Força dos Números: Quartos da ‘Champions’

PAÍSES

16 países representados

APOEL celebra apuramento histórico Fonte: NationalTurk.com
APOEL celebra apuramento histórico
Fonte: NationalTurk.com

Já estiveram representados nos quartos-de-final da Champions nada menos que 16 nações. Para além das inevitáveis equipas de França, Alemanha, Itália, Espanha e Inglaterra, houve também lugar a participações de clubes portugueses, russos, turcos, holandeses, ucranianos, gregos, cipriotas (!), suecos, noruegueses, croatas, polacos.

 

8 Número máximo de clubes diferentes em representação de um país

Equipa do Leicester celebra o golo que valeu a passagem aos quartos-de-final da Champions Fonte: IndianExpress
Equipa do Leicester celebra o golo que valeu a passagem aos quartos-de-final da Champions
Fonte: IndianExpress

Este recorde é detido pela Inglaterra, que suplantou, com apuramento do Leicester, França e Espanha.

Para além dos atuais campeões ingleses, marcaram presença nos quartos-de-final da Champions as duas maiores equipas de Manchester (City e United), o Liverpool, o Chelsea, o Arsenal, o Tottenham e o Leeds.

 

44 Record de representações de um país

Valerón (ao centro) celebra um golo do seu Depor nos quartos-de-final da Champions 03/04 Fonte: Goal.com
Valerón (ao centro) celebra golo do Depor nos quartos-de-final da Champions 03/04
Fonte: Goal.com

Os contributos de Real Madrid (15 presenças nos quartos-de-final da Champions)) e Barcelona (14) são cruciais para que Espanha seja a detentora deste recorde.

Atlético de Madrid (5 participações), Valência (4), Deportivo (3), Villareal (2) e Málaga também dão o seu contributo para que o seu país supere a Inglaterra (36 presenças).

 

67% Taxa máxima de apuramentos de um país

Rijkaard ergue a última Champions conquistada pelo Ajax Fonte: World Soccer
Rijkaard ergue a última Champions conquistada pelo Ajax
Fonte: World Soccer

Com quatro apuramentos, em seis presenças, a Holanda é detentora da maior taxa de aproveitamento dos quartos-de-final da Champions, graças aos três apuramentos consecutivos do Ajax, entre 1995 (ano em que venceram a prova pela última vez) e 1997 (em quatro presenças) e ao apuramento do PSV, em 2004/05, diante do Lyon (em duas participações).

Logo atrás surge a Espanha, com um aproveitamento de 66% (27 apuramentos em 44 presenças), e a Alemanha, com 58 %, provenientes de 15 apuramentos em 26 participações.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fotis Ioannidis reage à estreia pelo Sporting: «Vamos continuar assim»

Fotis Ioannidis já deixou uma mensagem após a estreia pelo Sporting. Avançado somou alguns minutos na vitória diante do Famalicão.

Desde que Ruben Amorim assumiu o Manchester United, nenhum clube ainda na competição fez tão poucos pontos na Premier League

Ruben Amorim atingiu mais uma marca negativa no Manchester United. Técnico tem o pior registo nos clubes da Premier League desde que chegou.

Ángel Di María marca golo olímpico pelo Rosario Central e impede vitória do Boca Juniors patrocinada por ex-Sporting

Ángel Di María conseguiu marcar um golo olímpico pelo Rosario Central. Belo remate permitiu empate na receção ao Boca Juniors na Liga Argentina.

Ruben Amorim deixa recado: «Estou a sofrer mais do que os adeptos»

Ruben Amorim analisou o desfecho do dérbi de Manchester da quarta jornada da Premier League. Manchester City goleou o Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa informou o Liverpool que não vai renovar e aproxima-se do Real Madrid

Ibrahima Konaté comunicou ao Liverpool que não pretende renovar contrato e, segundo a imprensa internacional, o central francês deverá rumar ao Real Madrid no final da época.

Miguel Oliveira admite dúvidas quanto ao regresso ao MotoGP: «Parece improvável»

O piloto português terminou o grande prémio de São Marino no nono lugar e revelou que está a ponderar o futuro, com várias propostas em cima da mesa, mas com poucas perspetivas de regressar ao MotoGP em 2027.

Gian Piero Gasperini confirma lesão de Paulo Dybala: «A sua ausência vai sentir-se»

A Roma perdeu em casa diante do Torino por 1-0 e viu Paulo Dybala abandonar o encontro devido a um problema muscular na coxa esquerda. Gian Piero Gasperini confirmou a lesão do jogador.