6 equipas que podem ser surpresas na Champions League

    A fase regular da Champions está prestes a começar e apesar do novo formato de liga, que beneficia claramente os mais fortes, esperamos continuar a ter histórias absolutamente utópicas dignas dos sonhos mais criativos e ambiciosos.

    A análise da plataforma Opta mostra as probabilidades que todas as equipas têm de chegar às fases mais adiantadas, tendo em conta o sorteio. Sporting tem a 14.ª maior hipótese de passar aos 16 avos de final enquanto o Benfica tem a 21.ª maior probabilidade.

    Contudo, quem poderão ser as equipas que podem escrever os seus nomes a tinta permanente na primeira edição da nova versão da competição milionária?

    Ranking Opta Champions
    Fonte: Opta
    Celtic

    O campeonato escocês já leva cinco jornadas e o Celtic ainda não só não perdeu pontos como manteve a sua baliza impenetrável, com um Old Firm Derby e uma eliminatória da taça pelo meio. Importante ainda salientar as vitórias a Manchester City e Chelsea na pré-temporada com um total de oito golos marcados.

    A equipa de Brendan Rodgers parte de um 4-3-3 em que projeta o lateral direito, seja ele Anthony Ralston ou Alistair Johnston e mete os extremos próximos da baliza. Já leva 14 golos na temporada distribuídos por 10 marcadores distintos, sempre com os nipónicos Reo Hatate, Kyogo Furuhashi e Daizen Maeda em evidência. É verdade que perderam a sua maior figura (Matt O’Riley saiu para o Brighton) mas o lugar parece estar bem entregue seja a Arne Engels ou a Luke McCowan.

    O sorteio da Champions foi bastante simpático, no que é possível tratando-se da maior competição do planeta, não é qualquer equipa que tem a “sorte” de poder receber no seu terreno três equipas do seu campeonato.

    Jogos do Celtic na Champions
    Fonte: UEFA

    Slovan Bratislava

    O Slovan Bratislava, campeão eslovaco teve que passar por quatro eliminatórias para chegar até aqui, tendo eliminado o campeão macedónio, FC Struga (6-3 agregado), o campeão esloveno, NK Celje (6-1 agregado), o campeão cipriota, APOEL Nicosia (2-0 agregado) e, surpreendentemente, o FC Midtjylland (4-3 agregado), campeão dinamarquês.

    Joga normalmente em 4-3-3 e tem um dos melhores avançados “desconhecidos” do futebol europeu. Falo de David Strelec, um ponta de lança que se destaca principalmente pela forma como se associa com a equipa, pela capacidade de ganhar tempo com bola, dado o seu poderio físico (pode ser muito importante para o contra-ataque) e pela inteligência que tem em se mover em espaços curtos. Tem ainda dois extremos de qualidade que fizeram formação no Manchester City, Vladimir Weiss e Róbert Mak. No meio-campo há o veterano inesgotável, Juraj Kucka.

    Acredito que possa pontuar nos jogos em casa, excluindo o Manchester City e as visitas até parecem algo atingíveis, até pela ida a Munique ser a última, onde o Bayern, se tudo correr como planeado, jogará para cumprir calendário.

    Jogos do Slovan Bratislava na Champions
    Fonte: UEFA
    PSV Eindhoven

    O campeão da Eredivisie terminou a época 23/24 com 91 pontos, 90 golos de diferença positivos e dois títulos. Tudo isto, para ainda conseguir manter o núcleo duro do plantel, apenas tendo deixado sair Jordan Teze para o Mónaco.

    A turma de Peter Bosz não para de golear e leva 20 golos em cinco jornadas do campeonato neerlandês. É uma equipa que privilegia a pressão alta, o jogo de cruzamentos para Luuk de Jong e tem sempre médios em zona de finalização. Os meus preferidos são a partir do flanco direito, de pé trocado, o extremo, Johan Bakayoko, também o médio que pode jogar a partir do corredor, Ismael Saibari, que tem uma bela relação com a baliza, e ainda o cérebro da equipa, o médio que mais e melhor pensa o jogo, Joey Veerman.

    Num dia feliz, a equipa de Roterdão tem capacidade para pontuar frente a qualquer um destes adversários, não obstante a sua notória dificuldade.

    Jogos do PSV na Champions
    Fonte: UEFA

    Pelo contrário, quem poderão ser as desilusões desta fase da Champions?

    Bayer Leverkusen

    Muitos apontarão o Bayer Leverkusen ao top-8 da Champions por ter Xabi Alonso, Wirtz ou Grimaldo e pela forma como destronou o Bayern Munique na Bundesliga passada, mas os problemas defensivos dos farmacêuticos têm estado bem visíveis neste início temporada. Leva seis golos sofridos em três jornadas e na supertaça, frente ao Estugarda, foram mais dois. Certamente passarão à próxima fase, mas avizinho mais dificuldades do que as que seriam de esperar.

    O calendário tem jogos bastante traiçoeiros desde a visita ao De Kuip, a Anfield ou ao Metropolitano. Recebe ainda as equipas de Milão e a turma de Pepijn Lijnders.

    Jogos do Leverkusen na Champions
    Fonte: UEFA
    Girona

    A época do Girona e mais concretamente, a Champions, dependerá se Michel conseguirá revigorar o plantel após as saídas de peso. Foram quatro habituais titulares a abandonar o clube, Artem Dovbyk saiu para a Roma, Savinho para o Manchester City, Aleix García foi para Leverkusen e Yan Couto para Dortmund e os substitutos ainda estão muito longe do nível dos seus antecessores.

    O calendário é de dificuldade extrema para a estreia do emblema catalão na prova milionária.

    Jogos do Girona na Champions
    Fonte: UEFA
    Benfica

    Como é sabido, vive-se um momento de muita incerteza e dúvida no Seixal. Bruno Lage chegou há poucos dias e o segundo jogo no comando das águias é uma visita, sempre difícil, a Belgrado, para defrontar o Estrela Vermelha.

    O calendário é extremamente complicado e torna as receções ao Feyenoord e Bolonha obrigatórias de vencer, para além do jogo de abertura em que, ainda assim, o Benfica é favorito e tem que o mostrar dentro das quatro linhas.

    Posto isto e infelizmente, não me espantaria ver o Benfica a ficar na metade inferior da tabela ou até fora dos lugares de playoff.

    Jogos do Benfica na Champions
    Fonte: UEFA

    Aconteça o que acontecer, uma coisa é praticamente certa. Existirão mais jogos e, consequentemente, mais espetáculo.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Sucessor de Luís Castro no Al Nassr vai ganhar 12 milhões de euros anuais

    O Al Nassr está muito perto de confirmar a contratação de Stefano Pioli para o cargo de treinador. O italiano vai suceder a Luís Castro.

    AEK confirma contratação de Anthony Martial

    Anthony Martial é a mais recente contratação do AEK de Atenas. O avançado internacional francês assinou a custo zero com o clube grego.

    Celta de Vigo deixa mensagem de apoio a Portugal

    O Celta de Vigo deixou uma mensagem de apoio a Portugal, que está a sofrer com uma grande vaga de incêndios.

    AS Roma: eis os 4 primeiros candidatos a suceder a Daniele De Rossi

    A AS Roma anunciou esta quarta-feira a saída de Daniele De Rossi do cargo de treinador principal. O clube italiano procura um sucessor.

    Faleceu Totò Schillaci, o herói do Mundial 1990

    Totò Schillaci faleceu na última madrugada. O antigo internacional italiano estava debilitado, encontrando-se a lutar contra um cancro.