UEFA Champions League | Um sorteio para todos os gostos

- Advertisement -

Realizou-se, esta quinta-feira, no Mónaco, o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League para a temporada 2023/24.

Pelo terceiro ano consecutivo, a fase de grupos da prova milionária terá a participação de três clubes portugueses. SL Benfica, FC Porto e SC Braga tiveram sortes diferentes, mas fica a sensação de que podia ter sido bastante pior.

SL BenficaO campeão português ficou colocado no Grupo D e vai medir forças com FC Inter de Milão, FC Red Bull Salzburgo e Real Sociedad de Fútbol. Em teoria, o grupo das águias pauta pelo equilíbrio, não sendo expectável que haja jogos fáceis para a equipa de Roger Schmidt.

O emparelhamento logo no Pote 2 com o Inter (carrasco de águias e dragões na última edição da prova) fez com que o Benfica evitasse, mais à frente, o AC Milan e a SS Lazio. No entanto, parece-me evidente que havia adversários mais apetecíveis do que o Salzburgo no Pote 3.

Os austríacos têm protagonizado boas campanhas europeias nos últimos anos, contribuindo, também, para a valorização do muito talento jovem do clube. Mais recentemente, em 2021, tornaram-se a primeira equipa da Áustria a chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

E se o adversário do Pote 3 podia ter sido mais simpático para o Benfica, o mesmo se pode dizer do adversário do Pote 4. A Real Sociedad está longe de ser um tubarão do futebol europeu, mas vai obrigar a equipa de Roger Schmidt a trabalhar muito durante os dois duelos que vão opor portugueses e espanhóis.

No geral, o Benfica tem boas condições para passar o grupo e até discutir o primeiro lugar com os nerazzurri, mas desenganem-se aqueles que pensam que será um passeio.

FC Porto – Os Dragões ficaram colocados no Grupo H, juntamente com FC Barcelona, FK Shakhtar Donetsk e Royal Antuérpia FC.

Partindo do Pote 2, era difícil a equipa de Sérgio Conceição pedir melhor emparelhamento. À exceção do campeão espanhol, os restantes adversários são bastante acessíveis.

O momento conturbado que se vive na Ucrânia não permite ao Shakhtar ter equipas competitivas e recheadas de talento, como era característico. Para além disso, o Royal Antuérpia, campeão belga, está em absoluta estreia na competição.

Por outro lado, a presença de um colosso como o Barcelona no grupo é benéfica, tendo em conta que é expectável que faça 12 pontos em 12 possíveis contra ucranianos e belgas.

Os azuis e brancos parecem, neste momento, mais debilitados do que na temporada passada, mas é de esperar que o nível suba na Champions, como é apanágio na equipa de Sérgio Conceição.

Um bom jogo em casa perante o Barcelona será decisivo nas contas pelo primeiro lugar.

SC Braga- Na sua terceira participação na fase de grupos da prova milionária, o SC Braga foi, como já se esperava, a equipa portuguesa com menos sorte no sorteio. Os bracarenses ficaram colocados no Grupo C e vão defrontar SSC Nápoles, Real Madrid CF e FC Union Berlim.

Os minhotos até conseguiram evitar um tubarão no Pote 1, mas o maior deles todos apareceu vindo do Pote 2. No quarto pote, a formação orientada por Artur Jorge calhou com a equipa sensação da última edição da Bundesliga.

A tarefa não se avizinha nada fácil para os guerreiros do Minho, mas há espaço para surpresas. É certo que Nápoles é o campeão italiano e que na temporada passada só foi eliminado da Champions nos quartos de final da prova, mas os azzurri mudaram de treinador e perderam a grande figura defensiva da equipa (Kim Min-Jae). Há muitas dúvidas em torno do técnico Rudi Garcia.

Já o Union Berlim é uma equipa facilmente equiparável ao Braga. Aliás, na temporada passada estas duas formações mediram forças na fase de grupos da Liga Europa. Os bracarenses venceram por 1-0 na Pedreira e perderam, também por 1-0, na Alemanha.

Portugueses e alemães deverão lutar pelo 3.º lugar no grupo, mas até aos duelos com o Nápoles tudo será possível.

Receber o poderoso Real Madrid na Pedreira será um momento especial para os adeptos minhotos.

Subscreve!

Artigos Populares

Souleymane Faye: extremo que substituiu jogador do Sporting já sabe o que é marcar

Souleymane Faye trocou o Granada pelo Sporting. Baba Diocou foi o extremo comprado pelos andaluzes no mercado.

Atalanta completa reviravolta de sonho frente ao Borussia Dortmund

A Atalanta bateu o Borussia Dortmund por 4-1, completando a reviravolta ao 2-0 da primeira mão e garantindo a passagem aos oitavos-de-final da Champions League

2025/26 parecia um sonho e virou pesadelo: equipa de antigo médio do Benfica está na luta pela manutenção

Martim Neto encontra-se a cumprir a primeira temporada ao serviço do Elche. O conjunto está na luta pela manutenção na La Liga.

Arda Guler vê golo anulado e Real Madrid x Benfica continua 1-1

Arda Guler ainda festejou, mas o golo foi anulado e mantém-se o empate. Real Madrid e Benfica defrontam-se no Santiago Bernabéu.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Rui Borges ter em atenção para 2026/27: médio do Sporting em destaque

Zaid Bafdili encontra-se nas camadas jovens do Sporting. O jovem médio é visto como um jogador recheado de potencial.

Rafa Silva marca, Aurélien Tchouaméni empata e Real Madrid x Benfica continua com vantagem merengue

Rafa Silva aproveitou recarga, mas Aurélien Tchouaméni empatou. Real Madrid e Benfica defrontam-se no Santiago Bernabéu.

Manchester United quer ‘roubar’ as duas estrelas do Nottingham Forest de Vítor Pereira

O Manchester United está de olho nos dois médios internacionais ingleses do Nottingham Forest: Morgan Gibbs-White e Elliot Anderson.