Flamengo foi campeão nacional sub-17, tem talentos importantes (…) acreditamos muito neles”.

Em jeito de conclusão, não há dúvida de que Jorge Jesus tem deixado a sua marca no Brasil. A qualidade exibicional apresentada pelo seu Fla (conjugação de um futebol intenso e bonito de se ver) tem merecido elogios por parte da crítica desportiva do País Irmão e dos torcedores (de vários clubes), mas mais que isso, tem contribuído para elevar o nome de Portugal no estrangeiro.

Foto de Capa: Clube de Regatas do Flamengo

Revisto por: Jorge Neves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani pode vir a ser embaixador no Cazaquistão e não afasta regresso ao futebol

Nani seria um apoio para o crescimento e projeção do Aktobe, do Cazaquistão, e ainda não tomou uma decisão sobre um possível regresso aos relvados.

Lorenzo Lucca decide o seu futuro nas próximas horas

Na passada terça-feira, Lorenzo Lucca pediu 48h para tomar uma decisão sobre uma possível transferência para o Nottingham Forest e está perto de dar o 'sim'.

Onde ver o Villarreal x Real Madrid que antecede jogo dos merengues com o Benfica?

O Villarreal recebe o Real Madrid na 21.ª jornada da La Liga. Jogo coloca frente a frente duas equipas no pódio da tabela.

Onde ver o Arouca x Sporting da 19ª jornada da Primeira Liga?

O Arouca recebe o Sporting na 19.ª jornada da Primeira Liga. Jogo antecede encontro importante da Champions League dos leões.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido quanto o Sporting vai poupar com a rescisão de Jeremiah St. Juste

O Sporting e Jeremiah St. Juste já chegaram a acordo para a rescisão de contrato. Leões poupam um milhão de euros em salários.

Eis o salário que Rafa Silva vai auferir no regresso ao Benfica

Rafa Silva vai regressar ao Benfica. Avançado português vai receber valores próximos aos que auferia na passagem anterior pelas águias.

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva: eis o motivo

Rui Costa aprovou o regresso de Rafa Silva ao Benfica neste mercado, depois de um ano e meio ao serviço do Besiktas.