Liverpool FC 0-1 Real Madrid CF: Reis da Europa uma vez mais

A CRÓNICA: “SÃO COURTOIS” FOI PADROEIRO DA FESTA

A ocasião não podia ser maior. Liverpool FC e Real Madrid CF chegavam a Paris com um desejo comum, mas só uma equipa podia concretizar: vencer a Liga dos Campeões.

Na primeira parte, que começou com um atraso devido a problemas no acesso dos adeptos ao interior do estádio, esse retardar do início do jogo teve influência no ritmo inicial. Com as equipas a tentar carburar a 100%, foram os Reds a mostrar-se mais afirmativos, obrigando a equipa de Madrid a baixar linhas e tentar visar as saídas rápidas para o ataque.

Para termos golos, ou melhor, golo, foi necessário esperar pelo segundo tempo. Nesta parte, o ritmo foi mais elevado, com maior diferença do lado do Real Madrid. A entrada mais forte dos blancos levou a equipa até à vantagem nesta final: Valverde surgiu pela direita, depois de um grande trabalho de Modric, e serviu Vinícius Júnior ao segundo poste, que só teve que encostar perante a falta de ação defensiva do lado do Liverpool. O extremo brasileiro gravou o nome a ouro na história da Champions.

Na meia hora de jogo que sobrava, os homens de Jurgen Klopp dispuseram de várias oportunidades para marcar, mas foi aí que se ergueu o padroeiro da festa merengue: Thibaut Courtois. O guardião belga realizou nove (!) defesas durante toda a partida, três delas a lances de golo de Mohamed Salah.

Entre a maestria em toda a campanha e a proteção divina na final, o Real Madrid conquistou a 14.ª Liga dos Campeões do seu historial. Não há história de amor mais forte do que esta no mundo do Futebol.

 

A FIGURA

Thibaut Courtois – O guarda-redes belga foi uma autêntica muralha, absolutamente impossível de ultrapassar. Com defesas para todos os gostos e nos momentos fulcrais da partida, fechou com tudo o que tinha a sua baliza, sendo a figura maior de uma final em que o Real Madrid teve que saber sofrer.

 

O FORA DE JOGO

Sadio Mané – O extremo senegalês passou ao lado do jogo. Tirando o remate que Courtois (quem mais?) desviou para o poste, foi apenas um corpo presente, mas sem a ação e irreverência que estamos habituados a ver. Uma despedida aquém de tudo o que deu ao Liverpool.

 

ANÁLISE TÁTICA – LIVERPOOL FC

Dispostos no habitual 4-3-3, os Reds entraram melhor na partida, mas acabaram por ir “perdendo gás” ao longo do jogo. O tridente ofensivo esteve muito apagado, em comparação com o que é habitual, e isso notou-se quando apenas Salah conseguia levar perigo à baliza adversária, durante a meia hora final do jogo. Nota também para o lance do golo, onde Vinícius Júnior aparece solto ao segundo poste.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Alisson (6)

Alexander-Arnold (6)

Van Dijk (6)

Konaté (6)

Robertson (5)

Fabinho (6)

Henderson (5)

Thiago (6)

Salah (6)

Mané (5)

Díaz (6)

SUBS UTILIZADOS

Jota (6)

Firmino (5)

Keita (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – REAL MADRID CF

Também o 4-3-3  foi a escolha dos Blancos, mas com uma variação diferente: Valverde foi um falso extremo, juntando-se muitas vezes aos três do meio-campo e deixando Vinícius e Benzema soltos na frente. Destaque para as exibições de Casemiro, intratável no processo defensivo, e Modric, um maestro que não se cansa de comandar a sua orquestra.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Courtois (8)

Carvajal (6)

Militão (6)

Alaba (6)

Mendy (6)

Casemiro (7)

Kroos (6)

Modric (7)

Valverde (6)

Benzema (6)

Vinícius (6)

SUBS UTILIZADOS

Camavinga (6)

Ceballos (5)

Rodrygo (5)

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Filipe Vieira admite candidatura às eleições do Benfica: «Entre os candidatos conhecidos não vejo ninguém capaz de inverter o rumo»

Luís Filipe Vieira concedeu uma entrevista ao Correio da Manhã. Antigo presidente do Benfica analisa nova candidatura às eleições.

Treinador do Tottenham comenta contratação do Manchester United: «É um jogador fantástico e merece a transferência»

Tomas Frank, treinador do Tottenham, comentou as qualidades de Bryan Mbeumo e a transferência para o Manchester United.

Galatasaray formaliza proposta de 3 milhões de euros por Ederson Moraes

O Galatasaray está interessado em garantir a contratação de Ederson Moraes e já formalizou uma proposta ao Manchester City pelo guardião.

Juventus quer avançar com troca de jogadores junto do Manchester United de Ruben Amorim

A Juventus está a ponderar avançar com uma troca de jogadores com o Manchester United. Douglas Luiz e Rasmus Hojlund envolvidos.

PUB

Mais Artigos Populares

Alverca continua a movimentar o mercado e garante empréstimo junto do Wolverhampton

Bastien Meupiyou está a caminho do Alverca. Defesa de 19 anos vai chegar a Portugal por empréstimo do Wolverhampton.

Odysseas Vlachodimos é a justificação para a ida de Rui Patrício para o México

Odysseas Vlachodimos rejeitou uma proposta do Pumas. Guarda-redes grego não tem interesse em deixar a Europa nesta fase da carreira.

Fenerbahçe de José Mourinho negoceia contratação de jogador do FC Porto e imprensa turca fala em 30 milhões de euros

O Fenerbahçe quer fechar a contratação de Pepê. O extremo do FC Porto é uma das prioridades do conjunto de José Mourinho.