Brasileirão ao rubro | Quem vai levantar o troféu?

    O Brasileirão é, por norma, um campeonato extremamente competitivo. Geralmente, o campeão perde mais pontos do que aquilo que acontece nos principais campeonatos europeus e há sempre a sensação de que qualquer equipa pode bater o pé às demais, independentemente da diferença que possa existir nos plantéis de uma e outra.

    No entanto, tudo dava a entender que este ano a história seria bem diferente. O Botafogo FR começou a prova a todo o gás e cavou, desde cedo, um fosso considerável para o segundo lugar. Após 12 jornadas, o clube da ‘Estrela Solitária’ era líder com 30 pontos, mais sete que o segundo classificado (Grémio FPA). Depois, Luís Castro decidiu abraçar um projeto no outro lado do Mundo e algumas coisas mudaram, mas não de imediato.

    Claudio Caçapa assumiu de forma interina o cargo de treinador e registou três vitórias em três jogos, deixando a Bruno Lage um ‘Fogão’ ainda mais líder. À 15.ª jornada, o Botafogo seguia disparado no primeiro posto do Brasileirão, com uma vantagem de 12 pontos sobre o Flamengo, que ocupava o segundo lugar. Lage não foi feliz no Rio de Janeiro e acabou demitido passadas apenas 10 jornadas. O empate em casa perante o Goiás EC, orientado por Armando Evangelista, foi a gota de água para John Textor (e não só). Contudo, mesmo com um registo pontual bastante pobre, juntamente com a eliminação da Taça Sul-Americana diante do CSD Defensa y Justicia, o português deixou o cargo com o Botafogo na liderança, beneficiando de uma vantagem de sete pontos para o Red Bull Bragantino, treinado por Pedro Caixinha.

    Daí para cá, o ‘Fogão’ nada mais fez do que apenas acentuar a sua crise no Brasileirão. O início promissor de Lúcio Flávio – duas vitórias em dois jogos fora de casa – levou até Marçal a dizer publicamente que a equipa tinha voltado a «fazer arroz com feijão». No entanto, parece que rapidamente acabou-se o arroz (ou o feijão). Seguiram-se dois empates e quatro derrotas, das quais destacam-se o duplo 3-4, em casa, contra a SE Palmeiras e o Grémio. Dois jogos que espelham na perfeição o que tem sido este Brasileirão: caótico, apaixonante e imprevisível. Com 33 partidas disputadas, o Botafogo ocupa agora a segunda posição o e está a dois pontos do Palmeiras, mas é a única equipa que depende apenas de si para ‘levantar o caneco’ (o Palmeiras tem mais um jogo realizado).

    Até ao final da prova, e já com o técnico brasileiro Tiago Nunes no comando, o Botafogo vai a casa do Fortaleza EC, do Coritiba FC e do SC Internacional. No Rio, os alvinegros vão receber o Santos FC e o Cruzeiro EC.

    Endrick Palmeiras
    Fonte: SE Palmeiras

    O ‘Verdão’, que é campeão em título e líder à condição, tem feito uma excelente recuperação na tabela classificativa. A vitória com contornos dramáticos e heróicos, por 4-3, no Estádio Olímpico Nilton Santos, perante o Botafogo, deu à turma de Abel Ferreira um boost extra para o que resta da temporada. Embalados pelo prodígio Endrick, os palmeirenses bem que podem acreditar no bicampeonato. O atual plantel do Palmeiras está longe de fazer jus àquilo que foi conquistado nos últimos anos, mas Abel Ferreira continua a ter à sua volta uma aura vitoriosa. Aliás, no Brasil, e em jeito de brincadeira, há quem diga que o treinador português fez um pacto com o diabo.

    A verdade é que com ou sem pacto, e ao contrário daquilo que acontece com o Botafogo, o Palmeiras tem sabido reerguer-se nos momentos mais difíceis, fazendo-me acreditar que, nesta altura, é a equipa com maior capacidade de lidar com a típica pressão inerente à reta final de um campeonato.

    O gigante brasileiro esteve mais de um mês sem conseguir uma única vitória (seis jogos), mas nos últimos sete encontros, o ‘Verdão’ venceu seis e perdeu apenas um. Pelo meio, goleou o rival São Paulo, por 5-0, no Allianz Parque. A fim de mudar o rumo dos acontecimentos, Abel Ferreira adaptou a equipa a um 5-3-2 e os resultados têm sido francamente positivos, desde então. Até ao final do campeonato, o Palmeiras vai a casa do Fortaleza e do Cruzeiro, e ainda recebe o Fluminense FC e o América-MG FC.

