Final da Liga dos Campeões: Análise ao Real Madrid CF

- Advertisement -

Esta mentalidade é essencial para perceber como o Real Madrid de Zidane joga: apesar de todas as estrelas, de todos os mágicos, de todos os milhões, a equipa tem de ter sempre um “burro de carga”. E esse é, atualmente, Casemiro. Negligenciado por Carlo Ancelotti e Rafa Benítez –tendo sido emprestado ao FC Porto em 2014/15 -, o trinco brasileiro, forte, possante e sem a preocupação de fazer futebol bonito, parecia não ter lugar num meio campo com Modric, Kroos e James Rodríguez. Mas Zidane percebeu a sua utilidade: ele seria o motor de uma equipa que, na altura, se mostrava muito capaz de jogar ao primeiro toque, com triangulações e adornos de classe, mas incapaz de disputar bolas no meio campo.

“Zizou” com a Taça de 2016
Fonte: UEFA

Com isto, os laterais – Marcelo e Carvajal – também passaram a ter mais liberdade e mais contributo ofensivo, graças à segurança oferecida pelo trio Casemiro, Sergio Ramos e Raphael Varane. Cristiano Ronaldo passou a jogar num lugar mais central, com Zidane a trabalhar com o atacante português de forma primordial, para conservar as suas energias à medida que a idade avança.

Além desta ideia de jogo, o técnico francês ainda incutiu outro elemento no clube madrileno: uma mentalidade vencedora. É verdade que, à sua chegada, a equipa já era composta por grandes campeões, como Sergio Ramos, Cristiano Ronaldo, Toni Kroos e outros tantos que já haviam ganho praticamente tudo o que há para ganhar a nível de clubes e seleções. Mas a passagem de Benítez pelo banco técnico havia sido prejudicial para a equipa: parecia ter sido esvaziada de qualquer competitividade e, acima de tudo, de qualquer coesão. Eram 11 individualidades em campo, cada uma a puxar para o seu lado.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani assina pelo Aktobe do Cazaquistão e vai ter funções alargadas no clube

Nani vai regressar aos relvados e não só. Extremo português foi oficializado como reforço do Aktobe do Cazaquistão.

Benfica tem concorrência de peso na corrida pela contratação de Stije Resink

Stije Resink é alvo do Benfica, mas as águias não estão sozinhas no interesse. O Ajax também quer contratar o médio neerlandês.

Al Hilal contacta representantes de Vangelis Pavlidis e Arábia Saudita é opção para o avançado do Benfica

O Al Hilal quer contratar um novo ponta de lança e tem em Vangelis Pavlidis um alvo. Sauditas já falaram com representantes do jogador.

Defesa do Famalicão a caminho do Valência a custo zero

Justin de Haas está perto de rumar ao Valência a custo zero. Defesa do Famalicão vai mudar de ares no verão.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto B vence Vizela e Feirense soma terceiro triunfo consecutivo frente ao Portimonense: Eis os resultados do dia da Segunda Liga

O FC Porto venceu o Vizela por 1-0 e o Feirense derrotou o Portimonense pelo mesmo resultado, na 19.ª jornada da Segunda Liga.

Benfica goleia Racing Power e distancia-se na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica goleou o Racing Power por 4-0, no encontro referente à 10ª. jornada da Primeira Liga Feminina.

Saint-Étienne pensa em João Sacramento para substituir Eirik Horneland no comando técnico

O Saint-Étienne equaciona a contratação de João Sacramento para substituir Eirik Horneland no comando técnico do clube francês.