Os 5 pontos-chave da Liga Brasileira: o resumo de 2020/21

5.

A corrida pelo título – A luta pelo primeiro lugar é, inevitavelmente, o maior destaque de qualquer campeonato, e na Liga Brasileira essa luta ganhou diversos candidatos ao longo da temporada. De um modo geral podemos destacar quatro clubes: São Paulo FC, CR Flamengo, SC Internacional, e CA Mineiro.

SC Internacional e CR Flamengo foram aqueles que chegaram até ao último minuto da última jornada para decidir quem levaria a melhor. Ambos os clubes tiveram épocas de altos e baixos. O SC Internacional começou muito bem o campeonato. Liderado por Eduardo Coudet, a equipa apresentava um bom futebol e seguia nos primeiros lugares da tabela. Em novembro de 2020 o treinador argentino acabou por sair para o RC Celta de Vigo e a forma decaiu. O veterano, Abel Braga, regressou pela sétima vez ao Beira-Rio e recolocou o “Colorado” em zonas privilegiadas. O CR Flamengo, podemos considerar que teve alguns problemas de identidade. Depois do estrondoso sucesso de Jorge Jesus, o campeão brasileiro manteve os jogadores e trouxe Domènec Torrent, antigo treinador-adjunto de Pep Guardiola, sem grande sucesso. Rogério Ceni substituiu o espanhol no cargo e devolveu os bons resultados (e título) ao “Mengão”.

São Paulo FC e CA Mineiro acabaram por não fazer parte da discussão do título até ao fim. O primeiro, consolidou-se na primeira metade do campeonato como um líder destacado com alguns pontos de avanço e a certo momento foi mesmo considerado o principal favorito à vitória final. A segunda volta foi verdadeiramente antagónica, uma imagem muito pobre com uma sequência de resultados menos positivos e consequente queda para o quarto lugar da tabela. Quanto ao CA Mineiro, esteve muito abaixo das expectativas. Ainda que tenha sido uma das equipas mais regulares e consistentes do Brasileirão – no qual, na prática, ninguém foi – pedia-se mais a um conjunto no qual foi investido tanto dinheiro. Recheada de estrelas e com o irreverente Jorge Sampaoli ao leme, o “Galo” não conseguiu chegar ao título e não foi além do terceiro lugar.

Gabriel Henriques Reis
Gabriel Henriques Reishttp://www.bolanarede.pt
Criado no Interior e a estudar Ciências da Comunicação, em Lisboa, no ISCSP. Desde cedo que o futebol foi a sua maior paixão, desde as distritais à elite do desporto-rei. Depois de uma tentativa inglória de ter sucesso com os pés, dentro das quatro linhas, ambiciona agora seguir a vertente de jornalista desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões testam defesa menos batida da Liga | Famalicão x Sporting

Após a derrota no clássico frente ao FC Porto, o Sporting viaja ao Minho e precisa dos três pontos para não deixar fugir o líder.

Bruno Lage explica declaração sobre o mercado de verão e garante que a mensagem não tinha destinatário: «Não há ninguém em específico»

Bruno Lage explicou a declaração proferida na antevisão do encontro sobre o facto de ter sido ouvido apenas neste mercado de verão.

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Tomás Araújo na lateral foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia...

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz depois do empate do Benfica contra o Santa Clara.

Jorge Jesus elogia jogadores do Al Nassr: «Estou muito feliz com o grupo»

Jorge Jesus deixou muitos elogios para o plantel do Al Nassr. O técnico falou da qualidade da equipa antes do confronto com o Al Kholood.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho emprestado pelo Farense ao Gençlerbirligi da Turquia

O Gençlerbirligi confirmou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português foi emprestado pelo Farense até ao final da época.

As 6 (ou 7) ausências confirmadas do Sporting para o embate complicado em casa do Famalicão

O Sporting continua a acumular baixas para o duelo diante do Famalicão. Há seis nomes de fora para Rui Borges e um sétimo em dúvida que aumentam dores de cabeça

Anthony Martial confirmado como reforço do Monterrey do México

O Monterrey oficializou a contratação de Anthony Martial. O avançado francês deixou o AEK a título definitivo.