Atualidade contra História: Duelo de gerações | Manchester City FC x FC Inter de Milão

UEFA Liga dos Campeões, Final, sábado, 20h00, 10 de junho de 2023

A ANTEVISÃO: DUELO NUNCA VISTO

Joga-se este sábado, dia 10 de junho, no dia de Portugal, a final da UEFA Liga dos Campeões 2022/2023. De um lado, o todo-poderoso Manchester City, que já venceu a Premier League e Taça de Inglaterra e procura atingir o treble. Do outro lado do marcado, o Inter de Milão, que longe dos grandes dias de glória, volta, metodicamente, a atingir uma final europeia, depois de ter sido campeão com José Mourinho, na temporada 2009/2010, onde atingiu o feito de ser a equipa com a média de idade mais velha da História.

A pressão está do lado dos cityzens, pelo menos no requisito do investimento. A equipa de Manchester, desde que foi adquirida pelo fundo monetário da Arábia Saudita, tem como principal objetivo a glória europeia, algo que nunca atingiu na sua História. Depois de ter estado na final em 2020/2021, onde perdeu por 1-0 frente ao Chelsea, e de na temporada anterior ter sido eliminada de forma incrédula pelo Real Madrid, com dois golos depois dos 90 minutos, a equipa de Pep Guardiola está ferida na liga milionária. O próprio treinador espanhol vê a Champions fugir-lhe desde 2010/2011.

Do lado italiano encontramos uma equipa mais modesta, mas três vezes vencedora da Liga dos Campeões e capaz de fazer frente ao Manchester City. No caminho até à final, a eficácia defensiva do Inter de Milão tem de ser o grande destaque. Nas eliminatórias contra o Porto, o Benfica e o Nápoles, a equipa de Simone Inzaghi destaca-se por ser um esquadrão cínico, à boa maneira italiana. De realçar que os nerazzurri eliminaram dois campeões nacionais, no Benfica e no Nápoles, enquanto o Manchester City eliminou o Bayern Munique (além do AC Milan e do Real Madrid).

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Manchester City chega à final da competição sem nenhuma derrota e com apenas cinco golos sofridos.
  2. Na sua História as equipas defrontaram-se duas vezes, com uma vitória para cada lado
  3. As duas equipas nunca se defrontaram em competições oficiais da UEFA
  4. Os cityzens chegam pela segunda vez na sua história à final da liga milionária, sendo derrotado na primeira
  5. Os nerazzurri atingiram previamente a final da Liga dos Campeões em cinco ocasiões, ganhando três
  6. O melhor marcador dos cityzens na competição é Erling Halaand, que é líder dos marcadores geral, com 12 golos.
  7. O melhor marcador do Inter de Milão é Edin Dzeko, com quatro golos
  8. Ambas as equipas conquistaram as suas Taças Nacionais.
  9. Edin Dzeko é o único jogador que já vestiu as camisolas das duas equipas, tendo sido campeão com o Manchester City por duas ocasiões.
  10. A última final jogada em Istanbul foi entre os rivais das duas equipas, o Liverpool e o Milan, na mítica final da temporada 2004/2005, decidida em penáltis.

JOGADORES A TER EM CONTA

Erling Halaand (Manchester City) – A apontar uma figura a ter em conta na equipa de Pep Guardiola, o ponta de lança norueguês tem de ser o eleito. Além de ser o melhor marcador na Europa, com 52 golos, foi o melhor marcador da Premier League, com 36 tentos e também o é na Liga dos Campeões, com 12. Apesar de por vezes estar adormecido, é um jogador que em frações de segundo pode marcar um golo e fazer toda a diferença.

Lautaro Martínez (Inter de Milão) – Destacando uma figura nos nerazzurri, apesar da equipa ser muito concisa, tem de ser o Campeão do Mundo pela Argentina. O ponta de lança leva 28 golos na temporada, além de 10 assistências. Apesar dos bons números, o camisola 10 destaca-se pela importância que tem na equipa, funcionando muitas vezes como o elo de ligação entre defesa e ataque, numa equipa que se destaca pela eficácia defensiva.

XI´s PROVÁVEIS

Manchester City: Ederson, K. Walker, R. Dias, J. Stones, N. Aké, Rodri, B. Silva, K. de Bruyne, R. Mahrez, E. Halaand, J. Grealish.

Treinador: Pep Guardiola

«Ter bons jogadores. Tive o Messi e agora tenho o Haaland. É este o meu sucesso. Não estou a brincar. Deixá-los acreditar que sozinhos não conseguem fazer nada, mas que o conseguem em equipa. Temos a mesma ideia. Todos os treinadores que têm sucesso têm bons jogadores. Um treinador não marca».

Inter de Milão: A. Onana, M. Darmian, S. de Vrij, A. Bastoni, D. Dumfries, F. Dimarco, M Brozovic, H. Çalhanoglu, N. Barella, L. Martínez, E. Dzeko.

Treinador: Simone Inzaghi

«Estamos a saborear o momento, mas não queremos parar. O objetivo passa por jogar a final da melhor maneira possível. Já disputamos 57 jogos nesta temporada e os 56 anteriores permitiram-nos chegar até aqui. Temos muito respeito pelo Manchester City, mas acho que eles também têm por nós».

PREVISÃO DE RESULTADO: Manchester City FC 3-1 FC Inter de Milão

Artigo de Emanuel Ricardo, redator de Futebol

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona tem oferta de 60 milhões de euros por Ferran Torres

O Barcelona pode perder Ferran Torres neste mercado de transferências. O jogador está a ser pretendido pela Arábia Saudita.

À atenção do Manchester United: RB Leipzig define preço de Benjamin Sesko

O RB Leipzig quer receber muito dinheiro com a transferência de Benjamin Sesko. Avançado é a prioridade do Manchester United.

Real Madrid: Xabi Alonso fecha a porta a jogador pretendido pelo Borussia Dortmund

O Real Madrid não tem interesse em vender Diego Aguado neste mercado. O defesa está a ser pretendido pelo Borussia Dortmund.

Giannis Konstantelias foi associado ao Benfica e tem futuro definido

Giannis Konstantelias vai continuar no PAOK. O clube grego convenceu o médio a ficar e a renovar contrato.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica oferece 11 milhões de euros para contratar excedentário do PSG

O Benfica quer contratar um novo extremo direito e pensa em Marco Asensio. Águias chegam aos 11 milhões de euros pelo espanhol.

Foi rejeitado pelo Sporting e está em conversas para reforçar o Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest quer reforçar o meio-campo e pensa em Douglas Luiz. Médio representa a Juventus, mas não entra nas contas dos italianos.

Georgios Vagiannidis não vai estar presente no Estádio do Algarve

Georgios Vagiannidis vai ser confirmado em breve como reforço do Sporting, mas não vai assistir à Supertaça de Portugal.