📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga dos Campeões: A sorte procura-se

- Advertisement -

JUVENTUS

A Juventus, ao contrário do Dortmund, mantem a regularidade de anos anteriores e, à liderança no grupo da Champions (embora teoricamente mais acessível que o dos germânicos), junta a da Serie A, confortavelmente resguardada por 7 pontos de vantagem (mais um jogo) sobre os rivais Roma e Milan que hoje se defrontam, podendo, por isso, ganhar pontos a ambos. O rumo a um histórico hexa é, portanto, uma realidade.

Falta, porém, aliar esta hegemonia no futebol italiano a uma conquista europeia, e, tendo isto em conta, é de esperar que a Juventus entre com tudo no duplo confronto com o FC Porto como entrou nos jogos que disputou para a Champions, do qual é maior exemplo a vitória sobre o Lyon, em França, com o único golo do encontro a ser apontado por Cuadrado numa altura em que a equipa jogava em inferioridade numérica.

A equipa orientada por Massimiliano Allegri parte de um 3x5x2 que projecta bem os seus laterais, embora estes tenham plena noção do espaço que possam deixar nas costas. Daniel Alves e Alex Sandro são dos melhores do mundo na sua posição e não poderiam encaixar melhor na organização de jogo dos italianos. No apoio a estas incursões, para além de Pjanic e Lemina/Hernanes, fornecedores de jogo às alas, costuma estar Pablo Dybala, que deambula nas costas da referência ofensiva Higuaín, indo em busca de jogo a toda a largura do terreno.

Pjanic é importante na construção ofensiva dos italianos Fonte: Juvenuts FC
Pjanic é importante na construção ofensiva dos italianos
Fonte: Juventus

A suportar todo este balanceamento ofensivo está, por norma, Sami Khedira, que resguarda o meio-campo mas também se consegue integrar, com qualidade, no ataque, contando, com o amparo da tripla linha defensiva composta por Barzagli, Bonucci e Chiellini, para o fazer. Nomes que são de grande utilidade quando há bolas paradas. A favor… ou contra.

O processo defensivo está inerente a todo o momento ofensivo. Como boa equipa italiana, a Juventus começa a defender no ataque, contando com a disponibilidade da dupla argentina Higuaín-Dybala para condicionar a saída de bola do adversário, e a pressão do meio-campo quando a redondinha salta a primeira linha de pressão da velha senhora.

A Juve não se esgota nos nomes citados, porém. Há ainda o ‘jovem’ de 38 anos, Buffon, que não conhece decadência, Lichtsteinter, que se integra bem em todo o movimento da equipa, na ala direita e Asamoah do outro lado. Há ainda Cuadrado, que faz todas as posições do meio-campo para a frente com um virtuosismo impresionante, Manduzkic, com capacidade de fazer esquecer Higuaín e ainda nomes perfeitamente competentes do eixo defensivo como Benatia, Marchisio ou Evra (assim tem sido usado o francês).

Definitivamente, o FC Porto não terá vida fácil. Mas nomes não ganham jogos e uma boa noite no Dragão pode inclinar as probabilidades para o lado luso.

Foto de capa: UEFA Champions League

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.