O FC Porto de Mourinho entre Prso e Tristán

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

Apesar de não terem sido os melhores avançados da sua geração, Dado Prso e Diego Tristán são nomes incontornáveis do futebol Europeu do final da década de 90 e início do novo século. Apesar da modesta carreira, o Croata acabou por vencer vários troféus, incluindo a Liga Francesa e Escocesa, ao serviço do Mónaco e do Glasgow Rangers respectivamente. Por outro lado, “El Lagarto”, nome pelo qual era conhecido Diego Tristán, apenas conquistou uma Taça do Rei e uma Supertaça Espanhola, ambas pelo Deportivo. Logrou ainda assim ser o melhor marcador da Liga Espanhola na época 2000/2001 com 21 golos.

Foi numa das mais belas páginas da história do futebol Português que o caminho de ambos os goleadores se haveria de encontrar: a Liga dos Campeões de 2003/2004, vencida pelo Porto de José Mourinho frente ao Mónaco de Didier Deschamps

[ot-video type=”youtube” url=”https://www.youtube.com/watch?v=Eqb31d7QCNc”]

O Mónaco, onde actuava Dado Prso, efectuou uma campanha histórica tendo eliminado o Chelsea de Ranieri (já com Roman Abramovich no comando) e o Real Madrid de Carlos Queiroz, no seu caminho rumo à final. Curiosamente, o melhor marcador da competição acabou por ser Fernando Morientes, emprestado pelo Real Madrid ao Mónaco, com 9 golos. Quis o destino que o espanhol, sem lugar no plantel de Queiroz, fosse decisivo na eliminatória entre ambos os conjuntos, apontando 2 golos e afastando os Merengues nos Quartos de Final. Dado Prso seria o segundo melhor marcador da prova com 7 golos ao passo que Tristán haveria de marcar apenas 3.

O Deportivo por seu turno fez também uma campanha memorável. Após ter eliminado a Juventus nos Oitavos de Final, a equipa de Javier Irureta haveria de efectuar uma das mais impressionantes reviravoltas da história da competição (agora superada pela reviravolta do Barcelona há dias atrás) frente ao campeão Europeu em título Milan. Após perder por 4-1 em San Siro os Galegos haveriam de vencer por 4-0 no Riazor, carimbando a passagem às meias finais. Em duas eliminatórias o Deportivo eliminava os 2 finalistas da temporada anterior: Milan e Juventus! Haveria de cair nas meias-finais perante o Porto, numa eliminatória que ficou marcada pela célebre expulsão de Jorge Andrade após o seu toque “amigável” em Deco:

Pedro Fernandez da Silva
Pedro Fernandez da Silvahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, futebol e futebol. Quando está perto de um relvado a Gestão e a Engenharia ficam para segundo plano e é como treinador que materializa a sua grande paixão. Com passagem por vários clubes e diversos escalões, é um amante da liderança, da táctica e do treino.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.

Nuno Espírito Santo e o caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Nesta situação e em todas as situações que envolvem racismo: condeno sempre»

Nuno Espírito Santo deu a sua opinião sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Manchester United define plano com Bruno Fernandes para a próxima temporada

Bruno Fernandes é uma das peças fundamentais do Manchester United, porém pode estar de saída se os red devils receberem uma proposta aliciante.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora emite comunicado oficial sobre transferência de André Luiz e revela que vai recorrer ao TAD

Esta quinta-feira, o Estrela da Amadora reagiu às declarações de Evangelis Marinakis, descrevendo uma «situação que suscita legítimas preocupações».

Matheus Cunha muito grato a Ruben Amorim: «O sucesso que estamos a ter agora também tem muita parte dele»

Matheus Cunha revela estar muito grato a Ruben Amorim. Avançado brasileiro deixa ainda elogios ao treinador português.

Thibaut Courtois junta-se a Novak Djokovic como dono minoritário do Le Mans

Thibaut Courtois tornou-se investidor do Le Mans, num projeto a longo prazo que envolve figuras como Novak Djokovic, Felipe Massa e Kevin Magnussen.