📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Club Atlético de Madrid 1-0 Liverpool FC: Colchoneros surpreendem campeão europeu

- Advertisement -

A CRÓNICA: INGLESES DOMINARAM, MAS ESPANHÓIS CONTROLARAM

A magia da Liga dos Campeões voltou e em grande estilo. Num ambiente fervoroso no Wanda Metropolitano, completamente lotado para um dos grandes jogos dos oitavos de final da liga milionária, defrontaram-se duas equipas com reais aspirações ao título desta temporada.

O Atlético de Madrid quis aproveitar o facto de jogar em casa para marcar posição e surpreender o atual detentor do troféu, ao entrar forte no encontro, num estilo de jogo agressivo e à procura do golo, que acabou por aparecer ao minuto 4 por intermédio de Saúl Ñíguez após a conversão de um pontapé de canto. Depois de abrirem o marcador, os colchoneros recolheram-se no seu meio-campo – apostando numa abordagem defensiva – e passaram a ver o Liverpool jogar, permitindo que os reds pautassem o ritmo do jogo e dominassem a posse de bola. Ainda que com um maior domínio da partida por parte dos ingleses, a defensiva madrilena foi extremamente eficaz na eliminação das iniciativas ofensivas adversárias, não existindo mais nenhuma ocasião clara de golo para nenhum dos lados até ao fim do primeiro tempo.

A segunda parte foi quase uma cópia da primeira, com o Liverpool a querer mandar na partida e a tentar reduzir a desvantagem no marcador, e com os colchoneros a mostrarem uma consistência tática incrível com todos os seus jogadores a serem solidários no processo defensivo, anulando o ataque dos ingleses de maneira a preservar a vantagem. Perante as escassas chances de golo, Jürgen Klopp tentou surpreender ao retirar de campo Mané e Salah, mas as mexidas não surtiram qualquer efeito.

Apesar de magra, os comandados de El Cholo levam uma vantagem importante para a segunda mão, que fará com que o campeão europeu tenha de correr atrás do prejuízo, perspetivando-se uma partida espetacular em Anfield Road.

A FIGURA

Fonte: Atlético Madrid

Renan Lodi – Apesar de toda a linha defensiva madrilena ter realizado uma grande exibição, o defesa brasileiro foi, para mim, um dos elementos chave ao anular por completo Mohamed Salah, um dos avançados mais letais da atualidade.

O FORA DE JOGO

Firmino, Mané e Salah são um dos trios atacantes mais temidos da Europa
Fonte: Liverpool FC

Trio atacante do Liverpool – Os três homens da frente dos reds – Mané, Firmino e Salah – estiveram bastante aquém neste encontro, não criando qualquer tipo de perigo à baliza adversária, ainda que esse apagão se deva, em certa parte, ao excelente processo defensivo exibido pelo Atlético. 

ANÁLISE TÁTICA – CLUB ATLÉTICO DE MADRID

Para Diego Simeone, o 4-4-2 continua imutável para a sua filosofia de jogo. A formação blaquinegra entrou a querer mandar no encontro, mas recuou bastante as linhas após abrir o marcador, passando a apostar no jogo sem bola e em (raros) contra-ataques, tentando explorar as costas da defesa adversária. No processo defensivo destacou-se a coesão defensiva e a constante agressividade ao portador da bola, tornando ineficazes as investidas do Liverpool. Destaque ainda para a indisponibilidade de João Félix que continua a contas com uma lesão.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Oblak (6)

Vrsaljko (7)

Savić (7)

Felipe (7)

Renan Lodi (8)

Koke (6)

Saúl Ñíguez (8)

Partey (7)

Lemar (6)

Correa (6)

Morata (6)

SUBS UTILIZADOS

Marcos Llorente (6)

Vitolo (6)

Diego Costa (-)

ANÁLISE TÁTICA – LIVERPOOL FC

Em termos táticos, o dispositivo base escolhido por Jürgen Klopp manteve-se no 4-3-3, sistema rotineiro na formação dos reds. O técnico alemão também não promoveu alterações no “onze” inicial, entrando para esta partida na máxima força. Apesar da superioridade ao longo da maior parte do encontro, com as linhas altas e o controlo – quase por completo – da posse de bola, mostraram muita impotência ofensiva, criando pouco perigo real à baliza adversária, com os homens da frente a serem constantemente anulados pela linha defensiva do Atlético.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Allison (6)

Alexander-Arnold (7)

Gomez (7)

van Dijk (6)

Robertson (7)

Henderson (6)

Fabinho (6)

Wijnaldum (6)

Salah (5)

Firmino (6)

Sadio Mané (5)

SUBS UTILIZADOS

Origi (6)

Oxlade-Chamberlain (6)

Milner (-)

Foto de Capa: Club Atlético Madrid

Revisto por: Jorge Neves

Pedro Paulo
Pedro Paulohttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Comunicação Social, o Pedro procura construir os alicerces de uma futura carreira como jornalista desportivo. Apaixonado por futebol, nunca diz que não a uma boa partida do desporto rei.

Subscreve!

Artigos Populares

É raro mas acontece: Juventus está a pagar a 3 treinadores

A Juventus oficializou a contratação de Luciano Spalletti para o posto de treinador, mas ainda está a pagar a Thiago Motta e Igor Tudor.

Benfica ajudou Georgiy Sudakov a cumprir sonho: «Para mim foi como outro mundo»

Georgiy Sudakov mudou-se para o Benfica no último mercado de transferências. O avançado sempre quis viver em Lisboa.

FC Porto olha para o futuro e quer segurar goleador

Eduardo Ferreira tem sido uma das figuras das camadas jovens do FC Porto. O jogador é para manter-se pelo Dragão.

Jogador comprado ao Benfica criticado: «Vale os 11 milhões de euros?»

Benjamín Rolheiser foi contratado pelo Santos ao Benfica, mas não tem convencido a crítica no Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Alonso explica situação de Endrick: «Gostava que tivesse jogado mais minutos»

Endrick, avançado de 19 anos, ainda não estreou na temporada e avalia uma possível saída para poder ganhar minutos.

Um jogo a cada dois dias: o calendário insano do Crystal Palace

O Crystal Palace enfrenta maratona de cinco jogos em apenas dez dias, com jogos consecutivos a cada dois dias, entre Premier League, Taça da Liga Inglesa e Conference League.

José Mourinho destaca Richard Ríos, Dodi Lukebakio e Leandro Barreiro: «O Bruno Lage disse uma vez que o Barreiro não era um médio defensivo...

José Mourinho fez a antevisão do Vitória SC x Benfica. Jogo conta para a 10.ª jornada da Primeira Liga e joga-se em Guimarães.