📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga dos Campeões: A sorte procura-se

- Advertisement -

JUVENTUS

A Juventus, ao contrário do Dortmund, mantem a regularidade de anos anteriores e, à liderança no grupo da Champions (embora teoricamente mais acessível que o dos germânicos), junta a da Serie A, confortavelmente resguardada por 7 pontos de vantagem (mais um jogo) sobre os rivais Roma e Milan que hoje se defrontam, podendo, por isso, ganhar pontos a ambos. O rumo a um histórico hexa é, portanto, uma realidade.

Falta, porém, aliar esta hegemonia no futebol italiano a uma conquista europeia, e, tendo isto em conta, é de esperar que a Juventus entre com tudo no duplo confronto com o FC Porto como entrou nos jogos que disputou para a Champions, do qual é maior exemplo a vitória sobre o Lyon, em França, com o único golo do encontro a ser apontado por Cuadrado numa altura em que a equipa jogava em inferioridade numérica.

A equipa orientada por Massimiliano Allegri parte de um 3x5x2 que projecta bem os seus laterais, embora estes tenham plena noção do espaço que possam deixar nas costas. Daniel Alves e Alex Sandro são dos melhores do mundo na sua posição e não poderiam encaixar melhor na organização de jogo dos italianos. No apoio a estas incursões, para além de Pjanic e Lemina/Hernanes, fornecedores de jogo às alas, costuma estar Pablo Dybala, que deambula nas costas da referência ofensiva Higuaín, indo em busca de jogo a toda a largura do terreno.

Pjanic é importante na construção ofensiva dos italianos Fonte: Juvenuts FC
Pjanic é importante na construção ofensiva dos italianos
Fonte: Juventus

A suportar todo este balanceamento ofensivo está, por norma, Sami Khedira, que resguarda o meio-campo mas também se consegue integrar, com qualidade, no ataque, contando, com o amparo da tripla linha defensiva composta por Barzagli, Bonucci e Chiellini, para o fazer. Nomes que são de grande utilidade quando há bolas paradas. A favor… ou contra.

O processo defensivo está inerente a todo o momento ofensivo. Como boa equipa italiana, a Juventus começa a defender no ataque, contando com a disponibilidade da dupla argentina Higuaín-Dybala para condicionar a saída de bola do adversário, e a pressão do meio-campo quando a redondinha salta a primeira linha de pressão da velha senhora.

A Juve não se esgota nos nomes citados, porém. Há ainda o ‘jovem’ de 38 anos, Buffon, que não conhece decadência, Lichtsteinter, que se integra bem em todo o movimento da equipa, na ala direita e Asamoah do outro lado. Há ainda Cuadrado, que faz todas as posições do meio-campo para a frente com um virtuosismo impresionante, Manduzkic, com capacidade de fazer esquecer Higuaín e ainda nomes perfeitamente competentes do eixo defensivo como Benatia, Marchisio ou Evra (assim tem sido usado o francês).

Definitivamente, o FC Porto não terá vida fácil. Mas nomes não ganham jogos e uma boa noite no Dragão pode inclinar as probabilidades para o lado luso.

Foto de capa: UEFA Champions League

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Académica travada pelo 1° Dezembro e pelo 1° minuto: eis os resultados do dia da Liga 3

A Académica empatou 1-1 com o 1.º Dezembro para a jornada 10 da Liga 3. Fica com todos os resultados do dia.

Terramoto precoce: estrelas do Al Ittihad em conflito com Sérgio Conceição e a atmosfera no plantel é de cortar à faca

O Al Ittihad atravessa um período turbulento e Sérgio Conceição não é nome consensual. Estrelas do clube confusas com abordagem do treinador.

Mais de 91 mil sócios do Benfica já votaram nas eleições dos encarnados

91.205 sócios votaram nas eleições do Benfica. 2.ª volta das eleições presidenciais coloca Rui Costa e João Noronha Lopes frente a frente.

Banho de golos acaba série de vitórias bracarenses na Europa | Braga 3-4 Genk

O Braga teve na, passada quinta-feira, oportunidade de manter o registo perfeito na Europa League, mas teve a festa estragada pelo Genk.

PUB

Mais Artigos Populares

Vizela no pódio após vitória frente ao Benfica B e Penafiel empata na receção ao Sporting B: eis os resultados deste sábado na Segunda...

Este sábado, na 11.ª ronda da Segunda Liga, o Vizela venceu na visita ao Benfica B por 2-1 e o Sporting B empatou a uma bola em Penafiel.

Balde de água fria nos Açores: Vinícius Lopes dá vantagem ao Santa Clara frente ao Sporting

Vinícius Lopes abriu o marcador aos 5 minutos, na 11.ª jornada da Primeira Liga, que põe o Sporting e o Santa Clara frente-a-frente.

Antevisão GP Brasil: Lando Norris tem um excelente sábado

Lando Norris parecia intocável na qualificação para o GP do Brasil. O líder do Campeonato Mundial conquistou a pole position em São Paulo.