Vem aí o Brasileirão

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

No próximo Sábado (13) começa o Campeonato brasileiro 2017, e assim como nos outros anos, é praticamente impossível apontar favoritos ao título, uma vez que pelo menos dez equipes têm plenas condições de figurar entre os primeiros colocados na competição. No entanto, analisando a preparação, elenco e investimentos dos times, é possível prever com certa segurança que dificilmente a taça ficará com um clube de fora do Sudeste brasileiro (São Paulo, Minas e Rio). Nesta semana que inicia o brasileirão, Atlético Mineiro e Flamengo (ambos campeões estaduais) estão um passo à frente das demais equipes, tanto pela qualidade do futebol mostrada neste início de ano quanto pela regularidade que vêm tendo diante os adversários.

Desde o final do ano passado (quando disputou o título até as últimas rodadas mas acabou na terceira colocação do brasileiro) o Flamengo tem mostrado um bom futebol. O técnico Zé Ricardo deu um estilo de jogo moderno ao time, priorizando a intensidade de jogo e os contra-ataques. Os meias Diego e William Arão e o atacante Guerrero têm sido os grandes destaques dessa equipe. Se o Flamengo manter o mesmo ritmo fará bonito no campeonato nacional.

Já o Atlético Mineiro, que tem um trio de ataque extremamente eficiente (Robinho, Luan e Fred), conseguiu acertar a parte criativa do time com a contratação do meia Cazares. Em 2017 o galo ainda não perdeu em casa, foi campeão mineiro e está classificado para as oitavas de final da Libertadores com uma rodada de antecedência. É sem dúvidas uma das equipes mais preparadas para a maratona de jogos que virá.

Festejos do 'galo' Fonte: Federação Mineira de Futebol
Festejos do ‘galo’
Fonte: Federação Mineira de Futebol

Mas além de Flamengo e Atlético Mineiro há outras duas equipes que merecem destaque por terem grande potencial de melhoras durante a competição: Grêmio e Palmeiras.

O Grêmio vem fazendo uma ótima campanha na Libertadores e está praticamente classificado para a próxima fase da competição, mas nos últimos meses caiu de rendimento, chegando ao ponto de ser eliminado do campeonato gaúcho pelo Novo Hamburgo, que é um clube pequeno e com pouca expressão no cenário nacional. Mas o ousado treinador Renato Gaúcho, junto ao bom elenco que possui, faz com que o imortal tenha condições de ser uma das grandes forças do futebol brasileiro em 2017, para isso, basta recuperar o bom futebol de outrora.

O Palmeiras, atual campeão nacional, tem o maior patrocínio do futebol brasileiro, além da maior arrecadação com ingressos e sócio-torcedores, consequentemente o melhor elenco. Entretanto, a campanha do time no estadual e na Libertadores não justificou os altos investimentos. Tal fato fez com que o treinador Eduardo Baptista fosse demitido e o velho conhecido Cuca contratado para o Posto neste mês de Maio. Cuca foi o treinador campeão com o time no ano passado, mas precisou sair do comando do clube por questões pessoais. Com o retorno dele, a expectativa é que a equipe volte a apresentar o bonito e eficiente futebol do ano passado.

Foto de Capa: CBF

Renato M. Mendes
Renato M. Mendeshttp://www.bolanarede.pt
Jornalista brasileiro apaixonado por Rock and roll, poesia e futebol. Desde criança tem no primeiro campeão mundial (Palmeiras) um amor irrestrito. Fascinado pelo mundo da bola, resolveu dedicar parte de seu tempo a fazer análises sobre o futebol de seu país, tendo sempre como horizonte a ética jornalística.                                                                                                                                                 O Renato escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico e todos os artigos são redigidos em português do Brasil.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica contesta 3 penáltis por marcar contra o Alverca: «Área. Falta. Segue»

O Benfica contestou a arbitragem do duelo contra o Alverca. Águias reclamam três penáltis por assinalar ao longo do jogo.

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quantas vezes é que íamos ser capazes de fazer isso aqui e a que velocidade? Aí entra...

Custódio Castro analisou a derrota do Alverca contra o Benfica. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «Durante a primeira parte perguntei a mim próprio se não estava a faltar Sudakov para dar continuidade...

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Alverca. O treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Prova dos nove no Dragão | FC Porto x Sporting

FC Porto e Sporting defrontam-se, esta segunda-feira, naquele que será, certamente, um dos jogos mais aguardados do ano, principalmente agora que todas as atenções podem ser viradas para o Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho compara Anísio Cabral a Didier Drogba mas avisa: «Vocês vão rir e vão-me chamar idiota mas o jogo de cabeça dele não...

José Mourinho falou sobre Anísio Cabral na conferência de imprensa. O técnico do Benfica abordou os problemas no jogo de cabeça do avançado e comparou-o a Didier Drogba.

José Mourinho: «Como é que é possível criar tanto, tanto, tanto e ter tantas dificuldades em fazer golos?»

José Mourinho analisou o desfecho do jogo. Benfica empatou 1-1 com o Alverca na jornada 21 da Primeira Liga.

Custódio Castro: «Com o clássico, o Benfica não poderia perder pontos com isso e queríamos jogar com essa parte mental do jogo»

Custódio Castro analisou o desfecho do jogo. Alverca perdeu com o Benfica por 2-1 na jornada 21 da Primeira Liga.