UEFA Champions League | Um sorteio para todos os gostos

    Realizou-se, esta quinta-feira, no Mónaco, o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League para a temporada 2023/24.

    Pelo terceiro ano consecutivo, a fase de grupos da prova milionária terá a participação de três clubes portugueses. SL Benfica, FC Porto e SC Braga tiveram sortes diferentes, mas fica a sensação de que podia ter sido bastante pior.

    SL BenficaO campeão português ficou colocado no Grupo D e vai medir forças com FC Inter de Milão, FC Red Bull Salzburgo e Real Sociedad de Fútbol. Em teoria, o grupo das águias pauta pelo equilíbrio, não sendo expectável que haja jogos fáceis para a equipa de Roger Schmidt.

    O emparelhamento logo no Pote 2 com o Inter (carrasco de águias e dragões na última edição da prova) fez com que o Benfica evitasse, mais à frente, o AC Milan e a SS Lazio. No entanto, parece-me evidente que havia adversários mais apetecíveis do que o Salzburgo no Pote 3.

    Os austríacos têm protagonizado boas campanhas europeias nos últimos anos, contribuindo, também, para a valorização do muito talento jovem do clube. Mais recentemente, em 2021, tornaram-se a primeira equipa da Áustria a chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

    E se o adversário do Pote 3 podia ter sido mais simpático para o Benfica, o mesmo se pode dizer do adversário do Pote 4. A Real Sociedad está longe de ser um tubarão do futebol europeu, mas vai obrigar a equipa de Roger Schmidt a trabalhar muito durante os dois duelos que vão opor portugueses e espanhóis.

    No geral, o Benfica tem boas condições para passar o grupo e até discutir o primeiro lugar com os nerazzurri, mas desenganem-se aqueles que pensam que será um passeio.

    FC Porto – Os Dragões ficaram colocados no Grupo H, juntamente com FC Barcelona, FK Shakhtar Donetsk e Royal Antuérpia FC.

    Partindo do Pote 2, era difícil a equipa de Sérgio Conceição pedir melhor emparelhamento. À exceção do campeão espanhol, os restantes adversários são bastante acessíveis.

    O momento conturbado que se vive na Ucrânia não permite ao Shakhtar ter equipas competitivas e recheadas de talento, como era característico. Para além disso, o Royal Antuérpia, campeão belga, está em absoluta estreia na competição.

    Por outro lado, a presença de um colosso como o Barcelona no grupo é benéfica, tendo em conta que é expectável que faça 12 pontos em 12 possíveis contra ucranianos e belgas.

    Os azuis e brancos parecem, neste momento, mais debilitados do que na temporada passada, mas é de esperar que o nível suba na Champions, como é apanágio na equipa de Sérgio Conceição.

    Um bom jogo em casa perante o Barcelona será decisivo nas contas pelo primeiro lugar.

    SC Braga- Na sua terceira participação na fase de grupos da prova milionária, o SC Braga foi, como já se esperava, a equipa portuguesa com menos sorte no sorteio. Os bracarenses ficaram colocados no Grupo C e vão defrontar SSC Nápoles, Real Madrid CF e FC Union Berlim.

    Os minhotos até conseguiram evitar um tubarão no Pote 1, mas o maior deles todos apareceu vindo do Pote 2. No quarto pote, a formação orientada por Artur Jorge calhou com a equipa sensação da última edição da Bundesliga.

    A tarefa não se avizinha nada fácil para os guerreiros do Minho, mas há espaço para surpresas. É certo que Nápoles é o campeão italiano e que na temporada passada só foi eliminado da Champions nos quartos de final da prova, mas os azzurri mudaram de treinador e perderam a grande figura defensiva da equipa (Kim Min-Jae). Há muitas dúvidas em torno do técnico Rudi Garcia.

    Já o Union Berlim é uma equipa facilmente equiparável ao Braga. Aliás, na temporada passada estas duas formações mediram forças na fase de grupos da Liga Europa. Os bracarenses venceram por 1-0 na Pedreira e perderam, também por 1-0, na Alemanha.

    Portugueses e alemães deverão lutar pelo 3.º lugar no grupo, mas até aos duelos com o Nápoles tudo será possível.

    Receber o poderoso Real Madrid na Pedreira será um momento especial para os adeptos minhotos.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Bayern Munique sem esperanças está perto de perder a custo zero jogador avaliado em 50 milhões de euros

    O Bayern Munique está a perder as esperanças em renovar contrato com Alphonso Davies. Lateral é alvo do Real Madrid.

    Mais de 1000 sócios do Benfica aprovaram revisão de estatutos em Assembleia Geral Extraordinária

    Realiza-se este sábado uma Assembleia Geral Extraordinária no Benfica. Revisão de estatutos na generalidade aprovada.

    Geovany Quenda entre as 5 opções do Chelsea para reforçar o lado direito

    O Chelsea pretende reforçar o lado direito e definiu uma lista de cinco nomes. Objetivo é encontrar jogador mais fiável que Reece James.

    Arsenal deve perder jogador a custo zero no final da época e olha para contratação falhada pelo Liverpool como alternativa

    Thomas Partey termina contrato com o Arsenal no fim da época. O médio deve sair a custo zero e os gunners querem Martín Zubimendi.

    Gian Piero Gasperini analisa troca no comando técnico da AS Roma: «Mercado de transferências absurdo que colocou os treinadores numa situação difícil»

    A AS Roma trocou de técnicos após quatro jornadas da Serie A. Gian Piero Gasperini, técnico da Atalanta, lamentou situação.