📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Final da Liga dos Campeões: Análise ao Real Madrid CF

- Advertisement -

Esta mentalidade é essencial para perceber como o Real Madrid de Zidane joga: apesar de todas as estrelas, de todos os mágicos, de todos os milhões, a equipa tem de ter sempre um “burro de carga”. E esse é, atualmente, Casemiro. Negligenciado por Carlo Ancelotti e Rafa Benítez –tendo sido emprestado ao FC Porto em 2014/15 -, o trinco brasileiro, forte, possante e sem a preocupação de fazer futebol bonito, parecia não ter lugar num meio campo com Modric, Kroos e James Rodríguez. Mas Zidane percebeu a sua utilidade: ele seria o motor de uma equipa que, na altura, se mostrava muito capaz de jogar ao primeiro toque, com triangulações e adornos de classe, mas incapaz de disputar bolas no meio campo.

“Zizou” com a Taça de 2016
Fonte: UEFA

Com isto, os laterais – Marcelo e Carvajal – também passaram a ter mais liberdade e mais contributo ofensivo, graças à segurança oferecida pelo trio Casemiro, Sergio Ramos e Raphael Varane. Cristiano Ronaldo passou a jogar num lugar mais central, com Zidane a trabalhar com o atacante português de forma primordial, para conservar as suas energias à medida que a idade avança.

Além desta ideia de jogo, o técnico francês ainda incutiu outro elemento no clube madrileno: uma mentalidade vencedora. É verdade que, à sua chegada, a equipa já era composta por grandes campeões, como Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo, Toni Kroos e outros tantos que já haviam ganho praticamente tudo o que há para ganhar a nível de clubes e seleções. Mas a passagem de Benítez pelo banco técnico havia sido prejudicial para a equipa: parecia ter sido esvaziada de qualquer competitividade e, acima de tudo, de qualquer coesão. Eram 11 individualidades em campo, cada uma a puxar para o seu lado.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto reage ao processo disciplinar devido à denúncia de Fábio Veríssimo e ataca rivais: «Na perspetiva do FC Porto, persistem graves problemas na...

O FC Porto reagiu ao processo disciplinar aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF. Em causa, uma alegada pressão dos dragões ao árbitro Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga.

Terça-feira começa com empate entre Sporting e Juventus para a Youth League

A Juventus e o Sporting empataram durante esta terça-feira 2-2, em jogo da quarta jornada da Youth League.

Nilton Varela e Estrela da Amadora chegam a acordo e encerram discordâncias

Com a intervenção do Sindicato dos Jogadores, Nilton Varela torna-se oficialmente jogador livre, colocando um ponto final num processo que esteve perto de chegar aos tribunais.

Andreas Schjelderup convocado para os jogos decisivos da Noruega

Andreas Schjelderup, avançado do Benfica, integra a lista de Stale Solbakken, para os jogos decisivos com a Estónia e Itália, de qualificação do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecido o horário da final da Taça Libertadores

O encontro entre o Flamengo e o Palmeiras, válido pela final da Taça Libertadores, será disputado a partir das 21 horas de 29 de novembro.

Missão Europa League: Onde ver o Braga x Genk?

O Braga recebe esta quinta-feira o Genk para a Europa League. Jogo será transmitido na DAZN 1 pelas 20h00.

Cristiano Ronaldo volta a falar da sua retirada do futebol e fala sobre o facto de ser bilionário: «É como quando ganhas uma Bola...

Cristiano Ronaldo deu uma grande entrevista a Piers Morgan. O avançado internacional português falou da retirada e do facto de ser um futebolista bilionário.