    Como referi acima, o campeão em título não depende apenas de si para confirmar nova conquista do Brasileirão, mas é difícil de acreditar que o Botafogo não vai voltar a escorregar. Vencendo os seus quatro jogos, Abel Ferreira e o Palmeiras terão muito provavelmente motivos para festejar novamente.

    Se me dissessem, ainda antes do início do Brasileirão, que o Botafogo estaria nesta altura a lutar ativamente pelo título, eu acharia uma barbaridade, é verdade. Mas, e o que dizer do Red Bull Bragantino? A equipa orientada pelo português Pedro Caixinha tem feito uma época notável. Com 59 pontos, fruto de 16 vitórias, 11 empates e apenas 6 derrotas, em 33 jogos, o ‘Massa Bruta’ é o atual terceiro colocado do Brasileirão. Vencendo o jogo em atraso, o Bragantino cola-se ao Palmeiras na primeira posição. 

    O clube do Estado de São Paulo tem impressionado pela consistência. É a formação com menos derrotas no campeonato, a segunda equipa menos batida e a terceira com melhor diferença de golos. O apuramento para, no mínimo, as pré-eliminatórias de acesso à fase de grupos da Libertadores está praticamente garantido, mas o objetivo é assegurar a qualificação direta, ou seja, uma das primeiras quatro posições.

    No entanto, duas coisas são já certas: a primeira é que a equipa de Pedro Caixinha irá acabar numa posição muito acima daquela em que terminou na temporada anterior (14.º lugar). A outra é que, desde que há este formato de pontos corridos no futebol brasileiro, esta é já a melhor pontuação de sempre do clube. Ainda faltam cinco jogos para o ‘Massa Bruta’ terminar o campeonato, mas o caráter histórico desta campanha sob liderança de Pedro Caixinha já ninguém poderá negar. Há margem para sonhar com o título.

    Até ao final, o Bragantino vai medir forças com o CR Flamengo (fora), Internacional (fora), Fortaleza (casa), Coritiba FC (casa) e CR Vasco da Gama (fora).

    O Grémio de Suarez é um dos candidatos ao Brasileirão
    Fonte: Grémio FPA

    Falando em surpresas, o Grémio é outra equipa do Brasileirão que merece um verdadeiro destaque. Começou muito bem o campeonato, é sobejamente conhecido como um grande do futebol brasileiro e até tem Luis Suárez no plantel, mas é preciso não nos esquecermos de que o clube de Porto Alegre andou pela Série B na temporada passada.

    Talvez não esteja a ser dado o devido reconhecimento, mas a verdade é que Renato Gaúcho tem feito uma temporada fantástica no comando do tricolor, pelo menos no que ao campeonato diz respeito. De acordo com os dados do Transfermakt, o Grémio começou a temporada como o 14.º plantel mais valioso do futebol brasileiro. Assim como nos casos de Botafogo e RB Bragantino, tanto a presença do Grémio na parte cimeira da tabela quanto a séria possibilidade de vencer o campeonato são surpreendentes a todos os níveis. Aliás, não fosse a derrota algo inesperada na última jornada, em casa, perante o SC Corinthians, e a equipa de Renato Gaúcho estava em igualdade pontual com o Palmeiras na liderança.

    Quem tem contribuído significativamente para esta fantástica campanha do Grémio no Brasileirão é Luis Suárez. O experiente avançado voltou recentemente a ser convocado para a seleção uruguaia, refletindo o bom momento que atravessa ao serviço do tricolor. Leva já 14 golos e 10 assistências no campeonato. Em toda a temporada, são já 26 remates certeiros e 16 passes para golo.

    O calendário do Grémio não é nada fácil, pelo que será difícil imaginar um registo perfeito até ao final. A equipa de Renato Gaúcho vai receber os aflitos Goiás e Vasco da Gama, e ainda terá de visitar o Atlético-MG e o Fluminense.

