Força dos Números: Meias da ‘Champions’

TREINADORES

16 recorde de presenças

José Mourinho foi a cara mais vezes vista em meias-finais da Champions Fonte: GettyImages
José Mourinho foi a cara mais vezes vista em meias-finais da Champions
Fonte: GettyImages

José Mourinho, com 8 eliminatórias e 16 jogos disputados, é o treinador com mais presenças em meias-finais na era ‘Champions’, divididas em representações por 4 clubes diferentes: Chelsea (6 jogos), Real Madrid (6), FC Porto (2) e Inter (2).

Logo atrás do “Special One”, aparecem Alex Ferguson (treinador com mais presenças em meias-finais da era Champions por um só clube – Manchester United), Pep Guardiola (8 jogos pelo Barcelona e 6 pelo Bayern) e Carlo Ancelotti (2 jogos com a Juventus, 4 com o Real Madrid e 8 com o Milan), todos com 14 presenças.

Nenhum se apurou para as meias-finais deste ano, pelo que o recorde de presenças em meias-finais da era Champions vai continuar a ser do português.

 

recorde de vitórias

O triunfo sempre foi algo que Sir Alex não estranhou Fonte: Telegraph
O triunfo sempre foi algo que Sir Alex não estranhou
Fonte: Telegraph

Alex Ferguson (Manchester United) e Omar Hitzfeld (3 com o Dortmund e 4 com o Bayern) são os dois treinadores com mais vitórias em meias-finais da era ‘Champions’. O alemão leva vantagem sobre o escocês, dado que teve menos oportunidades (10 contra 14) para as conseguir.

Atrás deste duo de monstros dos bancos aparecem, com 5 triunfos, aparecem Marcelo Lippi (Juventus), Louis Van Gaal (2 pelo Bayern, 2 pelo Ajax e 1 pelo Barcelona) e os inevitáveis José Mourinho (1 por Inter, Porto e Chelsea e 2 pelo Real Madrid)  e Pep Guardiola (3 pelo Barcelona e 2 pelo Bayern)

 

22 golos marcados

Imagem é enganadora: Sir Alex nunca foi de efusivo nos festejos Fonte: Daily Mail
Imagem é enganadora: Sir Alex nunca foi efusivo nos festejos
Fonte: Daily Mail

Alex Ferguson, ao serviço do Manchester United, foi quem viu a sua equipa balançar mais vezes as redes contrárias nas meias-finais da ‘Champions’, contando com a preciosa contribuição de Cristiano Ronaldo (claro!) e de Wayne Rooney, os seus melhores marcadores, ambos com 3 golos, ao serviço do United, nesta fase da prova.

No que toca a golos sofridos, é Guardiola quem detém o recorde indesejado, com 20 golos sofridos – 12 pelo Bayern, 8 pelo Barcelona. Impossível esquecer, neste particular, a goleada consentida, pelo Bayern, diante do Real Madrid, em 2013/14 (0-4 em Munique, 0-5 no conjunto das duas mãos).

 

39 treinadores e13 nacionalidades diferentes

John O'Leary (Leeds) foi o único Irlandês a disputar uma meia-final da Champions Fonte: Getty Images
John O’Leary (Leeds) foi o único Irlandês a disputar uma meia-final da Champions
Fonte: Getty Images

Entre os 39 técnicos, foram 13 os países representados nos bancos de suplentes em meias-finais da ‘Champions’, entre  Espanha e França (as mais representadas, com 7 técnicos diferentes), Itália (6), Alemanha (5), Holanda (4), Argentina (3), Inglaterra, Portugal, Chile, Israel, Rússia, Escócia e Irlanda (todos com 1).

Na corrente edição da ‘Champions’, apenas um nome se vai estrear – Leonardo Jardim. O técnico do Mónaco vai fazer subir para 2 o número de representantes portugueses em meias-finais da era ‘Champions’.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim deixa elogios a Pep Guardiola na antevisão do Manchester City x Manchester United: «O melhor treinador da Premier League»

Ruben Amorim realizou a antevisão do Manchester City x Manchester United, relativo à 4ª. jornada da Premier League.

Francesco Farioli recorda conversa com André Villas-Boas no começo da temporada: «Eu levantei o assunto, porque não queria que fosse um peso no não...

Francesco Farioli concedeu uma entrevista, onde falou sobre a época passada no Ajax e o arranque da presente temporada ao serviço do FC Porto.

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Vasco Botelho da Costa apontado como plano B de João Noronha Lopes para o Benfica

Vasco Botelho da Costa é visto como um dos nomes ideais para ocupar o lugar de treinador do Benfica, caso João Noronha Lopes vença as eleições.

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.