Atualidade contra História: Duelo de gerações | Manchester City FC x FC Inter de Milão

- Advertisement -
UEFA Liga dos Campeões, Final, sábado, 20h00, 10 de junho de 2023

A ANTEVISÃO: DUELO NUNCA VISTO

Joga-se este sábado, dia 10 de junho, no dia de Portugal, a final da UEFA Liga dos Campeões 2022/2023. De um lado, o todo-poderoso Manchester City, que já venceu a Premier League e Taça de Inglaterra e procura atingir o treble. Do outro lado do marcado, o Inter de Milão, que longe dos grandes dias de glória, volta, metodicamente, a atingir uma final europeia, depois de ter sido campeão com José Mourinho, na temporada 2009/2010, onde atingiu o feito de ser a equipa com a média de idade mais velha da História.

A pressão está do lado dos cityzens, pelo menos no requisito do investimento. A equipa de Manchester, desde que foi adquirida pelo fundo monetário da Arábia Saudita, tem como principal objetivo a glória europeia, algo que nunca atingiu na sua História. Depois de ter estado na final em 2020/2021, onde perdeu por 1-0 frente ao Chelsea, e de na temporada anterior ter sido eliminada de forma incrédula pelo Real Madrid, com dois golos depois dos 90 minutos, a equipa de Pep Guardiola está ferida na liga milionária. O próprio treinador espanhol vê a Champions fugir-lhe desde 2010/2011.

Do lado italiano encontramos uma equipa mais modesta, mas três vezes vencedora da Liga dos Campeões e capaz de fazer frente ao Manchester City. No caminho até à final, a eficácia defensiva do Inter de Milão tem de ser o grande destaque. Nas eliminatórias contra o Porto, o Benfica e o Nápoles, a equipa de Simone Inzaghi destaca-se por ser um esquadrão cínico, à boa maneira italiana. De realçar que os nerazzurri eliminaram dois campeões nacionais, no Benfica e no Nápoles, enquanto o Manchester City eliminou o Bayern Munique (além do AC Milan e do Real Madrid).

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Manchester City chega à final da competição sem nenhuma derrota e com apenas cinco golos sofridos.
  2. Na sua História as equipas defrontaram-se duas vezes, com uma vitória para cada lado
  3. As duas equipas nunca se defrontaram em competições oficiais da UEFA
  4. Os cityzens chegam pela segunda vez na sua história à final da liga milionária, sendo derrotado na primeira
  5. Os nerazzurri atingiram previamente a final da Liga dos Campeões em cinco ocasiões, ganhando três
  6. O melhor marcador dos cityzens na competição é Erling Halaand, que é líder dos marcadores geral, com 12 golos.
  7. O melhor marcador do Inter de Milão é Edin Dzeko, com quatro golos
  8. Ambas as equipas conquistaram as suas Taças Nacionais.
  9. Edin Dzeko é o único jogador que já vestiu as camisolas das duas equipas, tendo sido campeão com o Manchester City por duas ocasiões.
  10. A última final jogada em Istanbul foi entre os rivais das duas equipas, o Liverpool e o Milan, na mítica final da temporada 2004/2005, decidida em penáltis.

JOGADORES A TER EM CONTA

Erling Halaand (Manchester City) – A apontar uma figura a ter em conta na equipa de Pep Guardiola, o ponta de lança norueguês tem de ser o eleito. Além de ser o melhor marcador na Europa, com 52 golos, foi o melhor marcador da Premier League, com 36 tentos e também o é na Liga dos Campeões, com 12. Apesar de por vezes estar adormecido, é um jogador que em frações de segundo pode marcar um golo e fazer toda a diferença.

Lautaro Martínez (Inter de Milão) – Destacando uma figura nos nerazzurri, apesar da equipa ser muito concisa, tem de ser o Campeão do Mundo pela Argentina. O ponta de lança leva 28 golos na temporada, além de 10 assistências. Apesar dos bons números, o camisola 10 destaca-se pela importância que tem na equipa, funcionando muitas vezes como o elo de ligação entre defesa e ataque, numa equipa que se destaca pela eficácia defensiva.

XI´s PROVÁVEIS

Manchester City: Ederson, K. Walker, R. Dias, J. Stones, N. Aké, Rodri, B. Silva, K. de Bruyne, R. Mahrez, E. Halaand, J. Grealish.

Treinador: Pep Guardiola

«Ter bons jogadores. Tive o Messi e agora tenho o Haaland. É este o meu sucesso. Não estou a brincar. Deixá-los acreditar que sozinhos não conseguem fazer nada, mas que o conseguem em equipa. Temos a mesma ideia. Todos os treinadores que têm sucesso têm bons jogadores. Um treinador não marca».

Inter de Milão: A. Onana, M. Darmian, S. de Vrij, A. Bastoni, D. Dumfries, F. Dimarco, M Brozovic, H. Çalhanoglu, N. Barella, L. Martínez, E. Dzeko.

Treinador: Simone Inzaghi

«Estamos a saborear o momento, mas não queremos parar. O objetivo passa por jogar a final da melhor maneira possível. Já disputamos 57 jogos nesta temporada e os 56 anteriores permitiram-nos chegar até aqui. Temos muito respeito pelo Manchester City, mas acho que eles também têm por nós».

PREVISÃO DE RESULTADO: Manchester City FC 3-1 FC Inter de Milão

Artigo de Emanuel Ricardo, redator de Futebol

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid: Fede Valverde fica e assume braçadeira de capitão

O Diario AS avança que, apesar de os rumores sobre uma potencial saída, Fede Valverde será o capitão do Real Madrid de José Mourinho.

EM DIRETO: Francisco Conceição projeta Portugal x Uzbequistão em conferência de imprensa

Francisco Conceição marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão do Portugal x Uzbequistão, relativo à segunda jornada do Mundial 2026.

Imprensa espanhola rendida a alvo do FC Porto e Braga: «Racing esfrega as mãos com Gustavo Puerta»

Gustavo Puerta impressionou na sua estreia no Mundial pela Colômbia aos 22 anos. FC Porto e Braga foram associados ao médio do Racing Santander.

Sérgio Fonseca muito próximo de assumir o comando técnico do AVS SAD

Sérgio Fonseca chegou acordo com o AVS SAD e está muito próximo de assumir o comando técnico do clube da Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho define a grande prioridade do Real Madrid para o mercado de verão

O jornal Sport avança que José Mourinho pretende encontrar um médio 'box-to-box'. Alvos como Enzo Fernández e Mateus Fernandes encaixam nesse perfil.

Norwich City contrata Sam Field em definitivo

Depois de uma passagem por empréstimo na segunda metade da última temporada, Sam Field assina pelo Norwich City em definitivo.

West Ham aciona opção de compra e garante Keiber Lamadrid

O West Ham anunciou a contratação em definitivo de Keiber Lamadrid, extremo internacional venezuelano que chegou ao clube em janeiro.