UEFA Champions League | Um sorteio para todos os gostos

- Advertisement -

Realizou-se, esta quinta-feira, no Mónaco, o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League para a temporada 2023/24.

Pelo terceiro ano consecutivo, a fase de grupos da prova milionária terá a participação de três clubes portugueses. SL Benfica, FC Porto e SC Braga tiveram sortes diferentes, mas fica a sensação de que podia ter sido bastante pior.

SL BenficaO campeão português ficou colocado no Grupo D e vai medir forças com FC Inter de Milão, FC Red Bull Salzburgo e Real Sociedad de Fútbol. Em teoria, o grupo das águias pauta pelo equilíbrio, não sendo expectável que haja jogos fáceis para a equipa de Roger Schmidt.

O emparelhamento logo no Pote 2 com o Inter (carrasco de águias e dragões na última edição da prova) fez com que o Benfica evitasse, mais à frente, o AC Milan e a SS Lazio. No entanto, parece-me evidente que havia adversários mais apetecíveis do que o Salzburgo no Pote 3.

Os austríacos têm protagonizado boas campanhas europeias nos últimos anos, contribuindo, também, para a valorização do muito talento jovem do clube. Mais recentemente, em 2021, tornaram-se a primeira equipa da Áustria a chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

E se o adversário do Pote 3 podia ter sido mais simpático para o Benfica, o mesmo se pode dizer do adversário do Pote 4. A Real Sociedad está longe de ser um tubarão do futebol europeu, mas vai obrigar a equipa de Roger Schmidt a trabalhar muito durante os dois duelos que vão opor portugueses e espanhóis.

No geral, o Benfica tem boas condições para passar o grupo e até discutir o primeiro lugar com os nerazzurri, mas desenganem-se aqueles que pensam que será um passeio.

FC Porto – Os Dragões ficaram colocados no Grupo H, juntamente com FC Barcelona, FK Shakhtar Donetsk e Royal Antuérpia FC.

Partindo do Pote 2, era difícil a equipa de Sérgio Conceição pedir melhor emparelhamento. À exceção do campeão espanhol, os restantes adversários são bastante acessíveis.

O momento conturbado que se vive na Ucrânia não permite ao Shakhtar ter equipas competitivas e recheadas de talento, como era característico. Para além disso, o Royal Antuérpia, campeão belga, está em absoluta estreia na competição.

Por outro lado, a presença de um colosso como o Barcelona no grupo é benéfica, tendo em conta que é expectável que faça 12 pontos em 12 possíveis contra ucranianos e belgas.

Os azuis e brancos parecem, neste momento, mais debilitados do que na temporada passada, mas é de esperar que o nível suba na Champions, como é apanágio na equipa de Sérgio Conceição.

Um bom jogo em casa perante o Barcelona será decisivo nas contas pelo primeiro lugar.

SC Braga- Na sua terceira participação na fase de grupos da prova milionária, o SC Braga foi, como já se esperava, a equipa portuguesa com menos sorte no sorteio. Os bracarenses ficaram colocados no Grupo C e vão defrontar SSC Nápoles, Real Madrid CF e FC Union Berlim.

Os minhotos até conseguiram evitar um tubarão no Pote 1, mas o maior deles todos apareceu vindo do Pote 2. No quarto pote, a formação orientada por Artur Jorge calhou com a equipa sensação da última edição da Bundesliga.

A tarefa não se avizinha nada fácil para os guerreiros do Minho, mas há espaço para surpresas. É certo que Nápoles é o campeão italiano e que na temporada passada só foi eliminado da Champions nos quartos de final da prova, mas os azzurri mudaram de treinador e perderam a grande figura defensiva da equipa (Kim Min-Jae). Há muitas dúvidas em torno do técnico Rudi Garcia.

Já o Union Berlim é uma equipa facilmente equiparável ao Braga. Aliás, na temporada passada estas duas formações mediram forças na fase de grupos da Liga Europa. Os bracarenses venceram por 1-0 na Pedreira e perderam, também por 1-0, na Alemanha.

Portugueses e alemães deverão lutar pelo 3.º lugar no grupo, mas até aos duelos com o Nápoles tudo será possível.

Receber o poderoso Real Madrid na Pedreira será um momento especial para os adeptos minhotos.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid pensa em antigo médio do Benfica

O Real Madrid mostra interesse em Enzo Fernández. Merengues pensam no médio argentino, caso tenham grandes saídas no verão.

Abel Ferreira após goleada: «Não há outra forma de estarmos próximos de ganhar se não jogarmos todos do mesmo lado»

Abel Ferreira falou aos jornalistas depois da goleada do Palmeiras no Brasileirão. Técnico português apela à união no clube.

Casemiro vai deixar o Manchester United no verão e há pretendente nos Estados Unidos

Casemiro tem pretendente nos Estados Unidos da América. LA Galaxy mostra interesse no médio do Manchester United.

Ruben Amorim quer manter silêncio até ao final da temporada: eis o motivo

Ruben Amorim ainda não falou desde que saiu do Manchester United. Técnico português quer manter silêncio até ao final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Arsenal rejeita interesse do Real Madrid: «O Real Madrid tem jogadores de sobra para se sair bem»

Martin Zubimendi foi questionado quanto ao interesse do Real Madrid na sua contratação. Médio do Arsenal rejeitou possibilidade.

Besiktas continua a procurar substituto de Rafa Silva e pensa em extremo português

O Besiktas está interessado na contratação de Félix Correia. O extremo do Lille é visto pelos turcos como um importante reforço para o ataque.

Real Madrid tem internacional português como uma das prioridades para o mercado de verão

O Real Madrid já pensa no mercado de verão. Vitinha (PSG) e Kees Smit (AZ Alkmaar) são alvos dos merengues para a próxima janela de transferências.