As 5 melhores finais da Liga dos Campeões do século XXI

3.

FC Porto x AS Mónaco (2003/2004)- É de prever que dois finalistas outsiders proporcionem uma final cheia de magia. A realidade é que, a nível futebolístico, o jogo ficou aquém das expectativas. Ainda assim, tanto a nível tático como emocional, encheu as medidas pela forma como o FC Porto limpou o Mónaco.

É verdade que haveria uma série de finais que podia colocar neste lugar. No entanto, como português, sinto-me na obrigação de incluir Gelsenkirchen 2004, porque uma equipa portuguesa venceu uma Liga dos Campeões em pleno século XXI, com jogadores maioritariamente portugueses. Isto num período em que já existiam transferências milionárias e os dragões tinham um orçamento bem inferior em relação a outros grandes europeus.

O FC Porto tinha vencido a Taça UEFA no ano anterior, e procurava repetir o feito de 1987, conquistando a segunda Liga dos Campeões da sua história. O Mónaco era estreante na final da competição e sabia que não ia ser tarefa fácil desmontar a defesa dos azuis e brancos.

A equipa de José Mourinho vinha muito bem preparada para o encontro e estudou minuciosamente o plano de Didier Deschamps. Os dragões conseguiram gerir todos os momentos do jogo, atacaram criteriosamente e conseguiram controlar toda a partida. Felizmente, os golos surgiram mesmo com poucas oportunidades. Os marcadores foram Carlos Alberto, no primeiro tempo, e Deco e Alenichev, no segundo.

O FC Porto tinha uma estrutura muito coesa, principalmente a nível defensivo. A base dessa solidez era o quarteto Baía, Bicho, Ricardo e Costinha, auxiliados por dois laterais disciplinados. O meio-campo fechava bem os espaços e Deco era o maestro da equipa – foi considerado o melhor em campo, graças ao seu recital em Gelsenkirchen.

João Pedro Rocha
João Pedro Rochahttp://www.bolanarede.pt
João é de Espinho, no norte de Portugal, é licenciado em Ciências da Comunicação e tem o objetivo de singrar no jornalismo desportivo. É um apaixonado pelo futebol e acompanha o desporto desde tenra idade, principalmente o campeonato português, as top 5 ligas e as competições europeias. Tem o tiki-taka de Pep Guardiola como referência futebolística.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga empata contra o Anderlecht na Taça da Europa Feminina

O Braga foi a Bélgica empatar a uma bola com o Anderlecht, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça da Europa Feminina.

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

PUB

Mais Artigos Populares

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.