    Flamengo Atlético Mineiro
    Fonte: CR Flamengo

    E porque este Brasileirão está verdadeiramente equilibrado, é necessário estendermos este artigo até ao quinto e sexto classificados. Isto porque entre o primeiro e sexto, apenas cinco pontos separam as equipas. Números impressionantes, ainda mais para um final de época. Atlético-MG e Flamengo têm ambos 57 pontos, mas o clube carioca tem menos um jogo. O Flamengo, agora com Tite no comando técnico, tem desiludido bastante durante esta temporada, mas a verdade é que chega à última fase do campeonato com fortes probabilidades vencê-lo.

    É verdade que de entre os mais sérios candidatos ao título, o Flamengo é aquele que tem o calendário mais complicado, mas se nestes últimos cinco jogos a qualidade de jogo da equipa fizer jus ao talento individual nas mãos do ex-selecionador brasileiro, o ‘Mengão’ vai dar muito trabalho.

    RB Bragantino (casa), América-MG (fora), Atlético-MG (casa), Cuiabá EC (casa) e São Paulo FC (fora) são os desafios que a equipa de Tite terá de superar para sonhar com o título de campeão.

    Já o ‘Galo’, orientado por Luiz Felipe Scolari, não perde a esperança num pequeno milagre. Eduardo Coudet começou no comando técnico do Atlético-MG, mas um mau início de campeonato ditou a saída do argentino.

    Definitivamente, entre todas as equipas que ainda sonham com o título, o Atlético parece-me aquela que tem menos possibilidades de vencer. Com 34 jogos disputados, são cinco pontos de diferença para o primeiro lugar, quando ainda há equipas com apenas 33 partidas realizadas. Ao contrário de RB Bragantino, Botafogo e Grémio, a presença do Atlético-MG na parte cimeira da tabela não surpreende minimamente. A seguir ao Flamengo, é o ‘Galo’ que tem o melhor plantel de todo o futebol brasileiro.

    Apesar de haver Hulk, a grande estrela tem sido Paulinho. Após cinco temporadas de pouca utilização no Bayer 04 Leverkusen, o extremo de 23 anos regressou ao Brasil e tem dado cartas. Com 14 golos apontados, Paulinho lidera a lista de melhores marcadores do Brasileirão. Nos últimos cinco jogos, marcou seis golos. O bom momento garantiu-lhe mesmo a convocatória para a seleção brasileira, na mais recente lista de Fernando Diniz.

    À semelhança do Flamengo, o calendário da equipa de Scolari não tem nada de simpático. Os alvinegros vão receber Grémio e São Paulo e ainda terão de ir a casa do Flamengo e do EC Bahia.

    No fundo, fazer previsões desta reta final do Brasileirão é como dar um tiro no escuro. Ainda mais difícil é determinar quem merece ou não vencer. O Botafogo foi líder durante 30 jornadas consecutivas, mas já começou a sentir o peso do momento. O Palmeiras não convence a 100%, mas nunca tirou os olhos do primeiro lugar. RB Bragantino e Grémio têm brilhando contra todas as expectativas, enquanto Flamengo e Atlético-MG fazem-se valer dos seus plantéis de alto nível. O título será bem entregue, e para a história ficará um campeonato que teve de tudo.

    Como já dizia o ‘outro’: «o difícil não é chegar ao topo, mas permanecer lá».

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rúben Amorim explica ao Bola na Rede o porquê da saída de Morita ao intervalo

    Rúben Amorim analisou a vitória do Sporting frente ao Lille, relativa à primeira jornada da Champions League.

    Bruno Génésio responde ao Bola na Rede: «Sei que o Mandi pode jogar no meio, tem qualidades para isso, consegue defender»

    Bruno Génésio analisou a derrota do Lille frente ao Sporting, relativa à primeira jornada da Champions League.

    Manchester United ‘esmaga’ para a Taça da Liga Inglesa: eis os resultados

    O Manchester United recebeu e venceu o Barnsley por sete bolas a zero, em jogo relativo aos 16avos de final da Taça da Liga Inglesa.

    Rúben Amorim fala da lesão de Gonçalo e Inácio e assume: «Não foi um jogo brilhante da nossa parte»

    Rúben Amorim já reagiu ao triunfo do Sporting frente ao Lille, relativo à primeira jornada da Champions League.

    Tiago Santos: «O lance de Angel Gomes não era para segundo amarelo»

    Tiago Santos já reagiu à vitória do Sporting frente ao Lille, em jogo relativo à quinta jornada da Champions League.