O que falta ao treinador brasileiro?

Cabeçalho Liga Brasileira

Ao longo de alguns artigos, que tive o prazer de digitar para esta casa, fui abordando o tema, que dá voz ao título, ao de leve. Porém, aprofundá-lo-ei. Pois que carece de ser desenvolvido. O técnico de futebol brasileiro dos dias azafamados de hoje ainda é visto como o modelo a ser seguido por (quase) todos os seus pares de outros países? Ou estará já ultrapassado? Se a resposta a esta última pergunta for sim – também é a minha opinião, de uma maneira geral, claro – temos de escrutinar as causas para isso acontecer. E o que é necessário, então, fazer, para que o técnico brasileiro volte à ribalta?

Bom, primeiro organizar melhor o calendário do Brasileirão. Parece uma medida pífia, à primeira vista. Mas não é. Sem tempo para preparar as equipes e com jogos em cima uns dos outros, o técnico do Brasileirão não terá a décalage necessária para implementar as ideias. As equipas ficam mais cansadas e perde o espetáculo. Falo em particular do Brasileirão porque, infelizmente, hoje em dia os técnicos brasileiros não estão presentes em nenhum grande campeonato do mundo, tirando o do seu próprio país. Assim, os campeonatos nacionais, qualquer um deles, tornam-se um cartão-de-visita para outros olhos, de outras nações. E se o cartão-de-visita é negativo, o cliente não volta. E não contrata.

Tite foi chamado a acordar o gigante adormecido. Fonte: Goal.com
Tite foi chamado a acordar o escrete, um gigante adormecido
Fonte: Goal.com

É difícil implementar isto. Tal como em Portugal. São países muito parecidos neste aspeto. Somos países de 8, ou 80. Mas que a mudança substancial de calendarização tem de ser feita no Brasil – tanto para proteger o jogador, como o treinador e o próprio torcedor – sobre isso não há dúvidas.

Segundo: mudanças táticas. Tite, como escrevi há dias, caro leitor, é, de facto, o único autóctone capaz de segurar o leme deste pesado barco. Pelo menos tenta atualizar-se. Vem à Europa tirar cursos. Está perto de outros pares competentes e procura saber. No fundo, procura saber. Era aquilo que o treinador brasileiro antes tinha, mas começou a dar como adquirido. Acontece a quem ganha muito: chama-se soberba.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe retira oferta por Kerem Akturkoglu, Benfica suspende negociações e o negócio está em risco de cair

A transferência de Kerem Akturkoglu para o Fenerbahçe está em risco de cair. Turcos retiraram a oferta e o Benfica reagiu. O negócio complicou-se com estas mudanças inesperadas.

Landerson oficializado como novo reforço do Moreirense

O Moreirense oficializou a chegada de Landerson. Avançado brasileiro chega a Portugal proveniente dos sub-20 do Fortaleza e vai fazer a primeira época fora do Brasil na carreira.

Rio Ave fecha contratação de novo avançado por 600 mil euros

O Rio Ave garantiu a contratação de Dario Spikic. Avançado de 26 anos vai chegar proveniente do Dínamo Zagreb e reforçar as opções às ordens de Sotiris Silaidopoulos.

Henrique Arreiol confirma saída do Sporting e deixa mensagem de despedida: «É o dia de dizer adeus»

Henrique Arreiol confirmou a saída do Sporting. Médio deixou mensagem de despedida nas redes sociais e está a caminho do Legia Varsóvia.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto é um dos 3 clubes de topo interessados em contratar Giovanni Fabbian ao Bolonha

Giovanni Fabbian foi um dos destaques do Bolonha nas últimas duas épocas. FC Porto perguntou pelo médio italiano.

AS Roma faz proposta de 23 milhões de euros por descarte de Ruben Amorim no Manchester United

A AS Roma entrou na corrida por Jadon Sancho com força. Giallorossi com proposta superior aos 23 milhões de euros pelo jogador do Manchester United. A sua colocação no mercado é encarada como prioritária.

Treinador do Wolfsburgo comenta interesse do Benfica em Mohamed Amoura

O Benfica está muito interessado em contratar Mohamed Amoura. Paul Simonis, treinador do Wolfsburgo, foi questionado quanto à possível saída do jogador.