Força da Tática: Prometi nunca te trair Pep mas amo-te Julian

Organização Defensiva Hoffenheim

Neste momento do jogo, a equipa alemã posicionava-se em 4-3-3 e não no habitual 5-3-2, mais uma demonstração da qualidade do treinador. A base da estratégia coletiva são princípios de jogo e não esta ou aquela formação.

O Hoffenheim pressiona de forma passiva o adversário, usando de forma racional os depósitos de energia dos seus jogadores, apenas em determinadas zonas vemos a equipa com um comportamento agressivo contra a bola.

Fonte: BT Sport

A forma como o Manchester City usa e trabalha os espaços entre linhas (como no primeiro logo) é fenomenal, sendo parte importante da manobra ofensiva. Em resposta, Julian Nagelsmann fez Hoogma (no papel o central do meio, na linha de três) avançar ligeiramente para a posição #6, entre Demirbay e Grillitsch (que normalmente é quem ocupa a posição de médio defensivo no 5-3-2).

Normalmente joga com dois homens na frente, contra o City vai meter três? Era meter o autocarro!

Mais uma vez a questão dos princípios. Para Nagelsmann é fundamental ter uma forte presença na primeira linha de pressão. Normalmente, e apesar de no papel o 5-3-2 indiciar a presença de dois homens na frente, o Hoffenheim coloca sempre três jogadores nessa linha.

Essa colocação de três homens, no 5-3-2, é possível com a subida de o médio interior do lado esquerdo quando o adversário começa a circular a bola para o seu lado. Esta subida, abre espaço interior momentaneamente, precisamente na zona entre o corredor lateral e o central, onde o City é demolidor se um jogador receber a bola livre.

Exemplo da criação espaço, no confronto com o Dortmund.

Fonte: Bundesliga TV

Contra o City, a mesma presença na primeira linha de pressão, mas uma melhor ocupação dos espaços interiores. Hoogma avança para médio defensivo e permite que Grillitsch ocupe o espaço a que me refiro.

Fonte: BT Sport
João Mateus
João Mateushttp://www.bolanarede.pt
A probabilidade de o Robben cortar sempre para a esquerda quando vinha para dentro é a mesma de ele estar sempre a pensar em Futebol. Com grandes sonhos na bagagem, está a concluir o Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Uni-Nova e procura partilhar a forma como vê o jogo com todos os que partilham a sua paixão.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

5 possíveis jogadores revelação da Primeira Liga 25/26

O médio dinamarquês, de 19 anos, chegou à Primeira Liga e ao FC Porto com a reputação de “box-to-box” capaz de cobrir todo o corredor central.

Luuk de Jong revela ter rejeitado abordagens de clubes antes de rumar ao FC Porto

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Avançado neerlandês revela ter recusado abordagens da MLS.

Luuk de Jong e os primeiros tempos no FC Porto: «Pura alegria, mas 3 dias depois estava ao lado do caixão»

Luuk de Jong é o mais recente reforço do FC Porto. Primeiros tempos foram misto de emoções para o avançado de 34 anos.

Já é conhecida a lesão de Neemias Queta: Poste continua com a Seleção Nacional

Neemias Queta continua integrado com a Seleção Nacional. Federação Portuguesa de Basquetebol esclarece lesão do poste luso.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City empresta defesa brasileiro ao Girona até final da época

Vitor Reis foi emprestado pelo Manchester City ao Girona até ao final da temporada. A cedência não contempla opção de compra.

FC Porto volta a treinar no Olival e Francisco Moura continua de fora

O FC Porto realizou este sábado mais um treino no Olival. Francisco Moura continua a recuperar de lesão e fez trabalho de ginásio.

Al Nassr de Jorge Jesus prepara oferta de 30 milhões de euros ao Bayern Munique

O Al Nassr prepara oferta de 30 milhões de euros ao Bayern Munique por Kingsley Coman. Sauditas insistem no negócio.