Força dos Números: Meias da ‘Champions’

ELIMINATÓRIAS

8 duelos entre equipas do mesmo país

Drogba festeja, para desespero dos reds Fonte: Zimbio
Drogba festeja, para desespero dos reds
Fonte: Zimbio

O Real Madrid – Atlético será o 9º confronto entre equipas do mesmo país, igualando a Espanha à Inglaterra como o país com mais confrontos entre os “seus” clubes em meias-finais da Champions.

A primeira disputa aconteceu na época 1999/00, com um Valência-Barcelona, que antecedeu um Barcelona – Real Madrid (2001/02), duelo que se viria a repetir em 2010/11, algo que, porém, não seria inédito, visto que o Chelsea – Liverpool se repetiu por três vezes em meias-finais da Champions (2004/05, 2006/07 e 2007/08).

A estes duelos acresce um Inter – Milan (2002/03) e um Manchester United – Arsenal (2008/09).

 

10 recorde de golos numa eliminatória

Ikpeba (esq) e Edgar Davids (dir) estiveram nas duas mãos da semi-final mais produtiva Fonte: UEFA
Ikpeba (esq) e Edgar Davids (dir) estiveram nas duas mãos da semi-final com mais golos
Fonte: UEFA

Juventus e Monaco vão-se encontrar pela segunda vez na história em meias-finais da Champions. A avaliar pela primeira, temos espetáculo garantido – é que em 1997/98, época do primeiro encontro entre monegascos e turinenses, foi estabelecido um recorde de golos numa eliminatória desta fase da prova. Nada mais nada menos que 10, 5 em cada mão: aos 4-1 em Turim (Del Piero brilhou com um hat-trick e Costinha marcou para o Mónaco), favoráveis à Juve, sucedeu um 3-2, para o Monaco, no Principado.

 

eliminatórias foram decididas via grandes penalidades

Neuer nega penalty a Cristiano Ronaldo Fonte: PInterest
Neuer nega penalty a Cristiano Ronaldo
Fonte: PInterest

Em 46 eliminatórias da era Champions, apenas 2 se resolveram da marca dos 11 metros. Ponto comum às duas? José Mourinho.

Foi preciso esperar até 2006/07 para haver uma decisão por grandes penalidades numa meia-final da Champions. Na altura, Chelsea (de Mourinho e Paulo Ferreira) e Liverpool, depois de duplo 1-0 a favor da equipa da casa, resolveram a passagem à final da marca dos 11 metros, abrindo espaço para o show de Pepe Reina, que garantiu a passagem dos reds à segunda final da Champions em 3 anos, levando Anfield Road ao rubro.

A outra eliminatória empatada nos 180 minutos regulamentares + 30 de prolongamento (2-1 nas duas mãos para a equipa da casa) foi o Real Madrid – Bayern de 2011/12, onde Neuer brilhou no Santiago Bernabéu, deixando para trás os portugueses Cristiano Ronaldo, Pepe, Fábio Coentrão… e José Mourinho

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.