Liga dos Campeões: A sorte procura-se

- Advertisement -

JUVENTUS

A Juventus, ao contrário do Dortmund, mantem a regularidade de anos anteriores e, à liderança no grupo da Champions (embora teoricamente mais acessível que o dos germânicos), junta a da Serie A, confortavelmente resguardada por 7 pontos de vantagem (mais um jogo) sobre os rivais Roma e Milan que hoje se defrontam, podendo, por isso, ganhar pontos a ambos. O rumo a um histórico hexa é, portanto, uma realidade.

Falta, porém, aliar esta hegemonia no futebol italiano a uma conquista europeia, e, tendo isto em conta, é de esperar que a Juventus entre com tudo no duplo confronto com o FC Porto como entrou nos jogos que disputou para a Champions, do qual é maior exemplo a vitória sobre o Lyon, em França, com o único golo do encontro a ser apontado por Cuadrado numa altura em que a equipa jogava em inferioridade numérica.

A equipa orientada por Massimiliano Allegri parte de um 3x5x2 que projecta bem os seus laterais, embora estes tenham plena noção do espaço que possam deixar nas costas. Daniel Alves e Alex Sandro são dos melhores do mundo na sua posição e não poderiam encaixar melhor na organização de jogo dos italianos. No apoio a estas incursões, para além de Pjanic e Lemina/Hernanes, fornecedores de jogo às alas, costuma estar Pablo Dybala, que deambula nas costas da referência ofensiva Higuaín, indo em busca de jogo a toda a largura do terreno.

Pjanic é importante na construção ofensiva dos italianos Fonte: Juvenuts FC
Pjanic é importante na construção ofensiva dos italianos
Fonte: Juventus

A suportar todo este balanceamento ofensivo está, por norma, Sami Khedira, que resguarda o meio-campo mas também se consegue integrar, com qualidade, no ataque, contando, com o amparo da tripla linha defensiva composta por Barzagli, Bonucci e Chiellini, para o fazer. Nomes que são de grande utilidade quando há bolas paradas. A favor… ou contra.

O processo defensivo está inerente a todo o momento ofensivo. Como boa equipa italiana, a Juventus começa a defender no ataque, contando com a disponibilidade da dupla argentina Higuaín-Dybala para condicionar a saída de bola do adversário, e a pressão do meio-campo quando a redondinha salta a primeira linha de pressão da velha senhora.

A Juve não se esgota nos nomes citados, porém. Há ainda o ‘jovem’ de 38 anos, Buffon, que não conhece decadência, Lichtsteinter, que se integra bem em todo o movimento da equipa, na ala direita e Asamoah do outro lado. Há ainda Cuadrado, que faz todas as posições do meio-campo para a frente com um virtuosismo impresionante, Manduzkic, com capacidade de fazer esquecer Higuaín e ainda nomes perfeitamente competentes do eixo defensivo como Benatia, Marchisio ou Evra (assim tem sido usado o francês).

Definitivamente, o FC Porto não terá vida fácil. Mas nomes não ganham jogos e uma boa noite no Dragão pode inclinar as probabilidades para o lado luso.

Foto de capa: UEFA Champions League

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a exibição de Andreas Schjelderup: «Este Schjelderup é melhor do que aquele que encontrei»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote é claramente diferenciado, a música é outra»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa do San Mamés, de forma a reagir ao encontro entre o Sporting e o Athletic.

José Mourinho reage à vitória frente ao Real Madrid na Champions League: «Fizeram o que pedi: ou matamos ou morremos»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Federico Valverde: «O Benfica é uma grande equipa, com grandes jogadores»

Federico Valverde analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as 8 equipas já apuradas para os oitavos de final da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as oito equipas apuradas para os oitavos de final.

Eis as 16 equipas que vão jogar os playoffs da Champions League

Depois das 18 partidas em simultâneo, a fase de liga da Champions League terminou. Conhece as 16 equipas apuradas para os playoffs.

Anatoliy Trubin e o golo do apuramento do Benfica: «Vi toda a gente a dizer-me para subir, vi também o míster, então subi, fui para...

Anatoliy Trubin analisou o desfecho do Benfica x Real Madrid. Encontro no Estádio da Luz encerrou fase de liga da Champions League.